sábado, 21 de março de 2009

Mas eles sempre estão de volta

Na Folha:

Alvo de escândalos recentes que envolveram castelo no interior de Minas, mansão "escondida" da Justiça e pagamento de horas extras durante as férias, o Congresso Nacional viu sua reprovação atingir 37%, segundo pesquisa Datafolha.
O índice dos brasileiros que consideram ruim ou péssimo o desempenho dos 594 deputados federais e senadores subiu seis pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior, de novembro de 2008. Avaliam o trabalho do Legislativo como ótimo ou bom 16%.
Leia mais aqui.

Viram que os entrevistados pelo Datafolha reprovam as atitudes dos congressistas? Pois é... Mas aí eu fico me perguntando: por que os políticos ladrões sempre continuam neste mesmo Congresso Nacional, reprovado por 37% dos entrevistados? Jader Barbalho saiu do Senado debaixo de sérias denúncias de corrupção. Na eleição seguinte foi eleito deputado federal. Mensaleiros que renunciaram aos cargos em 2005 retornaram ao mesmo cargo em 2006. Os políticos safados tem a reprovação agora, mas em época de eleição recebem uma penca de votos. Quer ver que, se o homem do castelo renunciar ao mandato, no ano que vem ele volta?
Fernando Collor de Melo renunciou a Presidência da República em 1992. Voltou a cena política em 2006 quando foi eleito senador por Alagoas. A UNE, protagonista dos protestos anti-Collor na década de 1990, ficou caladinha. Em 2009 Collor é eleito presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado. E a UNE? Nós sempre reclamamos dos políticos e sempre votamos nos mesmos canalhas.

"A costela do bispo" por Diogo Mainardi

Deus e o Diabo em 2010. Deus: Edir Macedo. Diabo: Zeca Diabo. Edir Macedo é dono da Rede Record. Zeca Diabo é dono de Dilma Rousseff, segundo um relatório armazenado no computador do delegado Protógenes Queiroz. Quem é Zeca Diabo? Isso mesmo: José Dirceu.
O dono da Rede Record, Edir Macedo, e o dono de Dilma Rousseff, José Dirceu, aliaram-se abertamente na última semana. O colunista Daniel Castro, da Folha de S.Paulo, informou que uma das costelas da Rede Record, a Record News – ou CNN do dízimo –, é um completo fracasso. Na TV aberta, dá zero de audiência. Na TV a pagamento, dá zero de audiência. Pior ainda: a Record News tinha uma meta de faturamento de 100 milhões de reais. No ano passado, pelas contas de Daniel Castro, o resultado foi um décimo disso. A Igreja Universal do Reino de Deus é conhecida por seu desprendimento material. Por seu desinteresse por dinheiro. Mesmo assim, é duro imaginar que algum pastor tenha festejado o rombo.
O Jornal da Record reagiu furiosamente ao artigo de Daniel Castro. Depois de atacar a Folha de S.Paulo por mais de sete minutos, acusando-a de ter perdido "qualidade editorial" e de passar por uma séria "crise de credibilidade", a emissora prometeu usar seus telejornais para constranger todos aqueles que a importunassem. Um dos gerentes da Rede Record, Celso Teixeira, mandou uma circular aos jornalistas, reiterando a mensagem intimidadora: "A partir de agora, a empresa vai se posicionar publicamente e judicialmente contra os ataques que recebeu nos últimos tempos". Isso quer dizer o seguinte: se alguém publicar um comentário que desagrade à Record, terá de enfrentar um bombardeio na TV e uma dezena de processos no Acre.
O dono de Dilma Rousseff, José Dirceu, imediatamente apoiou o dono da Record, Edir Macedo, denunciando a tendenciosidade da Folha de S.Paulo. Em 2010, ocorrerá o oposto: a Record, que pertence a Edir Macedo, apoiará Dilma Rousseff, que pertence a José Dirceu. Quando a Record News foi inaugurada, em 2007, Lula declamou ridiculamente: "Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós". O plano do PT era estimular o surgimento de uma imprensa plenamente domesticada, que ocupasse o lugar de quem ainda insistia em fazer jornalismo, noticiando os abusos do lulismo. Em particular: VEJA, Globo, Folha de S.Paulo. O plano deu errado. VEJA, Globo e Folha de S.Paulo continuam aí. A Record News, por outro lado, com zero de audiência na TV aberta, com zero de audiência na TV a pagamento, está tomada por comerciais da Polishop. Em 2010, em vez de Dilma Rousseff, o eleitor acabará comprando uma grelha. Um modelador de cabelo. Um fatiador de pepino.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Efeito da marolinha: Lula continua caindo

Leio no Estadão online que a avaliação do governo Lula caiu. Tudo por conta do agravamento da crise financeira. Desta vez foi a pesquisa CNI/Ibope mostrar a queda. Aos poucos o povão vai acordando e percebendo as mentiras que o lulismo divulgou desde o estouro da crise quando George W. Bush ainda estava na Casa Branca e Lula disse que ligaria para o então presidente americano conter a quebradeira lá no norte.
Lula desdenhou da crise e o efeito está aí. É só mexer no bolso do povão que a coisa toma forma.

Propaganda fora de hora

Na Folha online:

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que a consulta formulada sobre o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) sobre propaganda antecipada não seria respondida por se tratar de um caso concreto. O TSE diz que as consultas não podem ser conhecidas em casos concretos.

Na consulta, Maia questionava se a realização de eventos que, "a pretexto de difundirem os feitos de gestões governamentais em andamento, buscam impulsionar a pré-candidatura de determinados agentes públicos" pode ser considerada propaganda antecipada.

A consulta foi apresentada ao TSE junto com a ação do DEM e do PSDB contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) por suposta propaganda antecipada no encontro com prefeitos, realizado em fevereiro em Brasília (DF).

Lula já disse publicamente que Dilma é sua favorita para a sucessão presidencial de 2010. Parecer do vice-procurador-geral eleitoral, Francisco Xavier, encaminhado ao TSE, diz que o presidente Lula e a ministra Dilma não fizeram propaganda no encontro com prefeitos.


Cobrei aqui no blog um posicionamento do TSE sobre esta antecipação da propaganda eleitoral. De um lado vemos Lula querendo emplacar Dilma Rousseff, mostrar que a ex-guerrilheira sabe falar o que o povão do nordeste quer ouvir e, depois de uma boa plástica, pode até aparentar uma certa simpatia. Do outro lado vemos a oposição composta pelo PSDB e o DEMO articulando a candidatura de José Serra. Aécio Neves tenta ser uma pedra no sapato do governador paulista. Os dois lados já estão antecipando o calendário eleitoral de 2010. Seria bom o TSE puxar a orelha de todo mundo.

Por que não acabar com a farra dos peleguinhos?

O Jornal do Brasil de hoje noticia que o governo vai cortar R$ 21,6 bilhões. Tudo por causa na queda da arrecadação (querem ver que vai ter petralha relembrando o fim da CPMF?). É interessante que este desgoverno fala em cortar gastos e se cala sobre os peleguinhos que ocupam a Esplanada dos Ministérios. Que tal acabar com esta farra? Que tal cortar a mesada que Lula dá ao MST, a CUT e a UNE? Faria uma economia boa.

Sarney e suas crias

No Estadão:

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), encabeça os atos que criaram pelo menos 70% dos 181 cargos de direção da Casa que ele diz, agora, querer diminuir. A proliferação das diretorias e seus anexos com salários elevados se deu, sobretudo, entre 2003 e 2005, quando o parlamentar comandou a instituição pela segunda vez.

Sarney multiplicou, por exemplo, a gestão da então Secretaria de Comunicação, quando seu nome foi trocado para Secretaria Especial de Comunicação Social. Hoje o órgão comporta 20 cargos de direção.
Leia mais aqui.

José Sarney está tendo problemas com suas crias. Foi ele que criou esta quantidade desnecessária de diretorias no Senado. Agora ele quer acabar com a farra. Como assim, Sarney, acabar com a festa? Cuide agora de suas crias. Toma que o filho é teu.

Lula quer abrigar terrorista

No Estadão:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez chegar um recado a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): se ficar em suas mãos a decisão final sobre o caso do ex-ativista político Cesare Battisti, condenado a prisão perpétua pela Justiça italiana, ele não o mandará de volta à Itália. Isso ocorrerá se o STF apenas autorizar a extradição de Battisti. Leia mais aqui.

Lula dando abrigo para terrorista esquerdopata? Não me surpreende! Desde 1990 que ele dá abrigo aos terroristas esquerdopatas das Farc no Foro de São Paulo. Lula não quer mandar o terrorista Cesare Battisti para a Itália, mas não quer contrariar. É o jeitinho Lula de ser. Reparem que Lula não disse diretamente, ele mandou recado. Quando a coisa pode apertar para o seu lado, o Apedeuta prefere a distância e manda seus puxa-saco mandarem seu recado.

Ele se acha

Na Folha:

O delegado da PF Protógenes Queiroz reconheceu ontem que poderá se candidatar a cargo eletivo em 2010. "Não posso desprezar essa vontade popular, tenho que considerar", disse em entrevista ao portal UOL. Ele afirmou que foi procurado por "muitos partidos" interessados em sua candidatura. O delegado ainda não se filiou a um partido. Para concorrer, terá que se desincompatibilizar da carreira da PF.

Vontade popular? Muitos partidos interessados em sua candidatura? Só mesmo o delegado maluquinho para fazer declarações como as registradas na reportagem acima. Protógenes Queiroz se acha popular. Ele se acha muito. Se acha o porta voz dos oprimidos na luta contra a corrupção e o carcereiro de Daniel Dantas.
Muitos partidos estariam interessados na candidatura de Protógenes? Quais? Até agora só o PSOL estava do lado dele.

Efeito da marolinha: Cai aprovação de Lula

Eis que abro a Folha de São Paulo e me deparo com a seguinte manchete: “Com crise, cai aprovação de Lula”. Ué, Lula não era quase unanimidade nestêpaiz? A crise não é uma marolinha. E o povo já começa a perceber isso. Seria o momento ideal para a oposição atacar Lula não é mesmo? Mas, como escrevi ontem, dá sono bater na oposição e o melhor mesmo é atacar os petralhas.

Eu comemoro sim a queda da popularidade de Lula. Comemoro porque é um tapa na cara dos petralhas que riam da crise que acontecia nos Estados Unidos e faziam de tudo para blindar o chefe. Quando Lula tratava a crise que fechava o governo George W. Bush com desdém não vi nenhum “movimento social” criticar. Ninguém da ala petralha pediu cautela ao “homi”. Todo mundo seguia a risca o que ele mandava: a crise não é nossa e o país vai crescer. Vai mesmo? Bem, o número do desemprego mostra que o tsunami econômico não é uma marolinha no nosso litoral. Lula mentiu! A equipe econômica dele mentiu! Os “movimentos sociais” não cobraram cautela desses mentirosos! Acobertaram uma mentira que agora começa a ser desmascarada.

Cai a aprovação de Lula. Cai a máscara petralha com aquele sorrisinho de quem vê seu inimigo (no caso os Estados Unidos) sendo aniquilado. Pois é, pessoal, Lula não é unanimidade. Por isso, a cada dia que passa, fico muito feliz de pertencer a minoria que discorda dele. Pelos números que a Folha de São Paulo traz hoje, o nosso grupo está começando a crescer. Abaixo um trecho da reportagem e um link para quem quiser ler mais.

Com a crise econômica, a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu a primeira queda desde o início do segundo mandato. A taxa de aprovação caiu de 70%, em novembro do ano passado, para 65%, em pesquisa concluída ontem pelo Datafolha.
Até então, a aprovação ao governo seguia uma trajetória ascendente: 48% em março de 2007, 50% em novembro, 55% em março de 2008, 64% em setembro até chegar a 70% de ótimo/bom em novembro _patamar que nenhum outro presidente brasileiro alcançou desde a redemocratização do país.
Para efeito de comparação, o então presidente Fernando Henrique Cardoso atingiu no máximo 47% de ótimo/bom em 1996, no auge da popularidade trazida pelo Plano Real.
De 0 a 10, a nota média atribuída ao governo Lula também caiu _de 7,6, em novembro, para 7,4, índice que ainda supera os 7,0 da pesquisa de setembro.
Leia mais aqui.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Ai que sono!

O presidente do PSDB Sérgio Guerra disse que José Serra e Aécio Neves estarão juntos até as eleições do ano que vem. Duvido. Muita coisa ainda vai passar debaixo da ponte. Me dá um sono ouvir este discurso de que a oposição está se organizando para vencer as próximas eleições presidenciais. Se o partido tivesse feito, pelo menos, uma campanha digna em 2006 e 2008 poderia até acreditar no otimismo de Guerra. Mas esse negócio de otimismo eu deixo para o Cândido, personagem de Voltaire e Sérgio Guerra. A oposição estará unida até 2010? Ai que sono! Deixa eu pegar no pé dos petralhas que eu me animo mais.

Só Serra quer Quércia?

Deu na Folha de São Paulo no dia 24 de janeiro de 2008:

O presidente do PT de São Paulo e prefeito de Araraquara, Edinho Silva, propôs ao PMDB aliança para a prefeitura da capital. Segundo o presidente estadual do PMDB, o ex-governador Orestes Quércia, Edinho disse até ter consultado a ministra Marta Suplicy sobre a oferta.

Pois é... Orestes Quércia apóia José Serra e é elogiado por Jarbas Vasconcelos? Pois é... Os petralhas sonharam muito em ter Quércia no seu palanque nas eleições do ano passado.
Minha indignação não é seletiva. A indignação contida neste blog é minha e de mais ninguém.

Delúbio quer voltar

O blog Faxina Geral (o link está ao lado) já havia anunciado a movimentação de Delúbio Soares para se candidatar a deputado federal por Goiás nas eleições de 2010. Delúbio articulou nos bastidores a campanha de Iris Rezende no ano passado. Iris não mostrou nenhum constrangimento em ter um integrante da quadrilha que tinha como objetivo perpetuar o PT no poder. Aqui em Goiás Delúbio é tratado ora como vítima, ora como celebridade. Alô, Justiça Eleitoral! Delúbio quer voltar! Fiquemos atentos!

Abin fora da lei

No Estadão:

O delegado Amaro Vieira, que preside o inquérito que apura o vazamento da Operação Satiagraha, afirmou ontem à CPI dos Grampos estar comprovada participação ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na ação da Polícia Federal que provocou a prisão temporária do banqueiro Daniel Dantas, entre outros.

Segundo relatos de deputados da comissão, que ontem ouviram Vieira na sede da PF, em Brasília, o delegado disse não ter dúvidas de que ilegalidades foram cometidas
. Leia mais aqui.

A cada dia comprova a ilegalidade da Operação Satiagraha. A operação que poderia colocar Daniel Dantas na cadeia acabou virando um cerco de ilegalidades. Por que o delegado maluquinho Protógenes Queiroz não agiu dentro da Lei?

O PMDB só quer cargos

Na Folha:

Pouco mais de um mês e meio depois de conquistar o comando do Congresso, o PMDB vai exigir agora assento permanente na coordenação de governo, fórum de ministros que se reúne quase todas as segundas-feiras com o presidente Lula para definir a condução política e econômica do Planalto.
A nova ofensiva -o PMDB possui seis ministérios e diversos cargos federais- foi decidida em jantar na casa do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que terminou na madrugada de ontem.
Além de Temer, estavam presentes o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), três dos seis ministros peemedebistas e líderes da legenda no Congresso, como o senador Renan Calheiros (AL). No encontro, houve apoio à decisão de Temer de reinterpretar o artigo constitucional que hoje dá prioridade, na tramitação do Congresso, às medidas provisórias. Segundo relatos, a cúpula do PMDB assumirá a ideia como "bandeira irreversível".
Leia mais aqui.

O senador Jarbas Vasconcelos foi criticado depois da sua entrevista para a revista Veja na qual afirmava que o seu partido PMDB só queria saber de cargos e de corrupção. Vejam a fome peemedebista por cargos retratada na reportagem aí acima. Que Lula e os petralhas se entendam com seus amigos do PMDB.

A crise está aqui

Na Folha:

A crise levou o governo a rever suas projeções para este ano. Agora, espera crescimento menor, com queda de arrecadação e menor aperto fiscal.
A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto cairá de 3,5% para 2%, ainda acima das estimativas do mercado, de 0,59%. A arrecadação de tributos federais, em forte queda no primeiro bimestre, deverá ficar R$ 35 bilhões abaixo do previsto no Orçamento aprovado para este ano, apurou a Folha.
Com menos dinheiro em caixa, o governo decidiu buscar um superávit primário (a parcela das receitas destinada ao abatimento da dívida pública) menor neste ano, o que também contribui para injetar mais dinheiro na economia. A meta deverá cair de 3,8% para algo mais próximo a 3,3% do PIB. Para isso, deverá usar um mecanismo avalizado pelo FMI que permite abater da meta o equivalente a 0,5% do PIB em despesas com obras prioritárias em infraestrutura.
Leia mais aqui.

Eu lembro do sorrisinho dos petralhas quando a crise econômica estava assolando os países desenvolvidos. Tantos textos dizendo que a culpa era do neoliberalismo (Ah, esquerda que sempre adora estes discursos que cheiram mofo). Lula sempre dizia que a crise não chegaria ao Brasil e se chegasse, seria como uma marolinha. Sempre critiquei a maneira como os cupanheros trataram a crise. Agora ela está aqui, no meio de nós.
Se fosse em outros tempos seria pedido a cabeça do presidente. Mas Lula comanda aqueles que fazem estas manifestações. Os peleguinhos já tem o discurso pronto de que a crise não é nossa. Lula manda os peleguinhos deitarem e eles deitam. Lula manda os peleguinhos fingirem de morto e eles fingem de morto. Já imaginou se Fernando Henrique Cardoso falasse que o apagão no ano de 2001 era só uma marolinha ou que a culpa era de São Pedro que não mandou chuva para encher os reservatórios das usinas? Vixe Maria, que barulho ouviríamos. Mas Lula pode fazer chacota da pior crise econômica desde 1929. Lula pode porque tem os peleguinhos na mão. Os peleguinhos que pediriam a cabeça do presidente que fizesse chacota da crise são os que fazem tudo o que Lula manda.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Lula é amigo de Renan e Sarney

Lula disse hoje: Que bom que se tenha descoberto coisas no Senado e que se esteja corrigindo. É isso, para nós, que importa. O Senado está tomando providências para corrigir coisas que estavam erradas, e isso é ótimo. Que cara de pau, hein Lula? Acha que esqueci do apoio que você deu para Renan Canalheiros quando transformava o Senado numa extensão do seu banheiro? Acha que esqueci do seu apoio à candidatura de José Sarney? Lula fala o que todo mundo quer ouvir. Todo mundo quer que o Senado seja limpo dos diretores safados? Lula diz que o Senado deve corrigir seus erros. Será que Lula pensou em apoiar uma limpeza no Senado quando aparecia ao lado de Renan Canalheiros quando este não sabia explicar como pagou a pensão da sua filha com uma jornalista? Nunca podemos nos esquecer que Lula é amigo de Renan e Sarney, os dois presidentes do Senado que afundaram o tapete azul do Congresso Nacional numa lama que parece não ter fim.

Podcast do Diogo Mainardi: "Kama Sutra da Satiagraha"

Na última semana, analisei trechos do material encontrado no computador de Protógenes Queiroz e encaminhado à CPI dos Grampos. Um documento, em particular, tem de ser mais debatido: o relatório no qual os agentes engajados pela PF comentam, com linguagem rasteira, os boatos sobre os relacionamentos amorosos de Dilma Rousseff. Numa homenagem a Protógenes Queiroz, que sempre manifestou um interesse especial pela cultura indiana, chamei esse relatório de Kama Sutra da Satiagraha.
O Kama Sutra da Satiagraha tem como protagonistas Dilma Rousseff e outros dois nomes: o primeiro, como mencionei em minha coluna, é Valter Cardeal, diretor da Eletrobras. Em 2007, depois de ter sido nomeado presidente da empresa, ele foi grampeado pela PF e denunciado por envolvimento com o esquema de propinas da empreiteira Gautama. O segundo nome eu prefiro manter em respeitoso sigilo porque ele, Silas Rondeau - Epa! -, nunca precisou da ministra para fazer carreira, já que é visceralmente ligado ao grupo de José Sarney. O que importa, em seu caso, é o seguinte: na Operação Navalha, ele também foi acusado pela PF de envolvimento com o esquema de propinas da Gautama.
Na primeira
reportagem de VEJA sobre o conteúdo do computador de Protógenes Queiroz foi reproduzida uma passagem escandalosa que, estupidamente, acabou sendo ignorada na cobertura da imprensa. Ela diz: "Para cada tonelada de álcool, é pago US$ 1,5 para o Silas. O Zeca é dono da Dilma. Na estatal, ganham Sarney, Romero Jucá, Renan e Barbalho". Interpretando: Silas só pode ser Silas Rondeau. Quem é que lhe paga um dólar e meio? Alguém já perguntou a Protógenes Queiroz? O que significa aquela frase sobre Zeca, ou Zeca Diabo, ou José Dirceu, ser dono da Dilma? Que estatal é essa que gratifica José Sarney, Romero Jucá, Renan Calheiros e Jader Barbalho? Na CPI dos Grampos, Protógenes Queiroz tem de ser esmagado contra a parede até responder essas perguntas.
Quando VEJA publicou sua reportagem, Protógenes Queiroz alegou que, em seu computador, havia apenas fragmentos da Satiagraha. Mentira. Os trechos envolvendo Dilma Rousseff, Valter Cardeal, Silas Rondeau e todos os outros referem-se claramente ao setor de energia. A suspeita é que a PF tenha um aparato de espionagem que passa dados sigilosos de um inquérito para o outro, sem o menor controle da autoridade judiciária. Dessa maneira, o conteúdo de um grampo realizado para a Operação Navalha pode ser repassado clandestinamente para a Operação Boi Barrica ou para a Operação Satiagraha. Os delegados que fazem parte desse aparato tornam-se proprietários de notícias valiosas, que podem ser usadas contra quem lhes interessa. Por isso as operações da PF fazem tanto barulho, mas raramente resultam em condenações. O que interessa, no caso, é a posse da informação, e não a informação em si. O perigo é um só: que a informação se transforme em matéria-prima para achaques.
À primeira vista, o Kama Sutra da Satiagraha é somente uma bizarrice repugnante. Mas ele pode ajudar a esclarecer como alguns agentes da PF garantiram a impunidade a um bocado de gente associada ao governo. Basta descobrir o que Protógenes Queiroz pretendia obter com aquele "dólar e meio pago para o Silas".

Por favor, fale agora, senhor juiz!

Na Folha:

Deputados da CPI dos Grampos pressionaram ontem o juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Federal de São Paulo, a entregar à comissão documentos relacionados à Operação Satiagraha, que investigou Daniel Dantas. Numa reunião tensa de cerca de 30 minutos, o magistrado reiterou que os dados estão sob sigilo judicial. Leia mais aqui.

Aí eu lembro daquela música da Wanderleia na época da Jovem Guarda: Por favor, pare agora, senhor juiz! Só que eu faço uma atualização da letra para adequar ao caso do juiz Fausto De Sanctis: Por favor, fale agora, senhor juiz!

Bora investigar!

Na Folha:

A Operação Satiagraha apreendeu, no apartamento do banqueiro Daniel Dantas, no Rio, dois papéis descritos como "extratos" e intitulados "contribuições ao partido", num total de R$ 30,44 milhões, segundo o auto de apreensão assinado pelo delegado federal responsável pelas buscas.
O material é periciado pela Polícia Federal e deverá constar do relatório final do inquérito. Dantas e o banco Opportunity não têm doações oficiais para campanhas eleitorais desde 2002, diretamente em seus nomes, embora um alto executivo do banco, Dório Ferman, tenha feito doações que somam R$ 14 mil aos deputados Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) e Raul Jungmann (PPS-PE).
Os papéis integram o inquérito aberto pela PF para apurar supostas gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro por Dantas e Opportunity. Em 2008, à época da segunda prisão de Dantas, foi revelada a apreensão, no apartamento, do documento "contribuições ao clube", no valor de R$ 36 milhões.
A íntegra do auto de apreensão revela que havia três documentos sobre "contribuições": "Ao partido" teriam sido destinados dois pagamentos, um de R$ 36 mil e outro de R$ 30,4 milhões. O auto não esclarece a sigla partidária e os detalhes dos supostos pagamentos.
Leia mais aqui.

Bora lá! Vamos investigar! Que a Polícia Federal não seja conduzida por nenhum porta voz dos oprimidos contra os corruptos. Que as investigações prossigam como manda a Lei. Qual partido? Que a investigação aconteça como manda a Lei.

Delegado maluquinho indiciado

No Estadão:

O delegado Protógenes Queiroz, mentor da Operação Satiagraha, foi indiciado criminalmente ontem pela Polícia Federal. Durou duas horas o interrogatório de Protógenes. Foi uma audiência marcada pela tensão e constrangimento, embora o delegado tenha recebido tratamento respeitoso. Ele foi ouvido em uma sala no sexto andar da PF.

O corregedor da PF, Amaro Ferreira, enquadrou o criador da Satiagraha em dois crimes: quebra de sigilo funcional e violação da Lei de Interceptações. Protógenes teria sido responsável pelo vazamento de dados secretos da Satiagraha, investigação federal contra o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. Tal conduta, na avaliação da PF, caracteriza quebra do sigilo funcional - revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo -, punida com detenção de 6 meses a 2 anos.

A violação à Lei 9.296/96 (Lei do Grampo) teria ocorrido quando mobilizou 84 arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a Satiagraha e lhes deu acesso irrestrito ao conteúdo de escutas e documentos contábeis.
Leia mais aqui.

A Operação Satiagraha da Polícia Federal tinha tudo para dar certo. Prender Daniel Dantas e deixar ele falar tudo o que sabe sobre os bastidores da política nestes últimos anos. Como seria bom ver político desesperado com as declarações do banqueiro. Mas o delegado maluquinho Protógenes Queiroz pos tudo a perder. Eles quis ser o grande guardião da ética na política e forte lutador contra a corrupção nestêpaiz. Ao tentar prender o “banqueiro bandido” acabou metendo os pés pelas mãos e fez coisas que a Constituição não permite. Protógenes achou que nada abalaria sua corrida contra o “banqueiro bandido”. Mas, ainda bem, o Brasil ainda conta com algumas pessoas que defendem a Lei nestêpaiz.
Delegado maluquinho indiciado? Bem feito! Delegado tem que defender a Lei e não ser porta voz dos oprimidos na luta contra a corrupção.

terça-feira, 17 de março de 2009

Lama, pura lama

Voltei a fazer minhas caminhadas no Lago das Rosas. Aqui em Goiânia está chovendo. As obras da reforma do lago continuam paradas. Só lama ao redor do lago que um dia já foi piscina para os primeiros moradores da capital goiana. É mais uma lama de Iris Rezende aqui em Goiânia.

Cadeia para os ilegais

A CPI dos Grampos terminaria em pizza se a imprensa não mostrasse o que continha no computador do delegado maluquinho Protógenes Queiroz. Tudo ficaria como estava. Será que esta CPI vai dar conta do recado? Quero que aqueles que cometeram ilegalidades sejam punidos de acordo com a Lei. Daniel Dantas cometeu ilegalidades? Que apodreça na cadeia! Protógenes Queiroz cometeu ilegalidades? Que apodreça na cadeia!

Viajar pelo Brasil agora?

Lá vem Aécio Neves querer repetir a “Caravana da Cidadania” organizada por Lula na década de 1990. Enquanto não estava disputando nenhuma eleição presidencial, o Apedeuta viajava pelo país pregando suas promessas de campanha. O engraçado é que depois que Lula deixou de lado esse negócio de caravana que a campanha dele começou a engrenar.

Como é mesmo? Aécio quer que seu colega de partido José Serra viaje com ele pelo país? Por que fazer esta viagem só agora? Por que os tucanos não tiveram esta idéia desde o primeiro dia do desgoverno Lula?

Caso a Caravana do Aécio vire realidade não se sabe o que será debatido. Não adianta viajar pelo Brasil para tentar “conhecer a realidade”. Lula fez isso quando era candidato e não deu certo. Uma das primeiras viagens que Lula fez depois que tomou posse como presidente foi levar seus ministros para o Nordeste. Adiantou nada. Os problemas continuam os mesmo. Bem, para piorar, os coronéis nordestinos apóiam Lula. Viajar pelo Brasil só se for a passeio. Pelo visto, Aécio quer passear. Que passei com o dinheiro dele, caramba!

PT faz a mesma coisa que Jader fazia

Na Folha:

Apesar de ter vencido licitação para prestar serviços de publicidade para o governo do Pará, a agência Double M também foi paga pela gestão de Ana Júlia Carepa (PT) para produzir kits escolares (com uniformes, agendas e mochilas) e manuais pedagógicos para professores.
Dois especialistas em direito administrativo e um promotor afirmaram à Folha que essas compras podem indicar um desvio do objeto de um contrato de publicidade, cujo foco deve ser específico, como manda a Lei das Licitações, de 1993. Leia mais aqui.

O PT paraense faz a mesma coisa que Jader Barbalho fez no Estado: fraudes, ilegalidades, superfaturamento. Nunca me esqueço daquela cena nojenta de Lula beijando a mão de Jader Barbalho. Pelo visto, o PT aprendeu rapidinho o modo Barbalho de governar o Pará.

Change de Obamis


Quando Lula estava na Casa Branca cumprimentando Barack H. Obama eu estava em Caldas Novas. Mas liguei a televisão e vi o nosso Apedeuta dizendo que não queria estar na pele de Obama. Eu não queria estar no lugar de Lula e Lula não queria estar na pele de Obama. Eu queria continuar curtindo as águas quentes de Caldas Novas, mas tenho que trabalhar.

Lula pediu para os Estados Unidos pararem com esse negócio de protecionismo. Obama disse que a mudança não vem da noite para o dia. É esta a mudança que elegeu Obama. Foi assim com Lula. Aos poucos vamos vendo que esse negócio de “change” é bravata, mentira. A mudança de Obama não virá da noite para o dia. Vamos ver até onde vai a paciência dos americanos.

segunda-feira, 16 de março de 2009

E o que Cuba vai fazer?

Lula pediu hoje o fim do embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba. Se sou a favor de tal medida? Se os irmãos Castro e seus vermelhinhos responderem na Justiça sobre os crimes cometidos nestes 50 anos de ditadura quem sabe? Lula pede que os americanos abram as portas, mas não fala nada sobre a parte cubana. O que Cuba pode fazer em troca do fim do embargo? Lula ainda não tem a resposta, ou melhor, não quer responder porque desde sempre está do lado dos irmãos Castro e dos seus vermelhinhos que cometem crimes na ilha desde 1959.

Um pouco de descanso

Os nobres leitores estão vendo que domingo não estou postando nada. Pois é... Não vou dizer que domingo será um dia de descanso para este blogueiro, mas uma paradinha é sempre bem vinda.

Ontem estive descansando nas águas quentes de Caldas Novas. Uma maravilha! Sem aquela bagunça freqüente nos dias de folia, pude descansar e recarregar as energias. Fazia tempo que não ia para lá. Fui com Minha Amada e alguns amigos. Conversamos, rimos, nos divertimos.

Será que domingo que vem estarei postando alguma coisa aqui? Não sei. A semana só está começando.

Protógenes, o candidato a carcereiro

O delegado maluquinho Protógenes Queiroz é o cavaleiro que combate a corrupção nestêpaiz. Quer acabar com todos os corruptos a começar por Daniel Dantas. Protógenes esteve aqui em Goiânia na semana passada. Delúbio Soares, na semana passada, apareceu nos jornais daqui a respeito da sua candidatura a deputado federal nas eleições do ano que vem. O que Protógenes tem a nos dizer sobre Delúbio Soares? O ex-tesoureiro petista participou da formação do esquema do mensalão que teve Daniel Dantas como participante. E aí delegado? Aceita ser candidato a carcereiro do candidato a deputado Delúbio Soares?

Chapolin bolivariano ataca novamente

No Estadão online:

CARACAS - O presidente do Instituto Porto Autônomo de Puerto Cabello, Abdón Vivas, afirmou nesta segunda-feira, 16, que a Guarda Nacional venezuelana tomou as entradas e saídas do porto e iniciaram a vigilância interna, inclusive dos pátios das operadoras comerciais, segundo a edição digital do jornal El Universal. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, determinou no domingo que o Exército assumisse o controle dos portos e aeroportos do país, em uma medida que aumenta a centralização e enfraquece os governos locais de oposição.
Chávez deu ordens para navios da Marinha tomarem o controle de Maracaibo e Porto Cabello, o mais movimentado do país, ainda esta semana. Os três principais portos venezuelanos ficam em Estados controlados por governadores oposicionistas - Carabobo, Zulia e Nova Esparta. Chávez ameaçou prender quem tentar impedir a troca de comando.
Apesar da intervenção militar, os funcionários do terminal marítimo continuam os trabalhos normalmente, afirmou o presidente do Instituto ao canal Globovisión. Os representantes do porto estão dispostos a recorrer ao Tribunal Superior de Justiça para reverter a medida, afirmando que a reforma da Lei de Descentralização, que deu ao Executivo o poder de retirar dos governos locais o controle de portos, aeroportos e estradas, é inconstitucional.
Vivas respondeu ainda sobre as denúncias de corrupção no porto, afirmando que existem interesses ocultos de altos funcionários governamentais atuando através de "testas de ferro". Segundo o presidente, os portos estão dominados por "máfias regionais" e narcotraficantes. "É um tema de segurança nacional", justificou . "Vamos recuperar os portos e aeroportos de toda a República, essa é a lei".
Desde as eleições regionais de novembro, quando a oposição venceu em cinco Estados importantes e no município de Caracas, Chávez iniciou esforços para aumentar a centralização do poder no país. Grupos chavistas chegaram a ocupar prédios e fazer manobras políticas para tentar impedir que os opositores assumissem os postos conquistados nas eleições. Após sua derrota parcial, Chávez passou a emitir uma série de decretos determinando a transferência do controle de hospitais, estádios e instituições policiais dos departamentos governados pela oposição para os Ministérios da Saúde, Esportes e Interior, respectivamente.
Chávez também relançou sua campanha de nacionalização de setores considerados estratégicos, assumindo recentemente o controle de empresas de alimentos. Em fevereiro, conseguiu aprovação em referendo de uma mudança constitucional que possibilita reeleições ilimitadas.

Mais uma do Chapolin bolivariano, do Bufão de Caracas. Uma ditadura está sendo fortalecida (construida já estava sendo desde a chegada de Chavez ao poder) na Venezuela. Até quando o Chapolin bolivariano continuará fazendo o que bem entende?
Hugo Chávez é mais um ditador que a esquerda brasileira nada comenta quando faz atos ilegais como o noticiado acima. Ah, se fossem os Estados Unidos... Mas os Estados Unidos é comandado por Obamis, o homem politicamente correto e tolerado pela esquerdopatia.

Criticas desmedidas de Lula contra a imprensa

Na Folha online:

A SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) manifestou nesta segunda-feira, em relatório, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "continua atacando a imprensa brasileira" por meio de "críticas desmedidas" e desqualificações.

"O presidente brasileiro sempre ataca a imprensa e lança críticas desmedidas quando o enfoque do noticiador ou de um comentário não lhe agrada", diz a SIP no trecho do relatório sobre liberdade de expressão que fala sobre o Brasil.

O documento, divulgado ao fim da reunião do SIP no Paraguai, menciona a recente entrevista concedida por Lula à revista "Piauí", na qual "chegou a dizer que a leitura dos jornais lhe causa azia".

Ainda de acordo com o relatório, "as palavras e ações do governo em relação a aspectos regulamentares e a interferências no funcionamento dos meios de comunicação sempre preocupam porque trazem conceitualmente controles e interferências na produção do conteúdo".

A SIP também opina que "uma breve retrospectiva do noticiário mostra que Lula tem dificuldades para aceitar o trabalho dos jornalistas".

Além disso, a entidade lembra que Lula disse certa vez que "recomendaria a qualquer presidente que se afaste dos políticos e da imprensa nos finais de semana".

O relatório ainda diz que o governo federal segue empenhado em promover, com o apoio de ONGs e de movimentos sociais, uma Conferência Nacional de Comunicação.

Tal iniciativa preocupa a SIP, pois provocaria "interferências no conteúdo gerado para as diversas plataformas de mídia".


Quando era da oposição, Lula e o PT sempre gostavam das denúncias que a imprensa fazia contra políticos adversários. Agora que eles estão no poder não querem que a imprensa mostre as safadezas dos aloprados petralhas. Eles querem pautar a imprensa, querem que os jornais, revistas, televisões e sites noticiem o que agrada os petralhas e desagrada os adversários.

Eles ainda querem continuar nos enganando

Dilma Rousseff e Guido Mantega ainda querem continuar nos enganando. Cada um exalta as forças brasileiras para enfrentar a crise. É mesmo? Que os dois digam que o Brasil está forte para aqueles que estão perdendo emprego.