domingo, 5 de outubro de 2008

Eleições no Rio: com mais de 95% das urnas apuradas, Paes tem 32,04%, Gabeira 25,76% e Crivella, 18,9%

No Globo online

RIO - Faltando apenas 198.693 votos a serem apurados no Rio, o candidato Marcelo Crivella (PRB) não tem mais como alcançar Fernando Gabeira (PV) na disputa pelo segundo turno. Com 95,67% das urnas apuradas, Eduardo Paes (PMDB) tem 32,04% dos votos (1.005.509), contra 25,76% (808.297) de Fernando Gabeira (PV) e 18,90% (593.227) de Marcelo Crivella (PRB).
Com o resultado, Paes e Gabeira disputarão o segundo turno no dia 26 de outubro.
A pesquisa de boca-de-urna feita pelo Ibope, divulgada logo após o encerramento da votação, já indicava que Paes e Gabeira (PV) deveriam disputar o segundo turno. Paes apareceu na boca-de-urna com 33%, seguido por Gabeira, com 23%. O candidato do PRB, Marcelo Crivella teve 20%. Paes disse que recebeu com alegria o resultado da pesquisa. Ele agradeceu os votos recebidos e afirmou que a população entendeu a mensagem que transmitiu na campanha. Paes também elogiou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Britto, pela "atuação na festa da democracia" e por ter mandado tropas federais para garantir a tranqüilidade nas eleições no Rio. Para o candidato, as tropas deveriam ficar também na segurança do segungo turno.
Gabeira se diz tranqüilo
Após saber o resultado da pesquisa, Gabeira afirmou estar tranqüilo e que vai aguardar o resultado oficial da apuração.
- Eu vejo o resultado com muita tranquilidade. Nós esperamos que essas pesquisas sejam corretas, pois nem sempre estiveram, mas só vou me manifestar comemorando após a apuração dos votos. A sensação que nós tivemos nas ruas hoje é de um grande apoio da população - afirmou. Crivella duvida da pesquisa
Já Crivella afirmou, assim que chegou à sua residência na Barra da Tijuca, que fez um levantamento por meio de sua militância e que terá de 100 a 150 mil votos de vantagem sobre o candidato verde:
- Nossa boca-de-urna mostra exatamente o contrário. Estou com certeza de que iremos para o segundo turno. Minha militância também fez boca-de-urna e nós estamos com uma diferença boa, de 100 a 150 mil votos. E ainda vamos nos aproximar do Eduardo porque hoje chuveu muito.
Crivella também comentou possíveis alianças com partidos para o segundo turno. Segundo o candidato, o PT e o presidente Lula estarão junto com ele:
- Tenho a impressão de que o PT e o presidente Lula ficariam conosco. Tenho essa firme convicção porque tenho conversado com os líderes, mas estamos aguardando a contagem final dos votos. Não é hora de especular sobre isso.
Antes de chegar a seu apartamento na Barra, Crivella chegou a dirigir o próprio carro de campanha a partir da Rua Luiz Coutinho Cavalcânti, em Guadalupe, e cometeu diversas infrações de trânsito. O senador avançou cerca de cinco sinais fechados, vários deles na Rua Edgard Werneck, em Jacarepaguá, além de subir a calçada da Rua Carolina Machado, em Marechal Hermes, para cortar caminho. Na Rua Xavier Curado, ele parou em cima da faixa de pedestres e cortou um caminhão pela contramão.

Nenhum comentário: