terça-feira, 18 de novembro de 2008

Seria ele um canalha?

Eu tenho este livro na minha biblioteca. É a base do filme Fahrenheit 11 de setembro. Quando assisti ao documentário de Michael Moore deu vontade de esganar George W. Bush. O documentário foi lançado em 2004, ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos. Bush tentava a reeleição. E venceu. O documentário foi visto em todo lugar, bastante comentado e premiado. Mas o ator principal, o vilão, acabou vencendo a batalha.

Michael Moore mostrou os podres do primeiro governo Bush e, mesmo assim, mesmo milhões de americano assistindo ao documentário, o presidente amaldiçoado foi reeleito. É muito fácil criticar Bush. Eu mesmo já fiz isso diversas vezes. Mas vai você criticar Barack Obama.

Obama já está blindado. Não pode ser atacado porque seu exército de militantes está nas ruas e na internet policiando o que é escrito sobre ele. Na segunda de madrugada escrevi um texto já anunciando a derrocada de Obama. Me chamaram de canalha. Só por que eu critiquei Obama? Só por que na acredito no seu sonho?

Michael Moore teve toda a liberdade do mundo para fazer o documentário anti-Bush. Livremente ele pode tentar entregar aos congressistas americanos um formulário para que os filhos deles fossem mandados para o Iraque. Ninguém quis.
Se na condição de presidente eleito Obama já é blindado imagine quando ele for presidente de fato? Ainda lerei muitos militantes do “Oba-Obama” escrevendo aqui: “Canalha!”. Aí eu pergunto: Ao criticar George W. Bush do jeito que criticou nos seus livros e nos documentários seria Michael Moore um canalha ou tal adjetivo vale apenas para quem quer que o próximo presidente dos Estados Unidos seja mais realista e pare de se achar o messias?

Nenhum comentário: