terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ninguém responde

Muito se falou nesta reforma administrativa do governo de Goiás, mas pouco se falou da sua origem. Por que fazer uma reforma sendo que o atual governo é continuação de um projeto que, foram eles que disseram, estava dando certo? Não foi o Tempo Novo, que este governo faz parte, que colocou as contas do Estado em dia, que estava tudo uma maravilha e com Alcides Rodrigues reeleito (ele assumiu o governo em abril de 2006 depois da saída de Marconi Perillo para concorrer ao Senado) as maravilhas continuariam. Mas depois da posse para o segundo mandato, Cidinho jogou um banho de água fria nos seus eleitores e temor nos aliados.

Sabe aquele negócio de Tempo Novo? Pois é, era tudo mentira! Era tudo propaganda! Os cofres estavam vazios e era necessário fazer uma reforma administrativa. Como assim? Não estava caminhando tudo bem de 1999 até 2006? O que aconteceu neste último ano que as coisas mudaram? É aí a raiz do problema. Tanto que depois que tomou posse em 2007, começaram os boatos de que Cidinho e Marconi haviam rompido. Imagino: Cidinho assume de uma vez o cargo de governador e não encontra nada nos cofres. É de ficar “p” da vida mesmo.

E Cidinho não falava como se desenvolveria esta reforma. Ele falava que anunciaria num dia e no outro viajava para sua fazenda no Pará. Não se a quantidade de vezes que o anúncio da reforma administrativa foi anunciada e depois cancelada. Mas a situação não era grave? Por que demorar tanto assim? Tinha alguma coisa no meio deste silêncio todo. Mas pouca gente questionava. Preferiram aguardar. Talvez este blog, na sua insignificância, tenha sido o que mais cobrou explicações. Nada de respostas.

Eis o problema deste governo: falta de respostas. Não sou do time que admira o silêncio do político, que ficar rouco de tanto ouvir é uma virtude. Para mim não. Político pode até ser sisudo, como é Cidinho, mas se não fizer nada aí vira um problema.

Mas a reforma administrativa foi anunciada. Houve um chororô aqui e outro acolá. Nada de acabar com a burocracia. Nada de melhorar o atendimento ao cidadão. Só reforma mesmo nos cargos. Junta aqui, descola de lá. É o mexe- mexe para enganar bobo. Sai a maioria tucana para a galera do PP, partido de Cidinho, entrar de com força na máquina estadual.

Dia desses o governador de Goiás falou que, graças a reforma administrativa, o déficit tinha sido zerado. O fato foi bastante comemorado pela imprensa daqui. Eu não comemorei. Eu ainda questiono o que aconteceu em 2006 para o cofre do Estado estar vazio. Ninguém responde? Ninguém responde. Agora que o governo zerou o déficit vai sobrar dinheiro para publicidade. Aí que ninguém vai responder mesmo. Aí, em 2011, ouviremos o próximo governador dizer que o estado está um caos e que precisa de reformas. Reformas, reformas, reformas... Alguém explica? Ninguém responde.

Nenhum comentário: