terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O piti e as mãos sujas

A coluna “Zapping” da Folha online noticia o seguinte: Paulo Betti estava irritadíssimo ontem, por volta de seis horas da manhã, no Aeroporto Internacional de Salvador. De berimbau na mão, o ator enfrentou uma fila da Gol, daquelas que dobram quarteirão, e ficou indignado. Eu acho estranho essa “indignação” de Paulo Betti com a bagunça que se transformou o sistema aéreo brasileiro. Será que ele fez alguma queixa na Anac?
Em 2006, Lula estava em campanha pela reeleição e teve um encontro com alguns intelectuais na casa de Gilberto Gil no Rio de Janeiro. Os intelectuais lulistas fizeram pouco caso da ética na política que o PT tanto pregou. Paulo Betti estava nesta reunião. Ele disse para a Folha de São Paulo do dia 24 de agosto de 2006: Não dá para fazer [política] sem botar a mão na merda. Não vamos ser hipócritas: eu acho que não dá pra fazer política sem sujar as mãos. Veja até agora, na história da humanidade. Acho que foi Jean-Paul Sartre quem disse, acho que numa peça, algo como "política é uma coisa em que você põe suas mãos e elas acabam sujas. Pois é. O mundo dá voltas e Paulo Betti enfrenta o caos nos aeroportos e dá piti. Ele viu as conseqüências do governo ter sujado as mãos e transformado o sistema aéreo brasileiro numa grande merda. E aí, Betti? Você quer um governo com as mãos limpas ou sujas? Por favor, não responda. Não vamos ser hipócritas. Se você entrou na fila do aeroporto não adianta fazer piti. Tem que enfrentá-la com ou sem as mãos sujas. Viu a merda que o seu governo fez?

Nenhum comentário: