sexta-feira, 23 de abril de 2010

Greve de professor foi política, diz procurador

Por Silvio Navarro
na Folha

Parecer enviado ontem pela Procuradoria-Geral Eleitoral ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) afirma que a greve organizada pela Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual de São Paulo), em março, teve caráter de "propaganda eleitoral antecipada negativa" contra o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra. A representação é de autoria do PSDB e do DEM.
No documento, a Procuradoria argumenta que os discursos e as faixas utilizados no protesto não fizeram referência à gestão da administração estadual, e sim "à suposta inaptidão de Serra em ocupar o cargo de presidente". O relator do caso no tribunal é Aldir Passarinho, um dos ministros que recentemente votaram a favor de multar o presidente Lula por campanha antecipada em evento do PAC. Assinante lê mais aqui.

PSB marca data para retirar Ciro da disputa presidencial

Por Vera Magalhães, Fernando Rodrigues e Maria Clara Cabral
na Folha

O PSB deve anunciar na próxima terça-feira que o deputado federal Ciro Gomes não será candidato a presidente da República. Até lá, o partido cumprirá um ritual para dar a Ciro uma saída honrosa: formalmente, fará uma consulta sobre o apoio político à candidatura de Ciro nos Estados.
Como a maioria dos diretórios opinará por uma aliança com o PT, caberá ao governador de Pernambuco e presidente da sigla, Eduardo Campos, anunciar a retirada de Ciro.
Ciro foi avisado ontem, em reunião com a cúpula partidária, de que as conversas com a campanha de Dilma Rousseff avançaram e que o PSB entregou ao PT uma lista de cinco Estados em que espera alguma contrapartida dos aliados.
Foram relatados vários casos regionais em que caciques que antes manifestavam apoio à candidatura própria já estão se acertando com o PT. Além disso, a queda do deputado nas pesquisas foi usada como argumento de que sua candidatura não deverá ser decisiva para haver um segundo turno, como o próprio Ciro sustentava. Assinante lê mais aqui.

terça-feira, 20 de abril de 2010

E as viagens?

Lula teceu louvores à sua política externa e disse que foi bem melhor que a de Fernando Henrique Cardoso. Lula sempre atacava FHC por causa das suas viagens. Pois é. Lula foi o presidente que mais viajou na história destêpaiz.

Zé Rainha disse que vai fazer campanha para Dilma

Acabo de ler na Folha online que Dilma Rustoff criticou as invasões praticadas pelos baderneiros do MST. Ah, é mesmo? Dias atrás o jornal O Globo disse que o baderneiro sem terra José Rainha vai apoiar a candidatura de Dilma. É pois é. O PT bate no MST e depois assopra, ou melhor, coloca o boné na cabeça.

E a Globo cedeu...

Na Folha de hoje:

A TV Globo retirou ontem do ar a campanha comemorativa dos seus 45 anos de existência após coordenadores da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT) terem espalhado na internet que a peça continha propaganda subliminar da candidatura de José Serra (PSDB). Logo pela manhã, o responsável por coordenar a campanha da petista na internet, Marcelo Branco, disse na sua página no Twitter enxergar a suposta mensagem subliminar: "Eu e toda a rede", escreveu.
Segundo petistas que se manifestaram de forma similar, a propaganda pró-Serra se caracterizaria no "45", o número do PSDB nas eleições, e em frases do jingle da Globo, como "todos queremos mais", o que seria, de acordo com eles, referência ao slogan "o Brasil pode mais" dito por Serra no lançamento de sua pré-candidatura, no dia 10. Assinante lê aqui.
Comentário
Infelizmente a Rede Globo cedeu à patrulha petralha. Deixou que vingasse a tese absurda do PT de que a propaganda de comemoração dos seus 45 anos tinha uma mensagem subliminar defendendo a candidatura tucana de José Serra. Precisamos ser fortes! Precisamos resistir!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Se a Globo é Serra o Zagalo é Lula

Vamos lá ao que diz a Folha online de hoje:

O responsável por coordenar a campanha de Dilma Rousseff (PT) na internet, Marcelo Branco, disse hoje pela manhã em seu Twitter que o jingle de comemoração dos 45 anos da TV Globo embute, de forma disfarçada, propaganda pró-José Serra (PSDB).

"Eu e toda a rede", escreveu Branco em resposta ao comentário de que estaria enxergando na peça mensagem subliminar de apoio ao tucano.

De acordo com Branco, que corrobora tese difundida em sites de apoio ao PT, a mensagem estaria embutida no "45", o número do PSDB, e em frases do jingle como "todos queremos mais", o que seria, de acordo com os petistas, referência ao slogan "o Brasil pode mais" dito por Serra no lançamento de sua pré-candidatura. Leia mais aqui.

Comentário

Pronto! Era só o que faltava! O PT já começa acusar a Globo ser apoiar José Serra. Em 2006, o petismo e seus puxa sacos espalhados pelo jornalismo acusaram a emissora de dar mais atenção ao dinheiro apreendido com os aloprados do que o acidente com o Boing da Gol. Se depender do PT a Globo não pode comemorar seus 45 anos porque o número 45 é o número do PSDB. Então vamos ser justos e proibir o Zagalo de fazer menção ao número 13. Zagalo diz que este é seu número da sorte. Mas o 13 é o número do PT, não é mesmo? Já começou a teoria da conspiração. Se Dilma perder vai ter gente dizendo que foi o espírito do Roberto Marinho que arruinou tudo.

ONG de kart organiza corrida de cavalos

Na Folha

A corrida era de cavalos e peões. Mas o 2º Rodeio de Senador Canedo (GO), em 2009, foi organizado por uma equipe de kart, a Equipe Chakart. É tão recente a transformação da entidade em realizadora de eventos que seus documentos no ministério ainda têm como símbolo a bandeira quadriculada, que simboliza a linha de chegada nos autódromos.
A ONG de kart não tem história, mas tem respaldo político. Tem como uma das procuradoras Ana Paula Burjaqui, assessora do deputado estadual Marlúcio Pereira (PTB) -que fora apoiado pelo deputado federal Sandes Júnior (PP-GO), autor da emenda, na eleição para a Prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2008. Assinante lê aqui.

Fraude com recursos para festas repete "sanguessuga"

Por Dimmi Amora e Fernanda Odilla
na Folha

Políticos estão fazendo, literalmente, a festa com dinheiro público. Associam-se a ONGs para conseguir recursos do Ministério do Turismo e realizar eventos festivos, num esquema que muitas vezes envolve fraudes e tira proveito de falhas de fiscalização do governo federal. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União investigam corretagem de emendas parlamentares, pagamento de propina a quem libera a verba e uso de notas frias.
O esquema é similar ao conhecido como a máfia dos sanguessugas, que eclodiu em 2006 e consistia no superfaturamento de ambulâncias compradas com recursos provenientes de emendas apresentadas pelos congressistas ao Orçamento da União.
Entre as 50 ONGs que mais receberam dinheiro do Turismo para organizar festas entre 2007 e 2009, a Folha identificou que 26 têm relação direta com políticos e partidos. As entidades receberam R$ 53 milhões no período.
Pelo menos nove deputados federais beneficiaram-se dos recursos, seja diretamente ou por meio de assessores ou doadores de campanha. São eles: Armando Monteiro (PTB-PE), Sandro Mabel (PR-GO), Alfredo Kaefer (PSDB-TO), Geraldo Magela (PT-DF), José Ayrton (PT-CE), Sandes Júnior (PP-GO), Rodovalho (PR-DF), Rômulo Gouveia (PSDB-PB) e Leo Alcântara (PR-CE). Assinante lê aqui.

domingo, 18 de abril de 2010

Mais um ano

Criei este blog em 2007. Desde lá, sempre nesta época, escrevo um post para lamentar mais uma derrota do São Paulo nas semifinais do Campeonato Paulista. Este ano não foi diferente. Caimos perante o Santos em plena Vila Belmiro. Será que ano que vem, nesta mesma época, vou lamentar mais uma eliminação do São Paulo? Tomara que não.