sábado, 1 de novembro de 2008

Magnóli está certo

Lendo a entrevista do professor Demétrio Magnoli na revista Veja da semana que vem é mais do que necessário colocar aqui a pergunta e a resposta sobre a direita ser tão rejeitada e a esquerda tão festejada:

Em certos círculos, dizer que algo é "de direita" serve para desqualificar desde filmes até valores morais. Qual é a explicação para esse uso do termo "direita"?

A palavra "direita" esteve associada no século XX ao fascismo e ao nazismo. Tais regimes foram condenados de maneira absoluta pela população mundial. Em países da América Latina, em particular, a direita foi ligada a regimes militares. Por isso, no Brasil, a expressão "direita" ainda é usada, embora cada vez com menor freqüência, como sinônimo de tudo o que deve ser rejeitado. Já o termo "esquerda" costuma ser relacionado a uma idéia de transformação humanista do mundo, imaginada a partir da Revolução Francesa e das lutas sociais do século XIX. Muita gente esquece que elas, em sua origem, deceparam milhares de cabeças por meio da guilhotina. Assim como esquece a brutalidade do stalinismo e do maoísmo, no século XX.


Magnoli foi direto ao ponto. Aqui no Brasil rejeita-se a direita como se ela fosse o mal de tudo e festeja-se a esquerda como se só ela fosse a detentora da verdade, a única defensora dos seres humanos e a condutora para o socialismo. O que não se conta é a quantidade de cadáveres que os esquedopatas fizeram em nome deste tal “humanismo”. Sou conservador de direita e rejeito o que alguns direitistas idiotas fizeram ao matar pessoas pela própria causa (não pela minha). A esquerda não fala que nos países dominados por eles não tem liberdade de expressão e quem é contra o governo ou vai para o paredão ou é exilado. Precisamos sempre resgatar as brutalidades de Stálin, Mao, Fidel, Che e outros esquerdopatas que mataram em nome da revolução. Pode ter certeza que muitos destes “humanistas” que pedem punições para os militares que torturaram durante o regime militar aqui no Brasil ou aplaudiram ou calaram diante o sangue de pessoas que seus ídolos derramavam pelo mundo a fora.

Nenhum comentário: