segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Jango não era Stálin

Ontem, veio mais um comentário ofensivo destes que adoram o diálogo. Eu comparar João Goulart a Stálin? Menos, menos, por favor. Stálin matou milhões e dentro destes milhões inclua muitos aliados. Jango não matou milhões. Jango teve a oportunidade de pacificar o país e preferiu radicalizar. O bigodudão da União Soviética era ligado mesmo ao bigodudinho da Alemanha.
Volto mais tarde.

3 comentários:

Anônimo disse...

Falar que Jango era comunista é injusto, um absurdo, isso é mais do que sabido. Jango era do PTB, pergunto: O PTB era comunista? Jango foi o homem de confiança de Getúlio Vargas, a ele lhe foi dada a carta testamento.

Depois tratando-se de IBAD e IPES as ações reformistas de Jango foram bloqueadas, a comunicação no país foi muito bem trabalhada repercutindo até hoje essa idéia de "COMUNISTA". Os livros dos anos 70 retratam como Revolução de 64 e não como Golpe Militar inconstitucional. Fato que até hoje fala-se em Revolução de forma equivocada. Depois falam que Jango renunciou, pois vejam bem:

No momento em que Auro de Moura Andrade decreta a vacância da Presidência da República, Jango estava em Território Nacional no RS. Jango esperou consolidar-se o Golpe Militar inconstitucional para depois partir para o exílio. Não iria manchar sua biografía com derramamento de sangue como Brizola sugeria.

Sugiro a leitura do livro A conquista do Estado Novo de René Dreifus que fala sobre IBAD e IPES, lá é possível saber tudo sobre a manipulação da comunicação que foi perfeitamente construída para manchar a Imagem de João Goulart. Constam também financiamentos com Capital Norte-Americano para eleger a oposição de Jango no congresso e bloqueá-lo.

Para os reacinários que se dizem Nacionalistas procurem saber o que era a lei de Remessa de Lucros que Jango queria implementar. As mesmas que os Estados Unidos aplicam.

A reforma agrária até hoje é discutida, lembren-se que naquela época 70% da população morava no meio Rural contra 30% que moravam nas cidades. Hoje por falta de interesse as Ligas Camponesas ganharam uma nova versão chamada de SEM TERRAS. Hoje por esta mesma causa as periferias estão sufocando as cidades, trazendo com ela a violência urbana, falta de educação, problemas de drogas levando os Governos a não terem mais controlo sobre seus estados, municípios e país.

A reforma agrária seria aplicada nos mesmos modelos que os Estados Unidos o fizeram para desenvolver seu país.

O que aqui postei transcende ideologias, acho que as forças armadas são muito importantes hoje, mas temos que parar de defender aqueles militares específicos de 64 até o final da ditadura. Se muitos aqui tentam lembrar dos militares que morreram por atentados, lembrem-se que toda ação tem uma reação. Isso acontece ao interromper o processo democrático no país, juntamente com a tomada inconstitucional e vergonhosa de poder.

Jango era muito mais do que Esquerda e Direita, ele transcendia essas barreiras ideológicas, era um homem de paz que lutou com transparência por um Brasil mais justo.

Então vamos refletir com fundamentos ates de chamar Jango de Comunista, porque essa não cola.

Anônimo disse...

tô com o anônimo e não abro !!!

Anônimo disse...

se "Jango era muito mais do que Esquerda e Direita, ele transcendia essas barreiras ideológicas, era um homem de paz que lutou com transparência por um Brasil mais justo.", a sua família resolveu desonrá-lo apenas por desonra mesmo pois não existe a necessidade, querendo uma casquinha também dos cofres públicos.