sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Ainda sobre a oposição

Cobro do PSDB uma posição a respeito da situação do senador Eduardo Azeredo. Quando o mensalão mineiro veio à tona (no auge do mensalão petista) os tucanos baixaram a cabeça e trataram logo de fazer um acordo com os petistas para que cada um dos que pegaram dinheiro de Marcos Valério não fossem processados pelas CPI’s que tomavam conta do caso. O acordo deu certo só dentro da comissão do Congresso. O procurador Antônio Fernandes de Souza mandou os mensaleiros petistas e tucanos para o Supremo Tribunal Federal.
Em 2005, quando vieram à tona as tramóias feitas na campanha eleitoral de Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais, os tucanos deveriam expulsá-lo do partido. Assim, não cairiam na conversa mole do petismo (que se confirmou na campanha de 2006) de que todo mundo era igual. Geraldo Alckmin não conseguiu explicar o seu “banho de ética” se tinha companheiro de partido que recebeu dinheiro do valerioduto. Sim, o PSDB aceitou as regras impostas pelo petismo. Além de concordar que é normal fazer caixa 2 nas eleições, entregou de mão beijada para Lula todos os feitos do governo Fernando Henrique Cardoso. O discurso de Lula, transmitido ontem, mostra que tudo que tem sido feito neste governo é obra das mentes geniais dos petistas. Mentira! É obra da esperteza lulista (Lula, de bobo, só tem o andado) que se apropria do que não é seu e da incapacidade da oposição em denunciar isso. Por um acaso vocês viram algum tucano dizendo, em alto e bom som, que o Bolsa – Família é uma junção dos programa sociais do governo anterior? Isso é fato! Está escrito! Na campanha presidencial de 2006 Alckmin quase não falou disso. Só o vi dizendo a respeito no primeiro debate eleitoral do segundo turno na TV Bandeirantes.
No discurso de ontem, Lula estava empolgado. Não se contentou em falar que apenas ele fez tudo para os pobres nestêpaiz. O Apedeutakoba falou até sobre o meio ambiente. Tudo bem que ele não falou das pendengas entre o Ministério do Meio Ambiente e as obras do PAC. O ministério de Marina Silva não queria liberar licenças ambientais para que as obras começassem. Deu o maior bafafá. Lula estava empolgado mesmo. Ele até agradeceu a oposição. Isso mesmo! E aí? Será que a oposição está feliz com o discurso de Lula? Será que o agradecimento amoleceu o coração do Tasso Jereissati e do Demóstenes Torres? Como disse num post passado: o PT faz o inverso daquilo que está escrito no papel e lido por eles com bastante ênfase. Pode ter certeza que, em 2008, Lula e seus puxa-saco voltarão a carga contra a oposição por causa do fim da CPMF. Será que a oposição vai ter peito de mostrar que os feitos da economia na era lulista acontecem por causa da continuação da política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso ou os caras do PSDB e do DEMO (eu sempre chamei o DEM de DEMO desde a sua criação) deixarão Lula tomar para si os feitos do governo que os dois partidos ajudaram a montar entre 1995 e 2002? Será que a oposição vai continuar mostrando que estes mesmos petistas, tão defensores da CPMF, quando eram oposição, criticavam duramente o imposto do cheque? O PSDB precisa de uma vez por todas resolver o caso Eduardo Azeredo. Ou o expulsa de uma vez, ou agüenta as provocações petistas. Ou a oposição começa a tomar jeito, ou Lula continuará surfando não somente na popularidade, mas nas obras e nos resultados que não lhe pertencem.

A oposição aqui em Goiás

E a oposição aqui em Goiás? É triste ver políticos que atacaram o governador de Goiás Alcides Rodrigues, o popular Cidinho, chegarem ao final do ano participando de festa no Palácio das Esmeraldas. Mas não tem problema não. Este blog vai mirar cada um deles, desde o Palácio das Esmeraldas até o Palácio do Planalto passando pela Assembléia Legislativa, Câmara Municipal e Congresso Nacional. Oposição de fato só mesmo na internet.

Nenhum comentário: