sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Perfil na Folha online - Sandy Júnior (PP)

Dez perguntas para o candidato

Tem sido comum candidatos usarem a campanha à prefeitura e mesmo a eleição como trampolim para se candidatar posteriormente ao governo do Estado. Caso seja eleito, você se compromete a cumprir o mandato até o fim?

Reafirmo meu compromisso de cumprir integralmente todo o mandato de prefeito, caso seja eleito.

A cidade, ao longo de sua história, se desenvolveu de uma maneira dispersa, avançando sobre áreas rurais afastadas. A distância prejudica o cidadão que acaba morando longe do emprego e faz com que o Estado tenha que construir uma estrutura cada vez maior. Como remediar essa situação?

O crescimento foi feito em cima de loteamentos com traçados urbanísticos variados e com ocupações de áreas públicas e fundos de vales. O município enfrenta ainda um processo de conurbação. Nossa principal proposta é a construção de um metrô. Pretendemos apresentar uma proposta para a cidade, com vias expressas e novas avenidas que contemplem o transporte coletivo, levando em consideração o tamanho da cidade daqui a 20 anos.

O déficit habitacional na cidade é estimado em 31 mil. De que forma a prefeitura irá atuar para solucionar o problema?

Pretendemos atacar o problema com ações conjuntas que incluam financiamentos advindos do governo federal, programas de construção com apoio técnico da prefeitura e combate à especulação imobiliária.

A criminalidade no município é uma das principais preocupações da população. A Rotam, da PM de Goiás, que deveria combater o crime, ficou conhecida por suas ações violentas. Que medidas, na sua visão, faltam ser feitas pela prefeitura para ajudar o governo do Estado a melhorar essa situação?

Pretendemos atuar com inteligência. Vamos ampliar o sistema de monitoramento com câmaras em vias onde ocorrem mais denúncias de violências e estruturar um sistema conjunto com a polícia para uso destas informações.

Estimativas mostram que a cidade tem a maior taxa de carros por habitante do país. O que você pretende fazer para evitar um colapso no sistema viário da cidade?

Nossa proposta, baseada em estudos técnicos, prevê a construção de metrô em duas etapas. A primeira no sentido leste-oeste, aproveitando o leito do corredor exclusivo de ônibus já existente. Na segunda etapa, pretendemos fazer a linha norte-sul. O projeto já existe no governo estadual. Com isso ganhamos tempo para refazer o traçado urbanístico da cidade.

Qual o principal problema do município e que solução você propõe?

O principal problema é o transporte. Já apresentamos as propostas em resposta anterior.

Apóia o aumento do limite de endividamento dos municípios previsto pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), hoje de 120% da receita corrente líquida?

Sim, mas precisamos ter acesso primeiro ao perfil da dívida atual da prefeitura e dos gastos efetivos que ela possui para traçarmos uma analise completa da questão, e aí, emitirmos um posicionamento definitivo.

É a favor da aprovação de uma nova CPMF? Por quê?

Precisamos ter mais recursos destinados exclusivamente para a área da saúde. A proposta da CSS (Contribuição Social para a Saúde) é interessante e merece ser mais discutida.

Concorda com a candidatura de pessoas que respondem a processo na Justiça?

Como advogado, eu acredito que a Justiça deve dar chance para a pessoa mostrar sua inocência.

A Guarda Municipal deveria ter poder de polícia?

A Guarda Municipal deve atuar como colaboradora das polícias Civil e Militar. Nossa proposta é melhorar o treinamento de nossos guardas e equipá-los com rádios e telefones para que possam fazer parte de uma ampla rede de informação, diminuindo o tempo de atendimento das ocorrências.
Veja o perfil completo aqui

Nenhum comentário: