sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lula e os bancos

Ao ler na Folha de São Paulo que o governo deu carta branca para o Banco Central ajudar os bancos em dificuldades me lembrei de uma entrevista que Lula concedeu à revista esquerdopata Caros Amigos no ano 2000. Lula fazia várias críticas ao governo Fernando Henrique Cardoso. Uma delas era a ajuda que o governo tinha dado ao Banestado.

Lula - Eu acho! Veja, não se pode alegar que é problema de dinheiro. Porque um governo que tem a insensatez de gastar 5 bilhões e 800 milhões de reais para sanear o Banestado, no Paraná, para vendê-lo por 1 bilhão e 650 milhões, sabendo que os 300 por cento que eles pagaram de ágio vão ser descontados no imposto de renda, e que o banco tem para receber de títulos 1 bilhão e 750 milhões de crédito, então isso significa que o Itaú ganhou de graça esse banco! Um governo que libera só pra uma Volkswagen, do dinheiro do BNDES, do dinheiro do FAT, 800 milhões pra ela fazer uma reestruturação produtiva, não pode alegar que não tem dinheiro!

E Lula disse na mesma entrevista que banqueiro tem que ter medo do PT:

Tem que ter medo do PT. Não é normal num país os bancos ganharem o que estão ganhando aqui.

Ainda bem que Lula no poder não seguiu uma linha do que havia proposto num passado não muito distante. Ainda bem que Lula seguiu a tal da “política econômica do Malan”. Já imaginou se Lula mostrasse toda a sua ira contra os banqueiros logo no primeiro dia do seu governo? Vemos hoje que o PT tem medo dos banqueiros. Se um banco quebrar e o Banco Central não der conta de acudir não sabemos o que pode acontecer.

Nenhum comentário: