sábado, 29 de maio de 2010

Amigo é amigo

Tá lá no topo do site da Folha online: "Bolívia denfende Lula em polêmica sobre Irã e ataca EUA". Claro que Evo Morales vai defender Luis Inácio Lula da Silva. Defende porque os dois estão do mesmo lado, jogam no mesmo time. Eles são do Foro de São Paulo e amiguinhos dos traficantes das Farc.
Por falar em traficante, enquanto Lula e Evo fazem juras de amor e ironizam José Serra, quantas pessoas perderam suas vidas por causa da cocaína vinda da Bolívia?

"Corra, Diogo, corra!" por Diogo Mainardi

Caetano Veloso agora é colunista de O Globo. Desde sua estreia, num domingo, quatro semanas atrás, estou tentando arrumar outra maneira para me sustentar. Se até Caetano Veloso se tornou um colunista, tenho de mudar de trabalho urgentemente. Assim como os cachorros latem antes dos terremotos, eu interpreto os artigos de Caetano Veloso como sinais de alerta para um desastre iminente. Au! Au! O colunismo está ruindo. Au! Au! O colunismo está se esboroando. Au! Au! É melhor fugir para o meio da rua, antes que o teto desabe sobre mim. Corra, Diogo, corra! Imediatamente depois de Caetano Veloso estrear como colunista de O Globo, a Folha de
S.Paulo passou a contratar colunistas por metro.

No momento, o jornal tem cento-e-vinte-e-oito colunistas. Esse foi o número anunciado por seus próprios editores: cento-e-vinte-e-oito. Nizan Guanaes é um dos novos contratados pela Folha de S.Paulo. No passado, o colunismo era um reduto dos mineiros. Agora ele é dominado pelos baianos. Na semana passada, Lula reclamou da "elite que escreve colunas neste país", só porque alguns articulistas denunciaram o apoio que ele deu à bomba nuclear iraniana. Elite? Qual elite? No Brasil, qualquer um pode se tornar colunista. Temos mais colunistas do que metalúrgicos. Lula repudiou a mentalidade colonizada de nossos colunistas, mas o fato é que a mentalidade da maioria deles nunca saiu dos arredores do Pelourinho. Resultado: os cento-e-vinte-e-oito colunistas da Folha de S.Paulo ovacionaram Lula por seu apoio à bomba nuclear iraniana.

Se o Renascimento teve Ticiano, o nosso tempo tem os analistas técnicos das bolsas de valores. O que é que isso tem a ver com Caetano Veloso? Respondo imediatamente: a fim de me livrar do colunismo, decidi procurar outra fonte de renda, investindo no mercado financeiro. Os analistas técnicos desenham gráficos para tentar antecipar os movimentos das bolsas de valores. Ocasionalmente, esses gráficos assumem formas humanas. Um deles tem o nome de um produto anticaspa: Head and Shoulders. No Head and Shoulders, um índice financeiro sobe até determinado patamar, formando o ombro direito; depois sobe outro tanto, delineando uma cabeça; depois ele oscila até o patamar inferior, no que seria o ombro esquerdo. Na quarta-feira, analisando uma série de gráficos das bolsas de valores, vislumbrei aquilo que me pareceu ser o contorno do cotovelo direito de um retrato pintado por Ticiano, em 1525. Especificamente: o retrato de Federico II com seu cachorro. Au! Au! Apliquei na hora todas as minhas economias. Se o investimento der certo, nunca mais farei um artigo. Se der errado, terei de me transformar num colunista baiano.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Justiça Eleitoral do Rio torna Garotinho inelegível e cassa mandato de Rosinha

Na Folha online

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro cassou o mandato da prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho (PR), por abuso do poder econômico.

A decisão também torna ela e seu marido, o ex-governador e pré-candidato ao governo Anthony Garotinho (PR), inelegíveis por três anos. Como o prazo da inelegibilidade conta a partir da eleição, ela vale até 2011.

Para a Justiça, a prefeita foi beneficiada por "práticas panfletárias" da rádio e do jornal "O Diário" na eleição de 2008. Como Rosinha teve mais de 50% dos votos, o tribunal pediu novas eleições. O casal já recorreu e, com isso, a cassação da prefeita é suspensa.


"Os fatos foram inadmissíveis. O pleito eleitoral tem que ter uma lisura absoluta, trata-se de um direito da sociedade", afirmou o presidente do TRE, Nametala Jorge, que desempatou o julgamento que estava em 3 a 3.

Na decisão, os radialistas Linda Mara da Silva, Patrícia Cordeiro Alves e Everton Fabio Nunes Paes também se tornaram inelegíveis.

Outro lado

Em seu blog, Garotinho afirma que a decisão é mais uma covardia contra ele. Segundo ele, foi um julgamento político.

"É bom deixar claro, que a decisão não tem aplicação imediata, ou seja: somente após analisado e julgado o mérito pelo TSE, é que a prefeita teria que deixar o cargo. O mesmo caso se aplica mim", afirma.

Para ele, a decisão vai de encontro à jurisprudência do TSE. O ex-governador ainda reclama do fato de a sessão ter sido antecipada. "O julgamento de hoje, é mais um capítulo da longa história de perseguições que venho sofrendo ao longo da minha vida política."

E o Foro de São Paulo?

José Serra fez bem em criticar a cumplicidade do governo boliviano com o tráfico de drogas. Mas o presidenciável tucano deixou passar uma oportunidade importantíssima para denuciar o Foro de São Paulo. Aliás, o famigerado foro tem tudo a ver com a cumplicidade boliviana para com os traficantes. Evo Morales faz parte do Foro de São Paulo. Hugo Chávez também. Lula e Fidel Castro fundaram este foro no começo da década de 1990, logo após a queda do Muro de Berlim.
As Farc também fazem parte do Foro de São Paulo. Quer dizer: Evo, Chávez, Lula, Fidel e as Farc estão jogando no mesmo time. Se Evo não faz nada contra os traficantes é porque os traficantes fazem parte das Farc. E Evo e as Farc jogam no mesmo time.
Serra criticou a cumplicidade boliviana, mas não completou a crítica. Estaria completa se o Foro de São Paulo passasse e ser pauta na campanha tucana. Pelo visto não vai estar.

Lula debocha da Justiça

Matéria de hoje da Folha de São Paulo:

O presidente Lula criticou ontem o excesso de rigor da Justiça. Ele usou uma luneta que ganhou do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, durante um evento da pasta, para reclamar do excesso de vigilância.
"Ele [Rezende] deve ter pego uma luneta que foi dada e não funcionou porque, senão, estamos em ano político e vão dizer: o ministro deu uma luneta para o Lula."
"Pronto. Já está o Lula processado. Já está a oposição convocando a CPI da luneta." O presidente já recebeu quatro multas da Justiça Eleitoral.
Ele também disse que os "algozes" criticaram sem ler o plano de direitos humanos que sofreu resistência no próprio governo e "disseram amém" aos de 2002 e 1996.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lula continua fora da lei

As constantes multas aplicadas contra Lula não conseguiram freá-lo. Ele continua fora da lei. Lula responde perguntas de leitores todas as semanas. Uma leitora questionou sobre a continuidade do PAC. Veja a resposta de Lula: O que eu posso garantir é que quem participou da concepção e da execução das obras do PAC obviamente dará continuidade ao programa. Pela ótica lulista, se José Serra vencer as eleições de outubro ele não dará continuidade ao PAC já que ele não participou da sua elaboração. Como Dilma Rustoff participou da elaboração ela dará continuidade. A cada dia que passa Lula debocha da Lei Eleitoral. Não importa quantas multas Lula receba ele continuará sempre rasgando a legislação eleitoral.

De que lado eles estão

A imprensa brasileira vai mostrando de que lado está nesta campanha presidencial. Eles estão do lado de Dilma Rustoff. Desta vez Mino Carta não poderá falar que a mídia estava contra o PT. Desta vez a mídia está a favor da candidata de Lula.
É só ver as reações dos jornais quando sai uma pesquisa de intenções de voto para presidente. José Serra manteve o seu percentual, mas Dilma estava crescendo. Os jornais focavam o crescimento de Dilma. Agora que a candidata de Lula empatou com Serra aí que a farra jornalística está armada. Estão dizendo que há uma crise no ninho tucano, que estão pressionando Aécio Neves para aceitar ser vice na chapa tucana.
A cada pesquisa divulgada a imprensa não consegue se conter. Eles são Dilma. É bom que eles coloquem as manguinhas de fora. Assim nós sabemos de que lado eles estão.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Meu pai viu e disse que tava bom demais

Não assisti ao jogo do São Paulo contra o Internacional ontem pelo Campeonato Brasileiro. Muitos diziam que esta partida era uma prévia para a semifinal da Libertadores que acontecerá depois da Copa do Mundo da África do Sul. Não assisti ao jogo, mas meu pai assitiu. Ele gostou demais do "novo" São Paulo depois da chegada do Ferndão. Aliás, Fernandão marcou seu primeiro gol contra o seu ex-clube. Meu pai disse que o Inter estava todo na defensiva e o São Paulo custou a encontrar o caminho da vitória. Exigente do jeito que é, se meu pai gostou do jogo de ontem é porque o São Paulo encontrou o jeito certo de jogar e alcançar as vitórias.