quinta-feira, 9 de julho de 2009

Avanços não eliminam riscos

No Jornal do Brasil

Os líderes do G-8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia) afirmaram ontem que a economia mundial ainda enfrenta riscos significativos e pode precisar de mais ajuda, de acordo com os esboços dos comunicados da cúpula do grupo, que mostram ainda um fracasso em se alcançar metas sobre mudança climática para 2050.
Os líderes, que iniciaram a cúpula anual ontem na cidade de Áquila, na Itália, disseram que a recuperação global ainda não está garantida, e que os governos vão se preocupar com os pesados gastos com programas de estímulo somente quando eles já tiverem surtido efeito.
"Embora haja sinais de estabilização, incluindo recuperação das bolsas, declínio nos spreads de juro, melhora da confiança empresarial e do consumidor, a situação continua incerta e riscos significativos à estabilidade financeira e econômica permanecem", afirma o comunicado publicado no final do primeiro dia de encontro. "Nós concordamos com a necessidade de preparar estratégias apropriadas para desfazer as políticas extraordinárias tomadas para responder à crise assim que a recuperação estiver assegurada. Essas estratégias vão variar de país para país, dependendo das condições econômicas domésticas e das finanças públicas".
Leia mais aqui.

Nenhum comentário: