quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Material contra Gabeira em comitê de Paes

Por Paulo Marcio Vaz e Pedro Vieira
no Jornal do Brasil

Uma equipe de fiscalização da propaganda eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) apreendeu ontem, no interior de um dos comitês do candidato à prefeitura do Rio Eduardo Paes (PMDB), em Bangu, na Zona Oeste, 15 panfletos apócrifos com os dizeres "Gabeira ofende a Zona Oeste", além de 185 adesivos que estampavam a frase "Sou suburbano com muito orgulho". Ao saber da apreensão, Paes negou que tenha qualquer comitê oficial de campanha em Bangu. O candidato afirmou que nada tem a ver com a confecção de panfletos apócrifos e que o tal comitê deve ter sido aberto por simpatizantes. Próximo ao local, no carro de um dos cabos eleitorais de Paes, também foram achados sete adesivos com a inscrição "Sou carioca suburbano com orgulho e muito amor".
Os adesivos tinham tipologia semelhante à de outros encontrados há uma semana dentro de uma Kombi, em Fazenda Botafogo, quando foram apreendidos cerca de 6 mil panfletos – também apócrifos – contra o candidato Fernando Gabeira (PV). Os fiscais do TRE chegaram ao comitê de Eduardo Paes depois de receberem denúncias sobre a existência dos panfletos.
– Meu único comitê fica na Avenida das Américas, 19.350, no Recreio. Sou contra esses panfletos e vamos deixar claro que não temos nada a ver com isso – disse Paes.
O chefe de fiscalização do TRE-RJ, Luiz Fernando Santa Brígida, que participou da operação, suspeita que os panfletos apócrifos apreendidos ontem seriam distribuídos junto com material convencional da campanha de Eduardo Paes, já que encontravam-se dobrados junto aos panfletos oficiais do candidato. Santa Brígida chegou a dizer que, se for constatado que a distribuição de panfletos contra Gabeira se trata de uma "ação conjunta" da campanha peemedebista, a candidatura de Paes poderia até correr o risco de impugnação.
De posse de um auto de busca e apreensão, os fiscais do TRE-RJ levaram o material para a sede do TRE, no centro do Rio. Ao saber da apreensão, Fernando Gabeira evitou comentar o ocorrido, dizendo apenas esperar que a Justiça Eleitoral investigue o caso.

Seis mil panfletos

Na última quarta-feira, fiscais do TRE apreenderam cerca de 6 mil panfletos apócrifos contra Fernando Gabeira em Coelho Neto, na entrada da Fazenda Botafogo, no interior de uma Kombi. O material estava em poder de dois casais, que foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal para prestar esclarecimentos. Na Kombi, havia ainda cerca de três mil panfletos de campanha de Eduardo Paes, além de 30 faixas com a inscrição "Sou suburbano com muito orgulho".
Na ocasião, o coordenador de fiscalização de propaganda eleitoral no Estado do Rio de Janeiro, Luiz Márcio Pereira, disse que não havia dúvidas de que se tratatava de uma ação orquestrada. O juiz não foi encontrado para falar a respeito da apreensão feita ontem.

Um comentário:

Muller disse...

Otimo post. Temos que fazer de tudo para ajudar Gabeira nessa reta final, juntei alugns textos:
Leituras para 26 de Outubro
Vamos divulgar!!!! A informação é pro Gabeira!