quinta-feira, 15 de maio de 2008

Governo e oposição

O governador de Goiás Alcides Rodrigues, o popular Cidinho, disse ontem que vai continuar mantendo diálogo com a oposição. Nas capas dos jornais de hoje mostram a foto de Cidinho, Íris Rezende, Henrique Meirelles e Lúcia Vânia felizes da vida. Eles fizeram elogios até para Lula. Tanto aliados de Cidinho como a oposição disseram que Lula tem um grande respeito pelo governador. Realmente Cidinho é lulista. Em 2006, no primeiro turno das eleições presidenciais, Geraldo Alckmin ganhou de Lula em Goiás. Até então Marconi Perillo era candidato a senador e sempre evidenciava a presença do candidato tucano. Já no segundo turno, Cidinho raramente falava que apoiava Alckmin na disputa com Lula. Resultado: Lula ganhou de Alckmin aqui em Goiás no segundo turno. Tudo bem que a campanha tucana foi um desastre, mas deve-se ressaltar o lulismo de Cidinho já presente desde 2006.
Aqui em Goiás faz tempo que não temos uma oposição séria, firme, que conteste as ações do governo. Vemos uma oposição covarde, acuada, que faz mais elogios ao governo do que a própria base aliada.
Outra questão: Cidinho está tendo mais diálogo com a oposição do que com a sua base aliada. Os oposicionistas se mostram mais dispostos em aprovar a reforma administrativa do que os próprios aliados. Aliás, quem questiona a reforma são políticos que apóiam Cidinho.
Até quando teremos uma oposição covarde, de cabeça baixa, que abraça o governador como se fosse um aliado de última hora? A cada dia que passa as vozes contrárias aos planos oficiais vão mudando de lado. E isso é muito ruim para o debate. É a expansão do pensamento (e do partido também) único que assola o Brasil desde a chega de Lula ao poder.

Nenhum comentário: