segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ainda acreditavam que haveria eleição presidencial em 1965

Se olharmos para os apoiadores do golpe ou da revolução de 1964 veremos o apoio de políticos que, depois de um tempo, acabaram tendo seus direitos políticos cassados. Juscelino Kubitscheck foi um deles. Apoiou a escolha de Castelo Branco para a presidência em 1964. Neste mesmo ano teve seu mandato cassado por pressão de Costa e Civil (eis o chefão dos milicos que queriam o endurecimento do regime).

Quando os militares tomaram o poder em 1964, havia uma esperança de que as eleições do ano seguinte seriam garantidas. Os candidatos já eram conhecidos: Juscelino Kubitscheck e Carlos Lacerda. Mas o governo Castelo Branco foi tendendo para o lado do fechamento por conta das pressões de Costa e Silva. As eleições presidenciais de 1965 foram anuladas e o mandato de Castelo prorrogado. Logo após veio uma nova Constituição fixando assim os militares no poder.

Dizem que os meios de comunicação apoiaram o golpe, mas sofreram duramente durante os 20 anos de ditadura militar. Aí você pode me perguntar: “Mas a Globo não foi beneficiada pelos militares?”. Bem, a emissora criou o site http://www.memoriaglobo.com.br/ contando tudo sobre os fatos polêmicos que envolveram sua história. É só clicar, ler e tirar suas conclusões.

Mas que muita gente boa apoiou o golpe apoiou sim.

Nenhum comentário: