quinta-feira, 13 de novembro de 2008

E tivemos um momento de paz

Hoje encontrei minha querida professora Alda Maria Borges lá na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Foi muito bom revê-la. Talvez se tivéssemos um tempinho a mais para bater um papo ela perceberia que não tenho mais os mesmos pensamentos de quando era seu aluno da matéria de Alfabetização II no curso de Pedagogia da Universidade Católica de Goiás. Mas tenho certeza que ela não se aborreceria com isso.

Ela mantém o seu belo sorriso, sua vontade de viver que contagia a todos. Na década de 1960 a professora Alda fez parte de um grupo de professores que o então governador de Goiás Mauro Borges enviou para Pernambuco acompanhar os trabalhos de alfabetização de Paulo Freire que, naquele momento, já estava se tornando nacionalmente conhecido. Professora Alda foi uma das introdutoras deste trabalho aqui em Goiás.

Mas nas aulas dela não há imposição de ideologia. Ela não fala apenas de Paulo Freire, mas sim de vários autores que debateram a alfabetização. Ao revê-la senti saudades das suas aulas. Nos abraçamos e tivemos um momento de paz.

Vida longa a professora Alda Maria Borges!!!

Nenhum comentário: