domingo, 6 de janeiro de 2008

Um almoço de domingo

Aqui em casa, nos domingos, almoçamos cedo. Meio dia já é hora do rango. Meu pai, minha mãe e eu almoçávamos enquanto meu irmão mais velho dormia (como é que ele consegue dormir tanto?). No almoço eu relembrava os meus 15 minutos de esquerdismo. Tudo por causa da reportagem que saiu na revista Piauí deste mês (fiz um comentário sobre a matéria que está num post aí abaixo) relatando a rotina do ex-guerrilheiro, ex-presidente do PT, ex-ministro da Casa Civil, ex-deputado e atual consultor de empresas José Dirceu. Eu descia a lenha no ex-tudo-da-esquerda. Lembrava dos protestos que participei em frente à Assembléia Legislativa aqui de Goiás. Lembrava da minha atuação com secretário do Centro Acadêmico de Pedagogia da Universidade Católica de Goiás. Foi curta a minha passagem pela esquerda, mas, graça a Deus, vi que este caminho não valia a pena. Meu pai e minha mãe lembravam das minhas idéias revolucionárias. Minha mãe, para me provocar, disse: “E você votou no Lula”. Pois é. Se existem coisas que eu me arrependo, uma delas é esta: votar em Lula nas eleições de 2002. Talvez seja por isso que eu ataque tão brutalmente seu governo. É a mágoa de um arrependido pela escolha errada que fez e a constatação da incompetência do governo, cujo voto, colaborou a estar onde está. Mas, graças ao bom Deus, deixei o esquerdismo de lado. Neste almoço tão familiar, num domingo pacato de um janeiro ainda no começo eu relembrava junto com meus pais as escolhas que fiz nesta minha vida. Ainda bem que eu acordei a tempo e pude sair dessa. Ainda bem que eu vi que aqueles que se diziam defensores do povo são mentirosos. Ainda bem que eu percebi que todo político é vagabundo e que merece todo ataque, toda crítica, todo o aborrecimento possível. Ainda bem que eu deixei de lado as babaquices da esquerda. O bom disso tudo não é saber que acordou a tempo e saiu deste caminho de ilusões. O bom disso tudo é almoçar com as pessoas que você mais ama, rir das escolhas erradas que fez e de sentir uma paz de espírito ao saber que voltou para o caminho certo.

Nenhum comentário: