sábado, 15 de novembro de 2008

Por que ele não está lá?

Por que Barack Obama não está presente na reunião do G20 em Washington? Será que existe algum impedimento? Segundo o The Times nenhum acordo será selado neste final de semana enquanto Obama não tomar posse no dia 20 de janeiro do ano que vem. Até lá vão fazer o que?

Muitos dizem que esta transição é histórica porque um negro assumirá a presidência da maior potência do mundo. Eu prefiro conter minha emoção. A transição presidencial americana é turbulenta porque o país enfrenta duas guerras e uma crise econômica que, além de ser se alastrado pelo mundo todo, não tem data para terminar. Ou será que alguém acredita que a meia noite do dia 20 de janeiro de 2009 um novo mundo começará com Barack Hussein Obama na Casa Branca?

Eu acho que Obama deveria participar do encontro do G20 sim. Vai ser difícil reunir tantas lideranças mundiais num só lugar e preocupados num só tema. Seria a chance de Obama ouvir o que os outros líderes têm a dizer e apresentar o que ele vai fazer quando for presidente de fato.

Estamos vivendo um período turbulento. Todo está numa expectativa danada para o começo do governo Obama. Por que ele não está lá em Washington conversando com os principais líderes mundiais? Tem alguma proibição? Já que todo mundo espera pelo dia 20 de janeiro de 2009, Obama poderia pelo menos esboçar o que pretende fazer. O discurso de “change” já passou. Agora é pé no chão e enfrentar o mundo como ele é: difícil e cheio de problemas para resolver.

Nenhum comentário: