terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

As pesquisas de novo

Leiam o artigo de Lucas Mendes publicado no site da BBC Brasil (postado logo abaixo). Fala sobre a tão falada “Super Terça” que é hoje. Não só porque é o último dia do Carnaval aqui no Brasil, mas porque, neste momento, muitos americanos devem estar nas filas dos postos de votação para indicar um dos candidatos dos partidos republicano e democrata para a ser o candidato (no singular) que disputará as eleições presidenciais americanas.
Lucas lembra que as pesquisas erraram e muito nas primárias. Quem dizia que John McCain já era tem que agüentar o “Méquisbéqui”. Quem achava que Barack Obama detonaria Hillary Clinton não esperava pelas lágrimas da ex-primeira dama. As pesquisas erram e muito. Não só nos Estados Unidos. Aqui mesmo no blog relembrei alguns erros das pesquisas que tentavam colocar em números as intenções de votos dos goianos. De 1998 até 2006, em todas as eleições que aconteceram neste período, Goiás sempre levou um susto quando pegou o resultado oficial e comparou com os números levantados pelas pesquisas.
Os erros das pesquisas lá nos Estados Unidos devem servir de alerta para os políticos que disputarão a campanha deste ano aqui em Goiânia. Vejam que John McCain estava em último lugar nas pesquisas e Rudy Giuliani em primeiro entre os republicanos. Olhando para a terra do Tio Sam vemos McCain liderando as pesquisas, quase entrando na quarta feira de cinzas como o candidato à presidência pelo lado republicano e Giuliani ainda tentando entender o que deu de errado que ele perdeu feio na Flórida. “Méquisbéqui” e Giuliani é carta fora do baralho. Íris Rezende aparece em primeiro lugar em todas as pesquisas sobre a corrida pela Prefeitura de Goiânia. Mas, as pesquisas erram e muito. Íris pode ter o mesmo destino que Giuliani. Alguém da base aliada pode até se espelhar em Barack Obama e dizer que a “mudança” pode fazer com que os eleitores de Goiânia mudem de direção, deixem de lado Íris, e voltem a acreditar no Tempo Novo. Sei não... Obama venceu em Iowa e todo mundo achava que Hillary Clinton estava perdida. Nas prévias de New Hampshire, quando muitos acreditavam que Obama ganharia, Hillary venceu.
Daí vocês podem me dizer que Goiás não é nenhum estado unido da América. Eu concordo. Mas, assim como aqui, lá as pesquisas erram e muito. Quem está por cima pode acabar bem por baixo e quem estava em baixo e sobe pode ter algum limite.

Nenhum comentário: