sábado, 13 de outubro de 2007

Eu o vi em "Terra em Transe"

O bom da internet é que a gente não precisa esperar o Plantão da Globo para saber das últimas notícias (Será que isso vai deixar Paulo Henrique Amorim feliz se, por um acaso, ele ler o meu blog?). Numa clicada rápida você fica sabendo de tudo o que está acontecendo aqui e lá fora.
Ontem abri o site Folha online e li a notícia de que o ator Paulo Autran havia morrido. Na hora me veio na memória a sua participação monumental no filme Terra em Transe de Glauber Rocha. Depois me lembrei da sua participação num documentário sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade onde ele recitava brilhantemente os versos do poeta mineiro.
Ao ler a notícia corri pela casa para anunciá-la. Quando contei para o meu pai percebi a sua tristeza. Ele falou que Paulo Autran era um grande ator de teatro. Palavras simples, mas que reconheciam a grandeza do artista que partia.
Não tenho conhecimento sobre teatro e nem quero aqui fazer uma análise da obra de Paulo Autran e muito menos a cusparada que ele deu no rosto de Paulo Francis.
Como sempre concordo com meu pai. Prefiro usar palavras simples, mas que reconheçam a grandeza da pessoa que partiu. Palavras complexas e mais bonitas do que estas você pode ler nos jornais e revistas ou acompanhar na televisão as lembranças das obras encenadas por Autran. Mas, uma coisa eu digo: eu o vi em Terra em Transe e ouvi sua voz declamar os versos de Carlos Drummond de Andrade e, tenho certeza, de que ele foi um grande artista.

Nenhum comentário: