quarta-feira, 1 de abril de 2009

Foi lá em 2005

Foi doação legal ou ilegal? A Operação Castelo de Areia traz a tona a questão do caixa 2. Será que a Camargo Corrêa doou corretamente para os partidos ou fez o tradicional “por fora”? Resta aos responsáveis pela investigação descobrirem. Que descubram!

Aí eu me lembro do ano de 2005. Alguém ainda se lembra do mensalão? Pois é, naquela altura do campeonato nós estávamos descobrindo que toda campanha de Lula em 2002 foi financiada com dinheiro não contabilizado. Caía a máscara do PT. Eles não eram mais os grandes defensores da ética na política. Pior. Eles passaram a defender o “sempre foi assim mesmo e nada vai mudar”. Ao invés de reconhecer que dinheiro não contabilizado é crime o PT resolveu dizer que isso é normal. Até Lula numa entrevista ao Fantástico disse que o que seu partido fez sempre foi feito sistematicamente nestêpaiz.

No meio das trapalhadas delubianas, descobrimos também o envolvimento do senador tucano Eduardo Azeredo no esquema do valerioduto. Marcos Valério fez caixa 2 na campanha dele em 1998. Os tucanos pegaram carona no discurso petralha e afirmaram também que caixa 2 era normal e que todo mundo fazia. O ano de 2005 acabava com o caixa 2 sendo feito sistematicamente nestêpaiz. Ninguém foi punido. Todo mundo se abraçou e continuaram com seus esquemas obscuros.

Agora nós estamos de volta com o caso Camargo Corrêa. Já não mais assusta ver doações ilegais se misturando com doações legais. Vemos que os políticos estão nem aí para os registros de suas doações. O importante, para eles, é o dinheiro que chega. Se é ou não é contabilizado quem se importa? Em 2005 nós tivemos uma grande chance de dar um basta ao caixa 2. Deixamos a coisa correr. Preferimos jogar tudo para debaixo do tapete. Preferimos nos abraçar e dizer que tudo continuará sendo feito sistematicamente nestêpaiz.

Alguém se lembra do mensalão? Foi doação legal ou ilegal?

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Carlos!
Leio diariamente o seu blog. Se não me engano achei ele no blog do Reinaldo Azevedo. Sou de Goiânia - Setor Universitário - e gosto de acompanhar as notícias da terra. Parabéns! Ivan

Anônimo disse...

Esqueci de dizer no comentário anterior que moro no Rio de Janeiro. Ivan

adorovoce disse...

SOU SUA FÃ. Adorei partiuclarmente esse post, Carlos.