sexta-feira, 10 de julho de 2009

JORNAL DO BRASIL

Uma CPI em troca da salvação
Após o ultimato da oposição, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou ontem que a CPI da Petrobras será instalada na terça-feira. Jucá afirmou que a decisão da base governista foi tomada a pedido do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) – que ontem se tornou alvo de uma nova denúncia de irregularidade envolvendo, desta vez, sua fundação e a estatal. Leia mais aqui.
Nova denúncia também chega ao MPF e TCU
O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), anunciou ontem em plenário que vai pedir ao Conselho de Ética do Senado, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investiguem as denúncias de que recursos públicos repassados pela Petrobras à Fundação José Sarney teriam sido desviados para firmas fantasmas e empresas da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Leia mais aqui.
‘The Economist’: a "Casa de Horrores" brasileira
A longa lista de escândalos do Senado brasileiro chegou às páginas da revista britânica The Economist, uma das mais conceituadas do mundo. Com o sugestivo título de Casa de Horrores, a publicação relembra o escândalo dos atos secretos, a residência de R$ 4 milhões omitida pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), da Justiça Eleitoral e os negócios de crédito consignado de seu neto José Adriano Sarney, dentro do Senado. Leia mais aqui.
Lei que muda ocupação da Amazônia é contestada
Por Luiz Orlando Carneiro
A procuradora-geral da República em exercício, Deborah Duprat, ajuizou ontem, no STF, ação de inconstitucionalidade, com pedido de liminar, contra dispositivos da Lei 11.952/2009 que – ao dispor sobre a regularização de ocupações de terras da União na Amazônia – instituiu "privilégios injustificáveis em favor de grileiros que, no passado, se apropriaram ilicitamente de vastas extensões de terra pública". Leia mais aqui.

Nenhum comentário: