quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Veja os processos a que Renan responde no Conselho de Ética


da Folha online

O presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já foi absolvido em um processo de cassação mas ainda responde a outros três no Conselho de Ética da Casa por quebra do decoro parlamentar. O PSDB e o DEM já apresentaram à Mesa Diretora uma nova representação contra o peemedebista. Se a denúncia for acatada, será a quinta contra Renan.
O peemedebista foi absolvido pelo plenário do Senado no processo que foi acusado de usar recursos da Mendes Júnior para pagar despesas pessoais, como pensão e aluguel da jornalista Mônica Veloso
, com quem ele tem uma filha.
Renan ainda responde à acusação de ajudar a reverter uma dívida de R$ 100 milhões da Schincariol com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Nesse segundo processo, o relator é o senador João Pedro (PT-AM).
No terceiro processo Renan é acusado de usar "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas. O processo tem o senador Jefferson Peres (PDT-AM) como relator.
O quarto processo foi aberto para investigar a denúncia de que Renan teria participado de um esquema de desvio de recursos em ministérios controlados pelo PMDB. O processo tem o senador Almeida Lima (PMDB-SE) --aliado de Renan-- como relator.
A Mesa Diretora ainda não se posicionou sobre a quinta representação contra Renan. Na denúncia do PSDB e do DEM Renan é acusado de montar um dossiê para chantagear os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO). A espionagem teria sido feira pelo assessor especial de Renan, o ex-senador Francisco Escórcio.

Nenhum comentário: