segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Clima esquenta no primeiro debate da campanha na TV

Por Fernanda Thurler
no Jornal do Brasil

O tempo esquentou ontem no debate que a TV Band/Rio promoveu na sede da emissora, em Botafogo (Zona Sul). Logo no início, o candidato do PMDB à prefeitura, Eduardo Paes, chamou o do PV, Fernando Gabeira, de egocêntrico e deu a ficha do militante Francisco Miranda, do PV, agredido no sábado, em Madureira.
– Ele foi processado por estelionato, desordem eleitoral e lesão corporal.
Gabeira defendeu o militante:
– Não se justifica agressão levantando a ficha penal da pessoa.
Paes retrucou:
– Eu condenei o excesso da militância, mas esse indivíduo tem um histórico de provocações.
Outro momento de tensão foi quando Paes disse que Gabeira se preocupava mais com a subida do nível do mar em Pernambuco ou com o herbário do Jardim Botânico do que com a saúde e a educação dos cariocas.
– Não me apresente como distante do Rio, como turista ou como gran-fino. Comecei a trabalhar com 9 anos, e o Rio não é uma ilha – respondeu Gabeira.
Duas perguntas do editor executivo do JB, José Aparecido Miguel, sobre saúde e educação foram sorteadas e feitas aos candidatos.
Gabeira também acusou Paes de fugir dos questionamentos quando criticou sua saída do PSDB.
– Estávamos falando de troca de partidos e acabamos no Pan-Americano – ironizou o verde, após o candidato peemedebista concluir sua resposta.
Após uma pergunta de Paes sobre o investimento em transportes em que o prefeito Cesar Maia foi citado como apoiador de sua campanha, Gabeira respondeu:
– Eu vi o prefeito uma cinco vezes até hoje. Você é cria dele.
Paes retrucou:
– Participei do primeiro governo, que teve realizações importantes. Você nomeou até neste (último) governo dele.
Paes também reclamou da postura de Gabeira:
– Essas agressõezinhas não levam a nada.
Os adeptos do peemedebista eram maioria na porta da Band antes do início do debate. Duas vans trouxeram partidários de Paes, enquanto, às 19h, apenas uma apoiadora de Gabeira agitava sua bandeira. O candidato do PMDB chegou às 19h30 e o do Partido Verde, às 20h.
Acompanhando Gabeira, estavam os vereadores eleitos Alfredo Sirkis e Aspásia Camargo, o candidato a vice, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, e o publicitário Lula Vieira, responsável pela campanha na TV. Paes tinha a companhia do ministro Edson Santos (PT) e do senador Francisco Dornelles (PP).

Preparação

A missa foi o único compromisso público de campanha de Paes ontem. O candidato passou a tarde se preparando para o debate que seria promovido à noite pela TV Bandeirantes. Por volta das 16h, ele chegou ao condomínio Santa Marina, na Barra da Tijuca (Zona Oeste), acompanhado de assessores. Sua mulher, Cristine, deixou o apartamento com os dois filhos do casal para que o marido tivesse tranqüilidade para se concentrar.
Gabeira passou as tardes de sábado e de ontem reunido com o vice da chapa, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, para se preparar e se concentrar para o debate.

Nenhum comentário: