domingo, 26 de outubro de 2008

Juventude esqueceu o Muro de Berlim

Por Danin Júnior
no Jornal Opção

A In­te­ra­ti­va pos­sui dois dos me­lho­res pro­gra­mas de rá­dio de Go­i­â­nia. Pe­lo me­nos, são eles que eu es­cu­to qua­se to­dos os di­as — en­quan­to za­peio pe­la CBN Go­i­â­nia (fi­nal­men­te em FM) e ou­tras es­ta­ções. Os pro­gra­mas da In­te­ra­ti­va se en­qua­dram na tra­di­ção dos talk shows, com co­men­ta­ris­tas ao vi­vo abor­dan­do os as­sun­tos mais quen­tes do mo­men­to. O me­lhor de­les é o “Pa­po-Ca­be­ça” por­que a me­sa-re­don­da é for­ma­da por jo­vens (pú­bli­co-al­vo da rá­dio) e é re­che­a­do pe­la par­ti­ci­pa­ção de ou­vin­tes em tem­po re­al, via in­ter­net ou te­le­fo­ne ce­lu­lar. Talk shows no atu­al for­ma­to do “Pa­po-Ca­be­ça” são pre­cur­so­res das me­lho­res fer­ra­men­tas de in­te­ra­ti­vi­da­de da web, co­mo os gru­pos de dis­cus­são e os blogs. Des­sa for­ma, fun­cio­nam qua­se co­mo uma pes­qui­sa qua­li­ta­ti­va em de­ter­mi­na­das si­tu­a­ções (o "qua­se", aqui, é mui­to im­por­tan­te). É pe­lo “Pa­po-Ca­be­ça”, por exem­plo, que te­nho acom­pa­nha­do a re­a­ção dos jo­vens da ci­da­de (e ou­tros nem tão no­vos as­sim) quan­to a cri­se fi­nan­cei­ra mun­di­al. A tur­bu­lên­cia no ca­pi­ta­lis­mo glo­bal pe­gou a mo­ça­da de sur­pre­sa — a exem­plo de Bush e ou­tros go­ver­nan­tes mun­do afo­ra. Aos pou­cos, co­me­çam a en­ten­der os ris­cos da es­pe­cu­la­ção e os ma­les da au­sên­cia de um mí­ni­mo de re­gu­la­ção nos mer­ca­dos. No en­tan­to, pe­lo que per­ce­bi nos co­men­tá­rios, pou­cos com­pre­en­de­ram um fo­co es­sen­cial da cri­se: o que fa­zer pa­ra evi­tar uma que­bra­dei­ra ge­ne­ra­li­za­da. Es­tão re­vol­ta­dos (uma re­a­ção na­tu­ral) com o anún­cio da in­je­ção de bi­lhões de dó­la­res (di­nhei­ro pú­bli­co) nas ins­ti­tu­i­ções fi­nan­cei­ras mais ame­a­ça­das. Um dos co­men­ta­ris­tas che­gou a di­zer que os ban­cos de­ve­ri­am as­su­mir os sa­cri­fí­ci­os, que se­ri­am "nor­mais em uma re­vo­lu­ção" — ele se re­fe­ria à pos­si­bi­li­da­de de mu­dan­ça do sis­te­ma. A mo­ça­da dá a im­pres­são de en­ten­der mui­to pou­co so­bre co­mo fun­cio­na a eco­no­mia na qual vi­ve. Ao si­nal de uma cri­se (que, re­al­men­te, é de pro­por­ções ain­da imen­su­rá­veis), mui­tos, ime­di­a­ta­men­te, co­me­çam a en­to­ar o co­ro de que a ex­plo­ra­ção não tem me­di­da, que es­ses bi­lhões de­ve­ri­am ser usa­dos con­tra a fo­me, que os em­pre­sá­rios vi­lões de­ve­ri­am pa­gar pe­los seus er­ros em pra­ça pú­bli­ca, etc. Não sei se é a ver­go­nho­sa he­ge­mo­nia ide­o­ló­gi­ca da es­quer­da nos cur­rí­cu­los es­co­la­res da atu­a­li­da­de ou me­ro ni­i­lis­mo di­an­te de um as­sun­to tão cha­to. O fa­to é que ata­car o ca­pi­ta­lis­mo de for­ma ca­bal pa­re­ce ter se tor­na­do um ra­ci­o­cí­nio pra­ti­ca­men­te co­mum en­tre os jo­vens. É co­mo se, qua­se 20 anos de­pois, to­dos ti­ves­sem se es­que­ci­do da que­da do mu­ro de Ber­lin. É cer­to que, nos paí­ses em de­sen­vol­vi­men­to, o li­be­ra­lis­mo de­sen­fre­a­do (tal­vez o prin­ci­pal e pi­or fe­ed­back da que­da do mu­ro) re­ve­lou-se ine­fi­ci­en­te (mui­to len­to) con­tra as de­si­gual­da­des so­ci­ais ex­tre­mas. Mas tam­bém é cer­to que não exis­te má­gi­ca (nem re­vo­lu­ção) que te­nha pro­mo­vi­do mai­or qua­li­da­de de vi­da pa­ra am­plos se­to­res da hu­ma­ni­da­de do que o ca­pi­ta­lis­mo. E is­so va­le tan­to pa­ra os in­tei­ra­men­te li­be­ra­is (co­mo os EUA e o Rei­no Uni­do, até a cri­se), os so­ci­al-de­mo­cra­tas (Fran­ça, Bra­sil, en­tre ou­tros) e até os, di­ga­mos, so­ci­a­lis­tas de mer­ca­do (ca­so da Chi­na e, quem sa­be, a Ve­ne­zu­e­la). Em ou­tras pa­la­vras, é meio non sen­se cri­ti­car ra­di­cal­men­te es­se sis­te­ma, que pos­si­bi­li­ta até mes­mo o en­vio de men­sa­gens, via te­le­fo­nia ce­lu­lar, pa­ra uma rá­dio, que só exis­te em fun­ção de seus anun­ci­an­tes. O sis­te­ma me­re­ce crí­ti­cas? É cla­ro que sim, mas em bus­ca de aper­fei­ço­a­men­tos, e não es­sa ca­ba­la con­tra­di­tó­ria pe­la sua ex­tin­ção. É ur­gen­te que os va­lo­res da li­ber­da­de e do em­pre­en­de­do­ris­mo se­jam dis­se­mi­na­dos no Bra­sil e é pre­ci­so co­me­çar pe­la ba­se edu­ca­cio­nal. Es­ses es­quer­dis­mos po­dem nos atra­sar por mais quan­to tem­po? En­quan­to per­ma­ne­ce­mos pre­sos a uto­pi­as do sé­cu­lo 19, ve­jo na BBC que o go­ver­no bri­tâ­ni­co de­ci­diu in­ves­tir mi­lhões de li­bras em um pro­gra­ma es­co­lar que en­si­na­rá cri­an­ças e jo­vens a va­lo­ri­za­rem a ini­ci­a­ti­va pri­va­da e a li­da­rem com o (ve­lho, su­jo, mas im­pres­cin­dí­vel) di­nhei­ri­nho. É as­sim que eles re­a­gem a cri­ses no sis­te­ma e as­sim que eles fi­cam ca­da vez mais ri­cos. Nos Es­ta­dos Uni­dos, tam­bém sin­to­ma­ti­ca­men­te, o jor­na­lis­ta Step­hen Dub­ner (Fre­akno­mics) re­la­ta que a pre­o­cu­pa­ção com o "anal­fa­be­tis­mo fi­nan­cei­ro" se­rá uma das on­das nos pró­xi­mos anos. Pa­ra os pes­qui­sa­do­res ci­ta­dos por ele, é in­con­ce­bí­vel um ci­da­dão evo­lu­ir na so­ci­e­da­de con­tem­po­râ­nea sem o mí­ni­mo de co­nhe­ci­men­to so­bre os fun­da­men­tos do ca­pi­ta­lis­mo (in­clu­si­ve a sua área fi­nan­cei­ra, abor­dan­do te­mas co­mo o uso do car­tão de cré­di­to, a ló­gi­ca dos ju­ros com­pos­tos e a im­por­tân­cia do mer­ca­do de ações). Com­pa­ran­do, des­co­nhe­cer es­sas fer­ra­men­tas se­ria, pa­ra o ho­mem, co­mo ig­no­rar o ma­ne­jo da es­pa­da em tem­pos re­mo­tos. Se é bom pa­ra eles, pro­va­vel­men­te é ru­im pa­ra o Bra­sil, não é? E va­mos to­dos pa­ra o bo­te­quim cri­ti­car o ma­te­ri­a­lis­mo e a ga­nân­cia des­ses grin­gos.

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