terça-feira, 16 de setembro de 2008

Olha eu falando de economia

Guido Mantega e Henrique Meireles estão tranqüilos demais enquanto o mundo assiste a queda do banco de investimentos Lehman Brothers nos Estados Unidos. Todos estão em pânico, mas eles estão tranqüilos. Até Fernando Henrique Cardoso tentou esboçar uma certa tranqüilidade.
Na sua coluna de hoje, Miriam Leitão escreve: O Brasil não pode ficar achando que o País é invulnerável à crise. Nem precisa ter o pânico do contágio de primeiro grau, como os que tivemos no passado. Pois é, só que as falas dos chefes da economia da Banânia demonstram otimismo. Eles acham que tudo o que foi feito até agora protegerá o Brasil. Guido Mantega mesmo disse que o país poderia estar de quatro. Poderia. Não está.
Pelo que eu leio nos jornais e na internet, até agora ninguém sabe até onde vai esta crise. Então, por que achar que estamos preparados para enfrentá-la? Se a crise se prolongar será que teremos gordura suficiente para queimar? Eu prefiro duvidar deste otimismo propalado por Mantega e Meireles. Deveria fortalecer ainda mais a economia, evitar ao máximo que a crise abale as nossas estruturas porque uma hora ou outra ela chega. Isso é pânico, desespero? Não, é só precaução mesmo.

Nenhum comentário: