sábado, 24 de janeiro de 2009

O inimitável

Estão tentando me copiar lá no Blog do Reinaldo Azevedo. Mas, digo aos petralhas que sou inimitável, hehehe.

"O andróide da Casa Branca" por Diogo Mainardi

O androide é acionado. É uma réplica exata de Abraham Lincoln, o presidente dos Estados Unidos, morto em 1865. Há uma grande expectativa por parte de seus idealizadores, donos de uma fábrica de instrumentos musicais de Idaho. Depois de alguns instantes, o androide abre a boca e pronuncia suas primeiras palavras. Um defeito elétrico permite que ele fale apenas de trás para a frente. Abraham Lincoln tem de ser consertado.
A passagem anterior é de We Can Build You, de Philip K. Dick. Qualquer romance que contenha um androide é um mau romance. Qualquer romance ambientado no futuro é um mau romance. Um mau romance – contendo um androide e ambientado no futuro – é o que melhor representa o presente.
O presente é ele: Barack Obama. A analogia com o romance de Philip K. Dick é simples. Desde que foi eleito, Barack Obama apropriou-se da imagem de Abraham Lincoln. Ele seguiu seus passos, apresentando-se despudoradamente como sua réplica. O mimetismo intensificou-se nas últimas semanas. A caminho de Washington, ele reproduziu a viagem de trem de Abraham Lincoln. Depois discursou no Lincoln Memorial. Depois usou a Bíblia do antigo presidente em seu juramento. No dia da posse, em seu primeiro discurso, ao contrário do androide de Philip K. Dick, Barack Obama evitou falar de trás para a frente (só Aretha Franklin, por causa de um defeito elétrico, cantou num patoá desconhecido), mas pronunciou vacuidades igualmente desprovidas de significado sobre o fim das ideologias, a economia de mercado, a regulamentação financeira, a energia alternativa e o terrorismo árabe.
O paralelo com Abraham Lincoln foi soprado pelos marqueteiros do próprio Barack Obama. A imprensa diligentemente tratou de espalhá-lo. É assim que trabalha a imprensa nos tempos de Barack Obama: ecoa a propaganda presidencial. A estratégia de associá-lo a Abraham Lincoln revela o aspecto mais aventureiro e caricaturesco da figura do presidente americano. Ele está para Abraham Lincoln assim como Hugo Chávez está para Simon Bolívar. Benito Mussolini sempre era comparado aos imperadores romanos. Ele compreendeu perfeitamente a utilidade de se agregar a um passado glorioso, organizando festividades como o bimilenário de Virgílio ou de Augusto (este último, depois da conquista da Etiópia). Num documentário americano de 1933, o narrador Lowell Thomas, embevecido por um de seus discursos, comenta: "O momento é solene: César renasce".
O androide de Abraham Lincoln oferece bons conselhos ao protagonista do romance de Philip K. Dick. Até o dia em que ele manifesta seu lado esquizoide, que o impede de agir, como o Abraham Lincoln original. Barack Obama não é um Abraham Lincoln. Ele é apenas seu simulacro com a fiação invertida.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Por que Obama pode?

Estou aqui lendo algumas matérias sobre a posse de Barack H. Obama. As revistas semanais deste final de semana trarão grandes reportagens sobre a história do momento mais histórico da história dos Estados Unidos.
Uma frase do seu discurso me chamou atenção. Obama disse que os Estados Unidos estão prontos para liderar outra vez. Será que Hugo Chávez ficou nervoso? Será que esta liderança norte americana vai abalar sua revolução bolivariana? Que nada! Da tumba a múmia Fidel Castro já disse que apóia Obama. Se Fidel falou, o Bufão de Caracas enfia o rabo entre as patas.

Antigamente, se um líder americano dissesse tal frase veríamos a reação descontrolada da esquerda. Mas Obama pode dizer o que ele quiser que será aplaudido. Não se esqueçam da história do momento histórico que mudou a história dos Estados Unidos. A partir do dia 20 de janeiro de 2009 não existe mais racismo na terra do Tio Sam e o presidente pode dizer que seu país está pronto para liderar novamente. Por que? Ora, porque Obama pode. Mas aí eu pergunto: Por que Obama pode?

Cristina e o chauto do Fidel


Lula e Chávez gostaram do charuto do Fidél. Pela cara, Cristina Kirchiner também aprovou

E a pichadora da bienal?

Teve muita gente que defendeu a pichadora da bienal. Enquanto Daniel Dantas continuava solto uma pobre pichadora estava presa. Pois é. Ontem ela foi presa de novo acusada de roubar DVD nas Lojas Americanas. Terão dó dela? Eu continuo não tendo.
É preferível ter opiniões “infantis” a compactuar com o crime.

Tô fora!

O governador de Goiás Alcides Rodrigues, o popular Cidinho, homenageou Tarso Genro que esteve ontem em Goiânia. Segundo Cidinho, era a gratidão do povo goiano pelos serviços prestados por Tarso Genro a frente do Ministério da Justiça. Gratidão do povo goiano pelos serviços de Tarso Genro? Epa! Tô fora! Me incluam fora dessa! Não quer fazer parte deste “povo goiano” que apóia ministro que concede asilo político a terrorista esquerdopata.

A favor do terrorismo

É interessante ler o que sai na imprensa sobre a ofensiva israelense na Faixa de Gaza. Israel sempre está errado ou é o grande derrotado. No Estadão de hoje, Gilles Lapouge fala sobre a retomada da construção de túneis pelo Hamas na fronteira da Faixa de Gaza com o Egito e questiona se Israel realmente venceu a batalha. Todo mundo sabe (até Lapouge) que os terroristas do Hamas recebem armas por estes túneis. Ao invés de apoiar a ofensiva israelense contra os terroristas, muitos jornalistas preferem zombar ou mostrar como tais túneis foram fundamentais para derrotar inimigos em guerras ao longo da história.
Não tem jeito. Israel sempre será zombado. Por mais correto que esteja, por mais justo que seja atacar a base daqueles que lançam foguetes em seu território, Israel sempre será o lado negro da história. Israel tem que ficar calado e ver foguetes vindos das bases do Hamas atingindo seu território e ouvir o Hamas exigir do Ocidente que também participe das discussões sobre a paz no Oriente Médio.
Barack H. Obama está certo ao fechar a prisão de Guantánamo e não falar o que vai fazer com os 245 presos. Gilles Lapouge está certo ao exaltar os túneis do Hamas e zombar da ofensiva israelense. O terrorismo agradece estas manifestações de apoio vindas do Ocidente.

É isso aí, Obama!

Barack H. Obama fechou a prisão de Guantánamo. Tudo por conta das acusações de tortura contra os presos terroristas. Hummm... E o que a nova administração tem a nos dizer sobre os possíveis torturadores? Já os encontraram? Vão ser punidos?
Além disso, não se sabe ainda o que vai acontecer com os 245 presos que estão na prisão. E, segundo ordem obamística, se os presos não saírem de Guantánamo em um ano serão soltos. Que beleza! Acusados de participar do maior atentado terrorista da história, em um ano, podem andar livremente por aí. É isso aí, Obama! Fechem Guantánamo e depois pensem no que fazer com os 245 presos e seus torturadores.

De olho nele

O Senado arquivou os processos contra Renan Canalheiros, não é mesmo? Mas a Procuradoria Geral da República ainda investiga o Rei do Gado. Renan volta à cena política juntamente com a candidatura de José Sarney para a presidência do Senado. Vamos ficar de olho nele. Segue abaixo a reportagem da Folha de São Paulo assinada por Fernanda Odilla sobre as investigações:

Absolvido duas vezes pelos colegas de plenário, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) ainda é investigado pela Procuradoria Geral da República. Tramitando em sigilo no STF (Supremo Tribunal Federal), o inquérito está com 29 volumes e vai além das denúncias arquivadas pelo Congresso em 2007.
Depois de ter deixado a presidência do Senado no final de 2007 envolvido em uma série de denúncias, Renan voltou com força à cena política como principal articulador da campanha do colega José Sarney (PMDB-AP) à presidência da Casa. Em fevereiro o senador assumirá a liderança da bancada do partido.
Instaurado em agosto de 2007 a pedido do próprio senador para esclarecer as supostas notas frias usadas para comprar e vender gado, o inquérito do STF se voltou contra Renan. Ele aparece como indiciado no procedimento que tramita em segredo de Justiça.
Procurado pela Folha para falar sobre a ampliação das investigações, o senador respondeu que não quer "falar sobre essas coisas". Alegando sigilo, a Procuradoria e o Supremo se negaram a informar se Renan já prestou depoimento.
Quando solicitou a investigação, o senador queria provar que não era procedente a suspeita do uso de notas frias para justificar o rendimento de R$ 1,9 bilhão em quatro anos com compra e venda de gado. Ele queria comprovar que não precisava de recursos de um lobista para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.
A pedido do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, foram encaminhados ao STF ofícios com informações prestadas por diferentes órgãos federais, entre eles os ministérios da Integração, Esporte, Turismo e Cultura, os Correios e a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).
Os documentos indicam que a investigação foi ampliada. Como se trata de um processo contra um senador, que tem foro privilegiado, cabe ao chefe do Ministério Público Federal conduzir as apurações.

Ponte

Entre os documentos em análise pela Procuradoria estão dados de convênios firmados para a construção de uma ponte em Barra de Santo Antônio, litoral alagoano. A obra, que desde 2002 já recebeu R$ 15,6 milhões dos ministérios da Integração e do Turismo, foi paralisada há mais de um ano sob suspeita de sobrepreço.
Renan é um dos padrinhos da ponte, segundo o vice-prefeito da cidade, Carlos Alexandre Pereira Lins. Além de indicar emendas para a obra, Lins afirma que o senador colaborou para liberar os recursos e retomar a obra já no próximo mês.
Em discurso no segundo semestre do ano passado, o próprio senador anunciou que aguardava a liberação para a concluir a ponte.
À Folha, na sexta-feira passada, Renan Calheiros disse a obra será retomada porque os recursos já estão garantidos. Mas segundo a área técnica da Caixa, a construção da ponte foi suspensa, a pedido do Ministério do Turismo, por indícios de sobrepreço.
A Procuradoria analisa ainda a movimentação financeira do senador. A pedido do STF, a Receita Federal, o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o Banco Central e o Bradesco enviaram ofícios com informações bancárias e fiscais do senador. Ele teve a quebra de seus sigilos autorizada pelo STF em 2007.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Uma foto e repetindo um post


Esta foto está no site do jornal La Reppublica da Itália. Os italianos estão protestando contra a decisão do desgoverno brasileiro de conceder asilo político ao terrorista Cesare Battisti. Se é terrorista esquerdopata Lula e seus companheiros do Foro de São Paulo abrem as portas. Repito aqui um post publicado no dia 16 de janeiro intitulado “Lula é companheiro do terrorismo”:

Lula endossa a decisão de Tarso Genro em conceder asilo ao terrorista italiano. Lula, assim como Tarso Genro, é outro companheiro do terrorismo. Lula é companheiro não somente dos terroristas esquerdopatas das Farc, mas dos terroristas esquerdopstas da Itália. Este é o fundador do Foro de São Paulo, o maldito foro que abriga a esquerda assassina na América Latina e que ajuda os esquerdistas assassinos do mundo todo.

Eu não me contento assim tão fácil

A turma do Oba-Obama está feliz da vida. Vai ver nunca antes na história dos Estados Unidos um presidente fez o que Barack H. Obama fez agora. Já disseram que nestes dois dias de administração, Obama fez mais que George W. Bush. Ainda bem que eu não me contento assim. Eles estão felizes com pouca coisa. Eu imaginei que Obama terminando de fazer o juramento de posse o mundo seria outro. Que nada! Tudo continua a mesma coisa. O Hamas continua ameaçando Israel, Bin Laden manda seu recado e a crise econômica chegou ao Brasil.

Eu, um anti-americano?

Um petralha me chama de anti-americano só porque critico Barack H. Obama. Eu, um anti-americano? Eu que sempre louvo a democracia americana sou chamado de anti-americano? Pois é... Vai ver, americano bom é Michael Moore. Ele desceu a lenha em George W. Bush. Quem desce a lenha em Bush é um cara legal. Quem desce a lenha em Obama é mal. Que coisa, não?

Ainda sobre Guantánamo

Barack H. Obama quer fechar a prisão de Guantánamo e as prisões que a CIA manteve secretas por um bom tempo em outros países. Uma das causas para a decisão do presidente é que estas prisões mancharam a imagem dos Estados Unidos por conta da tortura que os presos sofreram. Bem, será que Obama também decidiu fazer uma investigação sobre as acusações de tortura? Ou será que ele quer somente fechar as prisões e deixar os possíveis torturadores livres por aí?

O que dizer sobre isso?

Peguei esta foto do Blog do Aluízio Amorim. A foto foi tirada numa “manifestação” pela paz em Melbourne, Austrália. O cartaz diz que os judeus não aprenderam e que precisam do nazismo (representado pela suástica) mais que antes. Pois é. Para os humanóides esquerdopatas Israel tem que se calar quando os terroristas do Hamas lançam foguetes em seu território. E o que estes humanóides esquerdopatas, principalmente a turminha da ONU, tem a nos dizer sobre esta “manifestação pela paz”?

Show do U2

Minha namorada acaba de me ligar. Está doida para assistir no cinema um filme do U2. Vocês sabem minha opinião sobre Bono Vox. Detesto quando ele quer dar uma de revolucionário. Mas, como cantor, até gosto de suas músicas. Relembro aqui a bela versão para a música Stuck in a moment and you can’t get out of it tocaca nos shows que a banda fez no Brasil em 2006. Uma versão acústica muito boa. Tem no You Tube.

Mas eu não vou colocar minha opinião sobre o revolucionário Bono Vox sobre o desejo da minha namorada de ver a banda no cinema. Vamos lá. O petralhismo bonovoxiano não vai sobrepor o desejo da minha amada. Se ela quer ver então vamos ver.

E o Lago das Rosas?

O Lago das Rosas fica perto daqui de casa. Lembro quando tinha cinco anos e meu pai levava meu irmão e eu para as margens do lago que é formado pelas águas do Córrego Capim Puba. Meu pai pegava pães velhos e dava para cada um dos seus filhos atirarem na água do lago. Era legam ver os peixes comendo tudo numa só euforia. Mas o Lago das Rosas é apenas um retrato na minha memória e como dói.

Dói ver o Lago das Rosas hoje. O senhor prefeito Iris Rezende começou uma reforma naquele espaço da minha infância no ano passado e seria entregue a população no dia do aniversário de Goiânia. Mas a reforma foi adiando dia após dia. Hoje, o Lago das Rosas é um monte de terra que se espalha nos olhos de quem ali passa quando um vento mais ousado decide levantar poeira. É lamentável ver o que o senhor prefeito Iris Rezende fez naquele local. Por que a demora na reforma? O que aconteceu? Ninguém sabe. Ninguém cobra. A imprensa goiana só sabe babar em cima dos políticos que estragam com as paisagens que marcaram a infância de um menino com cabelo de cuia que adorava jogar pães velhos para os peixes do Lago das Rosas.

O que o senhor prefeito Iris Rezende tem a nos dizer sobre a demora na conclusão da reforma do Lago das Rosas? Coitado dele. Tem que cuidar do segundo e do terceiro escalões da prefeitura que ainda não tem seus aspones. O Lago das Rosas que se dane porque Iris quer cuidar com carinho daqueles que ajudaram na sua campanha.

A volta dos que não foram

Renan Canalheiros volta aos holofotes políticos juntamente com José Sarney que lançou sua candidatura à presidência do Senado. Dois nomes totalmente excelentes, não é mesmo? Um fez do Senado uma extensão do seu banheiro. O outro foi um fiel apoiador da ditadura militar e, percebendo que os milicos estavam voltando para os quartéis, pulou para a barca de Tancredo Neves. A cada dia que passa o Brasil está mais bem servido de políticos. A gente pensa que eles estão apagados, mas é só dar um pequeno feixe de luz que eles voltam com tudo. É o popular: “A volta dos que não foram”.

E o São Paulo continua sendo o time da paciência

Não assisti ao empate em 1 a 1 do São Paulo com o Ituano pela primeira rodada do Campeonato Paulista. Pelo visto, outra vez, o São Paulo será o time da paciência. E o torcedor que espera algo do tricolor paulista não tem reclamado muito quando termina a temporada.

Mais uma vez

Li no Popular de hoje que a TV Anhanguera vai transmitir os jogos do Campeonato Goiano. Mais uma vez. Ano passado a emissora também transmitiu as peladas e eu não pude assistir alguns jogos do São Paulo. Este ano terei que torcer para a Band transmitir, pelo menos, os clássicos que meu time for jogar.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

O que fazer?

Barack H. Obama pediu e os julgamentos dos presos em Guantánamo foram suspensos. O leitor Rodrigo Teixeira quer que eu me explique melhor. Lá vamos nós!
Obama quer fechar a prisão de Guantánamo por conta das torturas que os presos sofreram, não é mesmo? Se ele fechar a prisão o que será feito destes presos? É isso que eu questiono. Se tem carcereiro torturando preso, violando lei, que seja punido. Se em Guantánamo tem preso acusado de participar do 11 de setembro que apodreça na cadeia. Obama quer cancelar os julgamentos dos presos em Guantánamo. Pelo que eu li até agora na internet ele conseguiu. Mas o que fazer com eles? Soltá-los? Tratá-los como cidadãos americanos?

E o que vai acontecer agora?

Um dos primeiros atos do presidente Obama foi suspender o julgamento de um dos presos na prisão de Guantánamo. Bem, resta saber agora o que o novo governo americano vai fazer com os outros presos. Será que eles serão julgados como se fossem cidadãos americanos ou Obama inventará algum outro julgamento? Vejamos como Barack H. Obama irá descascar o abacaxi deixado por George W. Bush.

O São Paulo volta ao blog

Hoje começa o Campeonato Paulista. E o meu glorioso São Paulo volta ao blog. Estou feliz com as contratações. Espero que Washington faça muitos gols e que Rogério Ceni feche o gol e, se possível, coloque a bola onde a coruja dorme em uma de suas cobranças de falta.
Apesar de estar feliz com o São Paulo prefiro o humor de Muricy Ramalho.

Perguntem ao Sarney

Tarso Genro é um dos mais entusiasmados em punir os torturadores militares que atuaram nos porões da ditadura militar. José Sarney era um dos mais entusiasmados apoiadores do regime militar. O que Sarney pensa a respeito da proposta de Tarso? Precisamos perguntar isso ao ex-presidente. Afinal, ele será candidato a presidência do Senado.

Ele voltou

Em fevereiro Renan Canalheiros assumirá a liderança do PMDB no Senado. Alguém lembra das acusações contra o senador que pediu para um lobista pagar a pensão de uma filha que teve com uma jornalista? Alguém se lembra da forma como o então presidente do Senado atuou para abafar o caso que o constrangia? Alguém se lembra? Pois é, Canalheiros volta à tona em fevereiro, ou melhor, já está atuando juntamente com José Sarney. Vai ter protesto? O cara que fez do Senado uma extensão do seu banheiro está de volta e os indecentes se calam.

O mundo mudou?

Barack Obama já é presidente dos Estados Unidos. Como eu escrevi num post: George W. Bush é apenas um retrato na parede que não trará nenhuma saudade. Como sabem, eu não senti nada de novo ou diferente quando Obama finalmente tomou posse. Do jeito que as coisas andam é necessário ele descer logo do palanque e fazer alguma coisa para dar um jeito na crise econômica sem esquecer dos terroristas que insistem em colocar a paz mundial em risco.

Acordei hoje pensando se eu mudei ou o mundo mudou. Será? Quando Obama foi eleito disseram que tudo seria diferente. O dia 20 de janeiro era o mais esperado. Diziam que, Obama presidente, o mundo veria os Estados Unidos com outros olhos, que nada seria como antes. Será? Continuo com minhas dúvidas sobre Obama. A única certeza que eu tenho é que ele precisa ser testado, pressionado, cobrado, exigido. Não sei até quando esta adulação, esta emoção pós-posse continuará.

O mundo mudou? Não. O mundo continua o mesmo. Só vai demorar um pouco para aqueles que estão roucos de gritar “Yes, we can” voltar a realidade e perceber se o cara que está lá na Casa Branca consegue ou não reconstruir a América.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Petralhismo idiota (Parte 2)

Vejam o que um petralha idiota escreveu no comentário do Blog do Reinaldo Azevedo no post “O discurso, o verdugo e o demiurgo” usando meu nome:

tio rei : vc agora se tornará antiamericano e torcerá contra todas as iniciativas do obama ? será engraçado ler vc se tornando antiamericano ! rsss

Observei a escrita. Frases iniciadas com letras minúsculas. Já sei a origem. Vejam o post abaixo que publico um dos comentários idiotas de um petralha. É do mesmo naipe: frases iniciadas com letras minúsculas. É o submundo petralha contaminando. Por isso devemos ficar atentos contra essa gente asquerosa e malvada.

Petralhismo idiota

Vejo que um petralha espertinho usa meu nome para mandar comentários lá no Blog do Reinaldo Azevedo. Já mandei um comentário pedindo para que exclua o fake. Não chamo o Reinaldo de Tio Rei nos comentários e muito menos uso risadas enlatadas.

E o Hamas continua atacando

Acabo de ler no Blog do Reinaldo Azevedo que o Hamas está perseguindo o pessoal do Fatah. Os terroristas querem as cabeças dos seus adversários que teriam colaborado com a ofensiva israelense. Será que os “anti-fundamentalistas” vão voltar ás ruas e pedir punições ao Hamas? Quando o Hamas ataca, os humanóides esquerdopatas se calam. É o silêncio dos indecentes. Eles sim são os “carolas, de cabeça vazia” que se calam quando os terroristas agem.

Uma amostra dos botocudos

e quem disse que o obama era a favor do terrorismo ? só se nasceu da sua cabeça desocupada, carola e fundamentalista !!!

Isto é só uma amostra do que os botocudos me mandam. Ah, sim. A cabeça dele está bem ocupada. Ele não para de ler este blog, hehehe.

Contra o terror

Trecho do discurso de Obama:

Nós não vamos pedir desculpas por nosso estilo de vida nem vamos hesitar em defendê-lo. E, para aqueles que buscam aumentar seus alvos induzindo terror e assassinando inocentes, dizemos a vocês, agora, que nosso espírito é mais forte e não pode ser quebrado. Vocês não irão nos ultrapassar, e nós os derrotaremos.
Pois é... Que Obaminha paz e amor que nada. Obama é contra o terror. Tomara que ele transforme o discurso em prática. É preciso desafiar o agora presidente Barack H. Obama. Chega de Obamania ou Oba-Obama.

Obama apareceu

Pronto! O público viu Barack Hussein Obama. Muitos aplausos, muitos gritos. Fica a pergunta: "E agora, senhor presidente?"

Depois o doente sou eu

Eles veem aqui, descarregam suas fezes e falam que não gostam de mim. Como podem existir pessoas que perdem tempo lendo o que não gostam. Depois o doente sou eu. Bem, lugar de petralha é no lixo e seus comentários também. Sigamos a festa Oba-Obama.

Petralhas assanhados

Uns petralhochatos veem aqui encher o saco. Sai pra lá! Afastem-se de mim, satanás!

Al Gore agasalhado

Al Gore é um dos ecochatos que fala sobre o aquecimento global. Estou acompanhando a cerimônia de posse de Barack Obama pela GloboNews. Vi o ex-vice presidente passando pelo Capitólio. Estava todo agasalhado por conta do frio que faz em Washington. Mas o mundo não está esquentando? Como explicar este frio, Mr. Gore? Como diria Zé Trindade: "Vejam vocês o que é a natureza".

Agora sim - CHANGIS, NÓIS PODIS


E agora?

Durante a ofensiva israelense contra os terroristas do Hamas vimos vários humanóides esquerdopatas queimarem bandeiras de Israel. Vimos também estes mesmos humanóides comovidos com o que acontecia com os palestinos. Bem, Israel retira suas tropas da Faixa de Gaza. Será que o amor aos palestinos continuará? Será que estes humanóides esquerdopatas ajudarão os palestinos necessitados?

E se Israel for atacada outra vez pelos terroristas do Hamas, deverão os israelenses ficar calados? Alguém vai fazer alguma coisa no Oriente Médio? Bono Vox vai fazer algum show? E agora?

Igual 2003

Vendo as reportagens relativas à posse de Barack Obama, eu lembrei da expectativa gerada pela posse de Lula em 2003. Lembraram a origem difícil do metalúrgico que, finalmente, depois de três tentativas, chegava à presidência do seu país. Mostravam Brasília repleta de bandeiras vermelhas. Os petistas felizes da vida porque, finalmente, mamariam nas tetas do Estado.

Vejam o que fazem com Obama. Tratam-no como trataram Lula em 2003, como se fosse o messias, como se tal momento fosse o esperado por todos para que todos os problemas acabassem (que me desculpe as Organizações Tabajara). Desde as prévias presidenciais há um ano atrás que eu venho escrevendo aqui minha descrença em Obama. Mas, os americanos quiseram algo novo, não é mesmo? E o mundo apoiou a decisão dos americanos.

Não me iludo com as promessas fáceis de Obama. Não acredito que, a partir de hoje, tudo vai ser diferente. Quero ver se Obama vai dar conta do recado. É preciso desafiá-lo e não adulá-lo. Será que ele vai dar conta? Assim como Lula não deu conta de mudar estêpaiz, Obama também não satisfará a ânsia daqueles que querem mudança.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

É amanhã

Amanhã é a posse do Obamis. Mas já entrei na folia. Isso me faz lembrar a posse do Apedeuta em 2003. Muitaa folia no começo e decepção no final.

Hoje é dia da changis


domingo, 18 de janeiro de 2009

A partir da meia noite

Não sei se espero a meia noite chegar para saber o que vai acontecer. Amanhã Barack Obama tomará posse como presidente dos Estados Unidos. Fico imaginando o que Michael Moore estará fazendo. Será que ele vai filmar a partida de George W. Bush da Casa Branca ou fará um documentário louvando o novo presidente? Sei lá... A partir de amanhã o mundo será diferente, não é mesmo? Não é assim que os politicamente corretos dizem? A partir de amanhã não haverá mais racismo e o mundo será apenas um. Até quando Obama será blindado? Até quando será poupado? Sei lá... Acho que não vou esperar a meia noite. Obama tomará posse amanhã e o mundo continuará no mesmo caos. Já cai na balela petralha quando tinha 19 anos e votei em Lula nas eleições presidenciais de 2002. Agora tenho 25 e não acredito mais em um outro mundo possível. E nem acredito em “Yes, we can!”

Voltei

Estou aqui. Não voltei depois do almoço como estava programado. Cheguei em Goiânia sete da noite e corri pra me aprontar e ir à missa. O baile em Nova Veneza foi muito bom. Minha amada e eu aproveitamos muito. Sei que o mundo inteiro fala da festa de amanhã na Casa Branca. Mas eu prefiro a de Nova Veneza.