quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Depois de guerra na TV, Kassab tem 12 pontos à frente de Marta

Por Carlos Marchi
no Estado de São Paulo

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) está 12 pontos à frente da candidata Marta Suplicy (PT) na sondagem de intenção de votos, marcando 51% a 39% na pesquisa estimulada, segundo levantamento Ibope contratado pelo Estado e pela TV Globo. Esta foi a primeira pesquisa para o segundo turno depois do reinício do horário eleitoral; foi a campo nos dias 13 e 14 de outubro (anteontem e ontem) e captou eventuais efeitos dos ataques pessoais feitos por Marta a Kassab desde domingo.Na sondagem estimulada, os indecisos foram apenas 4%, enquanto 6% disseram que pretendem votar nulo ou em branco.Na computação dos votos válidos - que não inclui os eleitores que pretendem votar em branco ou anular -, a pesquisa Ibope apurou 56% a 44% para Kassab. Isso significa que o atual prefeito está agregando 22 pontos porcentuais ao resultado colhido nas urnas, em votos válidos (33,61%). Já Marta (32,79%) está agregando exatamente a metade do número de Kassab - 11 pontos porcentuais.O levantamento do Ibope revelou o alto grau de engajamento do eleitor paulistano na disputa da prefeitura. A pesquisa espontânea apurou números bem próximos da pesquisa estimulada: nela, Kassab conseguiu 48% e Marta chegou a 38%. Nessa apuração, 7% dos eleitores prometeram votar em branco ou anular o voto e os indecisos foram 7% do total; 1% não informou preferência.
ESCOLARIDADE
Na pesquisa estimulada, Kassab chegou à frente de Marta em todos os segmentos de escolaridade, menos entre a dos que têm da 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. Nessa faixa, Marta marcou 46% a 44%, em empate técnico. No grupo dos que têm até a 4ª série do ensino fundamental, segmento que historicamente vota com o PT, Kassab está à frente, com 47% a 41%, no limite do empate técnico. Entre os que têm ensino médio, fez 46% a 43%, também em empate técnico. E, dentre os eleitores de curso superior, teve larga vantagem - 68% a 25%.Nos segmentos de renda, Kassab venceu com folga entre os que ganham mais de 5 salários mínimos - 63% a 28%. Ficou à frente, também, entre os que ganham de 2 a 5 salários, marcando 49% a 39%. Marta levou vantagem entre os que ganham menos de 2 mínimos, registrando 51% a 39%.A diretora do Ibope, Márcia Cavallari, disse ontem que é impossível aferir, pelos resultados da pesquisa, se os ataques da petista tiraram pontos dela própria ou de Kassab. Márcia afirmou que a pesquisa Ibope não pode ser comparada com a pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, que deu 17 pontos de vantagem para o prefeito. Os dois institutos, informou, usam metodologias diferentes, o que invalida qualquer tipo de comparação. Márcia explicou que a diferença entre a pesquisa Ibope e a Datafolha da semana passada não é relevante. Ela avaliou que o Datafolha pode ter capturado um momento de maior euforia em razão da vitória de Kassab no primeiro turno e agora pode ter havido um "assentamento" dos números dos candidatos.
RAIO X
A pesquisa Ibope contratada pelo Estado e pela TV Globo foi a campo entre 13 e 14 de outubro e ouviu 1.204 eleitores do município de São Paulo. Considerando um grau de confiança de 95%, a pesquisa tem margem de erro de 3 pontos porcentuais. Está registrada na 1.ª Zona Eleitoral de São Paulo sob o número 5653/08.

Nenhum comentário: