sábado, 25 de julho de 2009

A UNE lambe as botas do Lula

Abaixo copio e colo na íntegra reportagem da Veja assinada por Gustavo Ribeiro sobre o servilismo da UNE:
A União Nacional dos Estudantes (UNE) transformou-se em uma repartição financiada pelo governo para apoiar suas causas. Triste. Poucas coisas são mais patéticas e melancólicas do que um jovem sem espírito crítico. Felizmente, são raríssimas as circunstâncias históricas que levam a juventude a sufocar sua qualidade humana mais preciosa, a rebeldia com ou sem causa, para idolatrar o poder central. Quando isso ocorre, é sintoma de alguma moléstia social. Arriscando aqui a violar a Lei de Godwin (a bem-humorada sacada do advogado americano Mike Godwin, segundo quem todo argumentador perde força quando compara um evento atual com os da Alemanha nazista), a UNE de hoje lembra o fervor patriótico da Juventude Hitlerista. Lembra também os squadristi, a tropa de choque infanto-juvenil do regime fascista italiano de Benito Mussolini. A UNE, a Juventude Hitlerista e os squadristi têm em comum a força na ausência da razão e o desejo de servir cegamente a um líder.
Reunidos em Brasília em congresso na semana passada para eleger o novo presidente da entidade, os estudantes foram às ruas. Combater a corrupção? Não. Pela preservação da Floresta Amazônica? Nada disso. A UNE protestou contra a criação da CPI da Petrobras, uma das patrocinadoras do evento. A antes combativa entidade estudantil inovou em sua servidão ao poder em troca de dinheiro. Para abrir o congresso, a entidade convidou o presidente Lula, saudado por cerca de 3 000 squadristi brasileiros. Talvez Brasília só tenha assistido a tamanho servilismo por parte de estudantes universitários brasileiros quando, no regime militar, foi organizada a Arena Jovem, braço do partido de sustentação ao governo.
A atual geração está jogando na lama a rica história da UNE de enfrentamento com o poder. Não apenas de contestação, mas de produção cultural alternativa de qualidade nos anos 60 – quando foi presidida por José Serra, hoje governador de São Paulo. Cerca de 6 000 estudantes que foram ao congresso ficaram alojados em escolas públicas de Brasília – e estes, sim, deixaram sua marca de rebeldia, pena que apenas depredando salas, destruindo mesas e abandonando garrafas de bebidas alcoólicas vazias e preservativos usados nas salas.
Comentário
Temos ou não temos motivos para pegar no pé da UNE? É só mostrar um bolinho de dinheiro que essa gente late, vira no chão, se faz de morto, levanta, corre para pega o ossinho e ainda depreda e suja escola pública. Eis a União Nacional dos Estudantes durante o governo Lula. O próximo presidente já sabe o que fazer para não ver nenhum estudante importunando sua vida no Palácio do Planalto. É só meter dinheiro na entidade que o silêncio é garantido (e uns aplausos também).

JORNAL DO BRASIL

Namorado da neta se diz "bom para a Casa"
Apontado como o principal motivo do agravamento da crise em torno do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), Henrique Dias Bernardes, 27 anos de idade, namorado da neta do peemedebista, sustenta que não vê ilegalidade na interferência de Sarney em sua contratação na Casa Legislativa. Nomeado por ato secreto para um cargo na Diretoria Geral, Bernardes foi deslocado para a área administrativa no serviço médico do Senado. Por lá, ele diz que trabalha oito horas diárias e não demonstra constrangimento com a divulgação dos áudios da Polícia Federal que indicariam que o presidente do Senado negociou sua contratação. Leia mais aqui.
Investigações em fundação ainda longe de conclusão
A investigação iniciada nesta semana pela Controladoria Geral da União (CGU) a respeito de possíveis irregularidades em projeto da Fundação José Sarney, contemplado com recursos da Lei Rouanet, não tem data para terminar. Segundo informou ontem a assessoria de imprensa do órgão, a equipe responsável está examinando a prestação de contas parcial da fundação e outras informações enviadas pelo Ministério da Cultura, mas aguardará pelo complemento da documentação após o fim do mês. Leia mais aqui.
Peemedebista perde apoio político entre partidos
Antes mesmo do fim do recesso parlamentar, alguns partidos devem reunir suas bancadas para fazer uma avaliação sobre a crise no Senado e a situação delicada do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Até mesmo o PR, que antes do recesso mantinha uma posição de franco apoio ao senador, pode rever sua posição. Leia mais aqui.
Utilização do nome Sarney com os dias contados
Os aliados e a família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), têm perdido prestígio até mesmo naquele que é considerado o principal feudo político do grupo, o Maranhão. A Justiça determinou, nesta semana, a retirada de nomes de políticos ligados a família Sarney de logradouros públicos. Com a determinação, a governadora do Maranhão e filha de Sarney, Roseana Sarney (PMDB), antecipou-se e encaminhou para prefeitos e secretários uma recomendação para que seu nome seja retirado de todos os prédios públicos do Estado. Leia mais aqui.
O adeus ao dólar no Mercosul
O Conselho do Mercado Comum do Mercosul aprovou ontem a substituição do dólar por moedas locais no intercâmbio comercial do bloco sul-americano. Reunidos na 37ª Cúpula de Assunção (Paraguai), os ministros dos países-membros defendem que a medida serve para enfrentar a crise econômica mundial. Leia mais aqui.

ESTADÃO

PT contraria Lula e defende licença de Sarney no comando do Senado
Na contramão da orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a bancada do PT no Senado voltou a pedir ontem o afastamento do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Diante dos diálogos divulgados pelo Estado, em que Sarney discute com o filho Fernando Sarney a contratação do namorado de sua neta na Casa, o líder Aloizio Mercadante (SP) emitiu nota na qual considera "grave" a revelação. Em nome da bancada, ele afirmou que o Conselho de Ética do Senado terá de investigar "com rigor a possibilidade de participação direta" do peemedebista na promulgação do ato secreto que serviu para concretizar a nomeação. Leia mais aqui.
Feudo de Agaciel serviu para acomodar aliados de Sarney
A nomeação do namorado da neta do presidente José Sarney (PMDB-AP) na diretoria-geral do Senado confirma que o ex-diretor Agaciel Maia usava as vagas de confiança do órgão como instrumento de poder para agradar aos senadores. A diretoria-geral possui cerca de 200 vagas comissionadas disponíveis para um pequeno espaço no terceiro andar do prédio principal do Senado. Muitos desses cargos foram criados por atos secretos. Leia mais aqui.
BC endurece as regras de bancos sobre lavagem de dinheiro
O Banco Central (BC) tornou mais rigorosas as regras para evitar operações fraudulentas nas instituições financeiras, como a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Mesmo quem não é cliente, como quem faz um depósito em conta de outro correntista, pode ser considerado suspeito.Os bancos podem tratar clientes comuns com o mesmo rigor da checagem de transações de políticos e funcionários do Executivo e do Judiciário. As novas regras entram em vigor em 30 dias e obriga os bancos a serem ainda mais cuidadosos na identificação de transações suspeitas. Leia mais aqui.

FOLHA DE SÃO PAULO

Empresas da família Sarney são alvo de devassa da Receita
Numa devassa sem precedentes nas empresas da família Sarney, a Receita Federal indicou a prática de crimes contra a ordem tributária, como remessa ilegal de recursos para o exterior, falsificação de contratos de câmbio e lavagem de dinheiro, entre outras ilegalidades. Leia mais aqui.
Oposição agora vai pedir cassação de Sarney
As novas denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), fizeram a oposição mudar de tática: DEM e PSDB deixarão de pedir seu afastamento do cargo e passarão a defender a cassação de seu mandato. Para isso, decidiram ingressar no Conselho de Ética com representações por quebra de decoro parlamentar. Leia mais aqui.
Relatório de farra aérea cita DEM, PTB e PP
Os deputados Eugênio Rabelo (PP-CE), Márcio Junqueira (DEM-RR) e Paulo Roberto (PTB-RS) estão entre os parlamentares com indícios de participação no esquema de venda de passagens aéreas de suas cotas e podem ser investigados pela Corregedoria da Câmara. Leia mais aqui.
"Tenho provas de que dinheiro da BrT bancou a Satiagraha"
FOLHA - A Operação Satiagraha, da Polícia Federal, foi assumida pelo delegado Ricardo Saadi, que tem um perfil mais técnico do que o antigo condutor da investigação, o delegado Protógenes Queiroz, acusado de ilegalidades por sua defesa. Como o sr. avalia a atual condução das investigações do caso?
DANIEL DANTAS - Ainda há coisas estranhas. Uma pessoa me informou que existia dinheiro da Brasil Telecom pagando agentes que trabalhavam na Operação Satiagraha. Leia mais aqui.
Zelaya pisa em Honduras, mas depois recua
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, tentou ontem pela segunda vez voltar ao seu país, desta vez por terra. Chegou a cruzar a fronteira com a Nicarágua por alguns passos, mas foi impedido de prosseguir por milhares de policiais e militares, que bloquearam toda a região fronteiriça e impuseram um toque de recolher depois do meio-dia. Leia mais aqui.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

E a CPI?

Pois é... Cadê os defensores da Petrobras? Será que eles querem uma investigação sobre a grana liberada para a Fundação Sarney? Pelos últimos protestos (protestos ou manifestações de apoio ao lulismo?) da UNE, os nossos grandes defensores da Petrobras não querem CPI. Sarney agradece.

JORNAL DO BRASIL

Um pouco mais longe da crise
Depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ter confirmado ontem que a taxa de desemprego do país caiu de 8,8%, em maio, para 8,1% da população economicamente ativa em junho, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, estimou que o total de desocupados deve fechar o ano em um patamar entre 7% e 7,5%. O índice anunciado ontem é o menor desde dezembro, quando o indicador apresentou o melhor desempenho da série histórica (6,8%). Leia mais aqui.
MPF: governo deixou de investir bilhões em saúde
O governo federal não está aplicando no setor da Saúde os recursos mínimos estabelecidos pela emenda constitucional 29. Procuradores da República do Ministério Público Federal do Distrito Federal disseram que pelo menos R$ 5,4 bilhões deixaram de ser investidos. Segundo o levantamento, a União cometeu quatro erros que estariam maquiando as contas públicas. Entre os equívocos, o governo contabilizou gastos do Bolsa Família como se fosse do setor de saúde. Leia mais aqui.

ESTADÃO

Brasil acerta acordo com Paraguai
Os técnicos de Brasil e Paraguai finalizaram as negociações sobre a usina de Itaipu. O acordo ainda depende da palavra final dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, mas pode encerrar o conflito entre os dois países.Um dos principais pontos do acordo é a autorização para o Paraguai vender energia de Itaipu e de outras usinas no mercado livre brasileiro gradualmente e sem a intermediação da Eletrobrás. Outro ponto importante é o reajuste do valor pago pelo Brasil para os paraguaios cederem sua parcela de energia em Itaipu, que deve ser triplicado para US$ 360 milhões. As informações são do diretor-geral paraguaio de Itaipu, Carlos Mateo Balmelli. Leia mais aqui.
Mídia volta a ser alvo de queixas
Pouco depois da entrevista à Rádio Globo, Lula queixou-se, ao discursar na abertura da Feira Internacional de Produtos Orgânicos - Bio Brazil Fair, do trabalho da imprensa. "Certamente depois de terminar isso aqui (abertura da feira), o Reinhold Stephanes (ministro da Agricultura) ou o Serra (governador) ou o Kassab (prefeito de São Paulo) vão falar com a imprensa. Mas, depois de todos os discursos, não pense que vai ter uma pergunta sobre orgânicos. A pergunta será sobre o Senado", disse.Lula pediu que a imprensa seja parceira na divulgação das ações do governo. "A nossa presença aqui é para dar uma chance da imprensa dizer ao mundo que nós temos política agrícola para o agronegócio, agricultura familiar e para os produtores orgânicos deste País. É só isso que nós queremos."
CGU recebe dados para investigar Fundação Sarney
A Controladoria-Geral da União (CGU), órgão de fiscalização vinculado à Presidência, recebeu do Ministério da Cultura a documentação referente à aprovação do projeto de patrocínio da Petrobrás à Fundação José Sarney, em São Luís, e a prestação de contas parcial. É o primeiro passo das investigações sobre a entidade gerida pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).De acordo com reportagem do Estado, do total de R$ 1,3 milhão repassado pela estatal em 2005, foram desviados pelo menos R$ 500 mil para firmas fantasmas e empresas ligadas à família Sarney. O trabalho previsto - digitalização do acervo do museu - não saiu do papel. Leia mais aqui.

FOLHA DE SÃO PAULO

"É preciso saber o tamanho do crime", diz Lula sobre Sarney
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em São Paulo, que é preciso evitar o que chamou de "morte precoce" do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).Mesmo depois da revelação de conversas em que Sarney orienta o processo de contratação do namorado da neta, Lula minimizou o teor das denúncias, defendeu a permanência do presidente do Senado no cargo e censurou condenação precoce no país."O que você não pode é vender tudo como se fosse um crime de pena de morte", afirmou. Leia mais aqui.
Fernando Sarney omite centro de futebol em IR
Em diálogo captado pela Polícia Federal, o empresário Fernando Sarney, vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), diz manter um negócio de venda de jogadores de futebol no Maranhão. O empreendimento não está declarado em seu Imposto de Renda do ano passado, segundo a Folha apurou. Na conversa, gravada com autorização da Justiça, o filho do senador José Sarney (PMDB-AP) conta a um interlocutor não identificado que possui um centro de treinamento com 28 jogadores em Imperatriz (MA) e que no ano passado vendeu quatro deles para o clube Cruzeiro (MG). Leia mais aqui.
Comissão vê indício de negociação de cota aérea por 4 deputados
Uma comissão de sindicância da Câmara encontrou indícios da participação direta de pelo menos quatro deputados no esquema de comercialização de cotas de passagens aéreas. Outros 44 servidores ou ex-servidores responderão a processos administrativos pela participação no esquema.Depois de 90 dias de investigações, a comissão recomendou ontem que o relatório de trabalho, com mais de cem páginas, fosse enviado para a Corregedoria Geral da Câmara, ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao Ministério Público. Leia mais aqui.
PT precisa levar candidatura Ciro em SP a sério, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o "PT precisa levar muito a sério" a possibilidade de lançamento da candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo. Alegando que os petistas teriam dificuldades de vencer sem a construção de uma aliança, Lula recomendou maturidade ao partido."Espero que o PT de São Paulo tenha a maturidade de compreender a importância das alianças políticas e a importância até, se for o caso, de apoiar um candidato que não seja do nosso partido", afirmou.Leia mais aqui
PF investiga fazendeiros ligados a Dantas
A Polícia Federal pediu à Justiça a abertura de novo inquérito na Operação Satiagraha, no Pará, para investigar clientes e terceiros ligados à Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, braço agropecuário do Opportunity, além de aprofundar investigações sobre o uso da empresa rural por Daniel Dantas para a suposta prática de crimes financeiros. Leia mais aqui.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lula vai minimizando

E lá vai Lula outra vez minimizando as safadezas dos seus aliados. É agora com José Sarney, foi assim com Renan Canalheiros, os aloprados e mensaleiros. Lula sempre arranja uma desculpa para livrar a cara dos seus cupanheros. Se fosse em outros tempos... Ah, se fosse em outros tempos em que o silêncio da UNE, da CUT e do MST não eram comprados com algumas verbas públicas. Lula, como sempre, justifica os roubos dos seus amigos.

ESTADÃO

Lula pede cuidado com ''biografia dos investigados''
Em meio à série de denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem ao novo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que o Ministério Público deve levar em consideração a biografia dos investigados. Em 18 de junho, do Casaquistão, Lula já fizera apelo similar, ao questionar a ligação do senador com os atos secretos e declarar que Sarney tem histórico e não pode ser tratado como "pessoa comum". Leia mais aqui.
BC corta Selic pela 5 ª vez seguida
O Banco Central (BC) anunciou na noite de ontem a quinta redução seguida do juro básico da economia. Em decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom), a Selic caiu 0,50 ponto porcentual, para 8,75% ao ano. A decisão renovou o piso histórico do juro no Brasil e fez com que o País passasse da 3ª para a 5ª posição no ranking mundial dos juros. Leia mais aqui.
Gravação da PF mostra Fernando como operador da família Sarney
As gravações feitas pela Polícia Federal no âmbito da Operação Boi Barrica - com autorização judicial - revelam o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), como operador atuante nos negócios e também na política. Um dos alvos preferidos dele, revelam os diálogos, é o setor elétrico - nos telefonemas, interlocutores como o diretor da Eletrobrás, Astrogildo Quental, e o assessor do ministro Edison Lobão (Minas e Energia) Antonio Carlos Lima, o Pipoca. Leia mais aqui.
Diálogo emperra e facções se radicalizam em Honduras
A tensão e o impasse político aberto com o golpe do dia 28 em Honduras começam a dar lugar à impaciência e à radicalização entre os grupos liderados pelo presidente deposto, Manuel Zelaya, e o presidente de facto, Roberto Micheletti.No front diplomático, as negociações mediadas pelo presidente costa-riquenho, Oscar Arias, davam ontem mais sinais de fadiga. A nova proposta, anunciada por Arias ontem como sua última opção, pede a restituição de Zelaya em dois dias - prazo que se esgota amanhã -, além da formação de um governo de união até o final de seu mandato, em janeiro. Leia mais aqui.
Cade dá multa recorde à AmBev e suspende programa de ''fidelidade''
A Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), líder absoluta do mercado de cervejas no Brasil, foi multada ontem pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em R$ 352,7 milhões, a maior multa já aplicada pelo órgão antitruste. A AmBev foi condenada por causa de um programa de relacionamento com bares, restaurantes, mercearias e supermercados, batizado de "Tô Contigo", iniciado em 2003. O programa foi julgado pelo Cade prejudicial à concorrência e aos consumidores finais por funcionar como um programa de fidelidade para os pontos de venda, induzindo-os a dar exclusividade às cervejas do portfólio da AmBev ou a limitar a comercialização de marcas concorrentes. Leia mais aqui.

FOLHA DE SÃO PAULO

Funcionário do Senado advogou para Sarney
Por dois meses da campanha eleitoral que o reelegeu, em 2006, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi defendido por um advogado do quadro efetivo do Senado, lotado no gabinete do senador Gilvam Borges (PMDB-AP), afilhado político de Sarney. Leia mais aqui.
Lula pede cautela com biografia de acusado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem ao novo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que os procuradores, ao realizarem uma investigação, também pensem "na biografia dos investigados". Em discurso, Lula criticou a imprensa por julgar as pessoas antes do processo finalizado."Uma instituição que tem o poder que tem o Ministério Público brasileiro, garantido pela Constituição, tem o direito e a obrigação de agir com a máxima seriedade, não pensando apenas na biografia de quem está fazendo a investigação, mas pensando, da mesma forma, na biografia de quem está sendo investigado", disse. Leia mais aqui.
PF vê lobby de ex-ministro na Petrobras
Houve tráfico de influência do ex-ministro de Minas e Energia Silas Rondeau na Petrobras, segundo a Polícia Federal. A apuração faz parte do inquérito da Operação Boi Barrica, cujo alvo principal é o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).Integrante do Conselho de Administração da Petrobras, Rondeau, segundo a PF, "exerce grande influência" na estatal para "beneficiar os negócios do grupo" de Fernando. Leia mais aqui.
TCU ordena redução no contrato de Angra 3
O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou ontem a redução de R$ 120 milhões no contrato entre a Eletronuclear e a Construtora Andrade Gutierrez para a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3, no Rio de Janeiro, interrompida nos anos 80. Em uma nova análise, o órgão apontou sobrepreço de R$ 301,3 milhões na obra.A redução equivale a 9% do valor do contrato reajustado para R$ 1,368 bilhão, depois de 23 anos de interrupção nas obras. Se a empreiteira não concordar, o contrato, assinado em 1983, durante o governo João Batista Figueiredo, será rescindido, ordenou o TCU por unanimidade. Leia mais aqui.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Plebiscito?

Está na Folha online:

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) vai propor na volta do recesso parlamentar em agosto que o plenário do Senado decida sobre a permanência do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no comando da Casa. Cristovam quer uma espécie de plebiscito para que os 81 senadores se manifestem em votação aberta sobre a saída de Sarney.
Segundo o pedetista, a situação do presidente do Senado já não se enquadra mais em afastamento, mas em cassação. "Eu vou defender que os senadores se manifestem pessoalmente em um plebiscito dentro do Senado e votem sobre a permanência do presidente Sarney. Eu não acredito que ele tenha mais de 41 votos hoje no Senado", afirmou.
Comentário
Sei não. Todos os senadores se manifestarem sobre a saída de Sarney? Vocês se lembram da crise provocada por Renan Canalheiros? Pois é. Um dia antes da votação do processo de cassação do senador rei do gado, a Folha de São Paulo publicou uma pesquisa mostrando que a maioria votaria pela cassação do mandato. O final da história todo mundo já conhece. Quero ver se a proposta de Cristovam Buarque vai a diante e se os 81 senadores terão coragem de mostrar publicamente se querem ou não a saída da carcaça da ditadura.

Lula e as biografias

Lula deu posse a Roberto Gurgel, novo procurador geral da república. Pediu que o Ministério Público tome cuidado com a biografia de quem é investigado. Lula virou um expert em fazer "justiça". Já beijou a mão de Jader Barbalho, já abraçou Fernando Collor de Melo e já disse que José Sarney é uma pessoa incomum. Lula sabe muito bem como restaurar a biografia de quem já pegou dinheiro público indevidamente.

E o assassino Raúl Castro é recebido em Salvador

E Raúl Castro aterrisa em Salvador. Foi recebido pelo governador Jacques Wagner. Raúl é irmão de Fidel Castro, a múmia esquerdopata. Os dois colocaram vários adversários na parede e apertaram os gatilhos das metralhadoras. O Brasil é um país de banana mesmo. O próximo que virá nos visitar será o doidinho do Irã.

Um neto incomum

Depois de ler a reportagem no Estadão de hoje sobre as gravações comprometendo ainda mais José Sarney e Agaciel Maia tenho a certeza de que ter a carcaça da ditadura como avô é ser um neto incomum.

JORNAL DO BRASIL

Lula tem problemas na terra de Sarney
O PT do Maranhão está em pé de guerra. "Nem no inferno. É mais fácil os americanos prenderem o Bin Laden do que fecharmos uma aliança com o PMDB", avisa o deputado Domingos Dutra (foto), presidente regional. Ele diz que embora uma ala acomodada no governo de Roseana trabalhe pelo PMDB, o partido não será entregue ao senador José Sarney. E diz que não consegue entender o que motiva Lula a sair em defesa do presidente do Senado. "O Lula não precisa disso. Um presidente que tem 80% de popularidade, um partido com 30% da preferência e militância não pode continuar refém de Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Romero Jucá e de Valdir Raup em nome da governabilidade ou da candidatura de Dilma".
No ‘berço’ de Agaciel, a farra de cargos e salários
A gráfica do Senado, considerada o berço político do ex-diretor-geral Agaciel Maia, é o setor com o maior número de chefes da Casa. Além de cinco diretores, são 75 cargos de chefia distribuídos em quatro turnos de atividades – uma média de 18 chefes por período. Além de ser um número expressivo, o problema é que parte desses servidores que ocupam cargos de chefia recebe uma gratificação de R$ 1.900 para comandar serviços que já foram extintos do setor, como a tipografia. Leia mais aqui.
STF decidirá sobre cotas para negros no vestibular
O Supremo Tribunal Federal recebeu do Democratas pedido de suspensão liminar da adoção, pela Universidade de Brasília, de cotas para admissão de vestibulandos negros e pardos. A medida começou a ser praticada em 2000 no estado do Rio de Janeiro por diversas universidades federais e depois se estendeu à Universidade Federal da Bahia, sendo adotada em seguida pela UnB. Leia mais aqui.

ESTADÃO

Gravação liga Sarney a atos secretos
Uma sequencia de diálogos gravados pela Polícia Federal com autorização judicial, durante a Operação Boi Barrica, revela a prática de nepotismo explícito pela família Sarney no Senado e amarra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), ao ex-diretor-geral Agaciel Maia na prestação de favores concedidos por meio de atos secretos. Em uma das conversas, o empresário Fernando Sarney, filho do parlamentar, diz à filha, Maria Beatriz Sarney, que mandou Agaciel reservar uma vaga para o namorado dela, Henrique Dias Bernardes. Leia mais aqui.
Diálogo mostra zombaria de filho com benesses no Senado
Parte dos diálogos gravados pela Polícia Federal mostra que, em privado, integrantes da família Sarney faziam troça das benesses que tinham no Senado. Numa conversa com o pai, Fernando Sarney, o estudante João Fernando Michels Gonçalves Sarney admite que, embora estivesse pendurado na folha de pagamento do Senado como funcionário do gabinete de Epitácio Cafeteira (PTB-MA), não costumava aparecer para trabalhar. Leia mais aqui.
Candidata, Dilma pede a Obama que visite Brasil
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, manteve encontro ontem em Washington com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Foi a segunda vez em quatro meses que a ministra, pré-candidata do PT à Presidência em 2010, se encontrou com Obama. Dilma, contudo, esquivou-se de possíveis motivações eleitorais na visita e afirmou que sua ida aos EUA estava ligada à 4ª edição do Fórum de CEOs Brasil-EUA. Leia mais aqui.
Procuradora cobra R$ 757 mil de Duda na Justiça
O Ministério Público Federal em Brasília ingressou com ação civil na Justiça para promover cobrança de R$ 757, 8 mil que teriam sido "pagos indevidamente" pelo governo federal à agência do publicitário Duda Mendonça - réu no processo do mensalão pela suposta prática dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Segundo a procuradora Raquel Branquinho, autora da ação, o publicitário recebeu aquele valor "apenas por intermediar contratações de outras empresas, cujos serviços sequer faziam parte do contrato firmado com a União". Leia mais aqui.

FOLHA DE SÃO PAULO

Juiz sequestra 25 fazendas do grupo de Daniel Dantas
A Justiça Federal determinou o sequestro de 25 fazendas e 450 mil cabeças de gado da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, ligada ao Grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas. A decisão foi tomada na última sexta-feira pelo juiz federal Fausto De Sanctis, responsável pelos processos relativos à Operação Satiagraha da Polícia Federal. Leia mais aqui.
TCU aponta sobrepreço de R$ 227 milhões em Angra 3
Por divergências de preços entre a Construtora Andrade Gutierrez e o TCU (Tribunal de Contas da União), a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3 poderá exigir uma nova licitação. Acórdão do tribunal identificou irregularidades graves no contrato, como o sobrepreço de R$ 227 milhões.A construção da terceira usina nuclear brasileira está suspensa há cerca de 23 anos e, para recomeçar, depende agora de um pronunciamento final do tribunal sobre as condições do contrato, previsto para hoje. Leia mais aqui.
Petrobras contratou firma com sede em canil
A Sibemol Promoções e Eventos, que declara como seu endereço o local onde funciona um canil, recebeu da Petrobras no ano passado R$ 4,2 milhões. Ao todo, a família dona da Sibemol e de duas outras empresas embolsou R$ 12,5 milhões da estatal em 2008, em contratos fechados sem licitação.Os projetos foram escolhidos e autorizados pelo então gerente de comunicação da área de Abastecimento, Geovane de Morais. Conforme a Folha revelou no mês passado, ele foi demitido no começo deste ano por justa causa por suspeitas de desvio de recursos, entre outras irregularidades. Leia mais aqui.
Sem apoio legal, Congresso concede folga aos servidores
Sem respaldo legal, o Congresso estendeu a todos os seus funcionários o direito a uma parte do recesso de julho -previsto no artigo 57 da Constituição só para os parlamentares.No Senado, a autorização foi concedida por e-mail no qual é citada uma decisão da Mesa Diretora da Casa que não existe. Na Câmara, o chamado "descanso" também foi concedido por correio eletrônico. Leia mais aqui.
Lula enquadra PT paulista, e Alckmin recorre a Kassab
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), decidiram entrar em ação para evitar possíveis rachas em seus partidos por conta da sucessão no Estado.Lula discutirá com os pré-candidatos do PT ao governo paulista e com os líderes da sigla a hipótese de o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ou o prefeito de Campinas, Dr. Hélio dos Santos (PDT), liderarem uma chapa antitucanos no Estado em 2010.Como contraposição ao movimento do Planalto, Serra avisou o PSDB, dividido entre as pré-candidaturas dos secretários Geraldo Alckmin (Desenvolvimento) e Aloysio Nunes Ferreira (Casa Civil), que é preciso demonstrar união interna. Leia mais aqui.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Que bela diária!

Lula decretou a volta do pagamento de diárias nas viagens dos seus ministros. Não será mais permitido usar cartão corporativo. Vocês se lembram do escândalo dos cartões? Pois é...
Mas a diária será uma beleza. Segundo o Estadão online: Com a medida, que será publicada na quarta no Diário Oficial da União, os ministros receberão entre R$ 458 e R$ 581 por diária conforme o lugar e não poderão mais usar cartão corporativo, em seu nome ou de assessores, para pagar despesas com hospedagem, alimentação e traslados terrestres. É por estas e outras mordomias que muita gente quer ser ministro. A propósito, os envolvidos nos escândalos dos cartões pagaram pelo que não deveriam ter gasto?

ESTADÃO

Juiz abre nova ação contra Dantas e manda liquidar fundo do Opportunity
O juiz federal Fausto Martin De Sanctis abriu nova ação penal contra o banqueiro Daniel Dantas e decretou a liquidação do Opportunity Special Fundo de Investimento em Ações, medida que deverá ser cumprida "no máximo em 48 horas" pela BNY Mellon Serviços Financeiros Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários "sob pena de responsabilização criminal de seus representantes legais". Leia mais aqui.
CBF fez doação irregular e Roseana foi beneficiada
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá de dar explicações à Justiça Eleitoral pela doação de R$ 500 mil a candidatos nas eleições de 2006. Em ação movida pelo Ministério Público Eleitoral no Rio, a CBF é acusada de ter feito doação além do limite legal de 2% do faturamento bruto obtido no ano anterior. Uma das maiores beneficiadas foi a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, que recebeu R$ 100 mil da instituição. Outros sete candidatos tiveram ajuda da confederação naquele ano, entre eles os senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO), com R$ 50 mil cada, e o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), com R$ 100 mil. Leia mais aqui.
Senado concedeu gratificação retroativa por atos secretos
O Senado usou os atos secretos para conceder gratificações com datas retroativas aos seus funcionários. Na prática, há servidor que recebeu até seis meses de bônus sem ter trabalhado por isso. Em agosto de 2007, por exemplo, cinco servidores da Secretaria de Estágios foram promovidos, por meio de gratificações, com efeitos a partir de dezembro de 2006. Os atos são assinados pelo ex-diretor-geral Agaciel Maia. Sua mulher, Sânzia Maia, dirigia, na época, o setor de estágios. Leia mais aqui.
União ainda paga CPMF embutida em contratos
O DEM entra esta semana com representação no Tribunal de Contas da União (TCU) contra o pagamento indevido da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) nos contratos do governo com a iniciativa privada. Levantamento feito pelo TCU constatou, em pelo menos 20 auditorias realizadas em 2008 e neste ano, que empresas e órgãos oficiais ainda repassam o equivalente ao valor do tributo extinto para fornecedores, que o embolsam como lucro. A alíquota de 0,38% deixou de ser cobrada há um ano e meio. Leia mais aqui.

FOLHA DE SÃO PAULO

Juiz abre processo contra Daniel Dantas e mais 13
A Justiça Federal determinou a abertura de processo criminal contra o banqueiro Daniel Dantas, do grupo Opportunity, e mais 13 acusados pela prática de crimes financeiros investigados na Operação Satiagraha da Polícia Federal.O juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto Martin De Sanctis, acolheu denúncia elaborada pelo procurador da República Rodrigo de Grandis, que acusou Dantas de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e formação de quadrilha e organização criminosa.Os acusados negaram, por meio de seus advogados, as acusações do Ministério Público. Leia mais aqui.
Empresa de Sarney move processo contra o próprio senador
Numa situação inusitada, e considerada irregular pela Justiça do Distrito Federal, uma empresa da qual é sócio o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), move ação por usucapião contra ele próprio.O processo tem como objetivo legalizar terras para abrigar um condomínio de luxo nos arredores de Brasília. A propriedade é parte do sítio São José do Pericumã, que serviu de cenário para importantes decisões no período em que Sarney era presidente da República. Leia mais aqui.
EUA aumentam pressão sobre Honduras
Seguindo grita de quase todos os governos da América Latina e de especialistas em relações entre o continente e os EUA, o Departamento de Estado americano elevou o tom e aumentou a pressão sobre o governo golpista hondurenho e sobre os setores da sociedade que o estão apoiando. O objetivo é que sejam aceitos os termos propostos pelo mediador, o costa-riquenho Óscar Arias. Leia mais aqui.
Ahmadinejad fará ao Brasil 1ª viagem do 2º mandato
Na véspera da chegada do chanceler israelense, Avigdor Liberman, ao Brasil, o embaixador do Irã em Brasília, Mohsen Shaterzadeh, cobriu ontem de elogios o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que seu colega Mahmoud Ahmadinejad escolheu o Brasil para a primeira visita internacional após a posse para o seu segundo mandato, que acontecerá na primeira semana de agosto. Leia mais aqui.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O que Delúbio vai escrever?

Daniel Dantas envolvido no mensalão. Delúbio Soares arquitetou o mensalão operado pelo ex-careca Marcos Valério. Delúbio escreve no Diário da Manhã. Será que ele vai escrever alguma coisa a respeito.

A mágoa de Lula

Lula disse que a única mágoa do seu governo é o fim da CPMF. Nem mensalão, nem aloprados, nem dossiê. Lula sentirá falta do din-din do imposto que ele criticou durante muito tempo e chorou quando a mamata caiu no Senado no final de 2007.

As falcatruas de Sarney

A cada dia que passa vemos as falcatruas de José Sarney. E, mesmo assim, Lula continua dando apoio à carcaça da ditadura. Pergunta pro Lula se ele quer mesmo que se investiguem as malandragens do coronel do Maranhão?

A "independência" da UNE

Augusto Chagas é o novo presidente da UNE. Ele concedeu uma entrevista para a Folha de São Paulo de hoje. Retiro a última pergunta e sua resposta:

FOLHA - O fato de receber verbas do governo federal não afeta a independência da entidade?
CHAGAS - Não. É dever do poder público financiar as atividades dos estudantes.
Vejam que Augusto Chagas diz que "é dever". Ou seja, é uma obrigação o poder público financiar as atividades estudantis. Isso não afeta a independência da UNE? Bem, só mesmo a galerinha da UNE para dizer isso. Lula solta verba para a entidade e a entidade se cala diante o mensalão, o abraço asqueroso de Lula em Collor e outras safadezas petralhas. Vai ver Fernando Henrique Cardoso foi uma besta. Se tivesse cumprido o seu "dever" com a entidade estudantil não veria estudantes fazendo barulho na porta do Palácio do Planalto. Agora o próximo presidente já sabe o que fazer para ganhar a simpatia e o silêncio da UNE: é só financiar atividades deles que suas safadezas serão acobertadas e os revolucionariozinhos da entidade vão falar sobre outra coisa como, por exemplo, a imperialismo americano. Cá pra nós, o Brasil ganha e muito criticando o imperialismo americano do que cobrar punição aos mensaleiros, aloprados, sarneys, barbalhos, collors e outros que Lula sempre faz uma "justiça".

ESTADÃO

Inquérito vai apurar a criação de ''trem da alegria'' secreto na gráfica
A primeira-secretaria do Senado vai abrir inquérito administrativo para investigar a denúncia sobre a contratação de 82 estagiários da gráfica do Senado como servidores efetivos da Casa. Reportagem publicada ontem pelo Estado revelou que as nomeações ocorreram em 1992, quatro anos depois da promulgação da Constituição federal, que condicionou as contratações no serviço público à aprovação em concursos. Leia mais aqui.
Piauí e Maranhão têm os piores desempenhos
Os Estados do Piauí e do Maranhão são os dois com pior Indicador de Desenvolvimento Socioeconômico dos Estados (IDSE) em 2007, segundo o estudo realizado pela FGV Projetos. No caso do Piauí ele partiu em 2001 de um patamar de 2,9 (em uma escala de 0 a 100) para 11,4 em 2007, quando a média nacional foi de 42,1. O vetor que apresentou pior quadro de performance no período estudado foi quesitos de redução da pobreza e da desigualdade. Leia mais aqui.
Violência marca eleição afegã
Em meio à maior ofensiva militar americana desde o início da guerra, em 2001, o Afeganistão se prepara para as eleições de 20 de agosto. Diante de acusações de fraude eleitoral e da expectativa de intimidação de eleitores pelo Taleban e outros grupos rebeldes, observadores temem que a eleição afegã repita o tumulto eleitoral iraniano, uma vez que o Afeganistão é muito mais instável que o Irã e os protestos poderiam aprofundar a violência no país. Leia mais aqui.

FOLHA DE SÃO PAULO

PF abre inquérito sobre obra no Amapá apoiada por Sarney
A Polícia Federal abriu inquérito no dia 17 de junho para investigar a ampliação do aeroporto internacional de Macapá (AP). Essa é a principal obra pela qual o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), trabalhou para viabilizar na capital do Estado que o elegeu.A PF quer averiguar irregularidades detectadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União). A ampliação parou após o tribunal descobrir problemas no contrato e na execução, entre eles, um sobrepreço de pelo menos R$ 17 milhões. Incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o empreendimento foi inicialmente orçado em R$ 112 milhões. Leia mais aqui.
Aliados de Lula recebem mais verbas em São Paulo
Dois prefeitos pré-candidatos ao Palácio dos Bandeirantes com o apoio do Planalto foram os que mais receberam verbas voluntárias da União neste ano no Estado, conforme revela levantamento feito pela Folha, levando-se em conta a população das cidades paulistas.As cidades administradas por eles, Campinas e Osasco, duas das mais populosas de São Paulo, são estrategicamente apontadas pelo PT como potenciais palanques da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do partido à Presidência, dentro do território do tucano José Serra, governador do Estado e também lembrado para a sucessão de Lula. Leia mais aqui.
Negociação sobre golpe em Honduras acaba sem acordo
O governo interino de Honduras afirmou ontem que é "inaceitável" a restituição do presidente deposto, Manuel Zelaya, encerrando a segunda rodada de negociações para superar a crise política no país centro-americano. Alertando sobre o risco de um "derramamento de sangue", o presidente da Costa Rica e mediador do diálogo, Óscar Arias, disse que trabalhará por mais 72 horas para tentar resolver o impasse."Lamento muito, mas as propostas em que o senhor [Arias] insistiu são inaceitáveis para o governo constitucional de Honduras, em particular a sua proposta número um [restituição de Zelaya]", disse o chanceler interino, Carlos López ao final do encontro, realizado na casa privada de Arias.Numa dura crítica direta ao mandatário costa-riquenho, o representante do governo interino de Roberto Micheletti afirmou que "a pretensão de impor como presidente o senhor José Manuel Zelaya contra o direito interno da República (...) é absolutamente inaceitável". Leia mais aqui.