sábado, 1 de novembro de 2008

A democracia morreu?

O jornal O Globo de hoje tem uma matéria sobre a manifestação contra os crimes eleitorais que a campanha de Eduardo Paes teria cometido. Pelo que eu vi nas fotos parece que só eles perceberam que a democracia morreu. Num caixão preto estava escrita a palavra “democracia”. Será que a democracia morreu e ninguém me avisou?
Espera um pouco pessoal. Ninguém impediu ninguém de comparecer às urnas no domingo passado. Saibamos reconhecer as derrotas.
Quando alguns jornalistas foram abordados por traficantes num morro carioca cujo nome não lembro e obrigados a apagarem as fotos tiradas dos candidatos que ali estavam não vi nenhuma manifestação pedindo um olhar mais atento da Justiça Eleitoral. Quando Carla Jerominho foi presa (e mesmo de dentro da cela de prisão foi eleita vereadora) não vi nenhum protesto contra os traficantes e milicianos que estavam obrigando moradores a votarem neste ou naquele candidato.
Peraí, né! A democracia está viva. Não devemos enfiá-la dentro de um caixão preto e jogar na calçada da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro.
É como eu disse no post anterior: vamos ver se estes mesmos manifestantes fiscalizarão e cobrarão de Eduardo Paes os cumprimentos da promessa.

PS: Dora Kramer estava certa na sua coluna de ontem. A reportagem do Globo fala que nem mesmo os participantes sabiam o que queriam pedir. Uns queriam as investigações sobre crimes eleitorais. Outros queriam novas eleições. E uns curiosos apenas observavam de longe tentando entender o que estava acontecendo.

Nenhum comentário: