segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Elogios, só hoje

Hoje é Dia do Professor. Quando eu estudava lá no Colégio Agostiniano, na data do mestre não tinha aula. Era uma beleza. Assim como é uma beleza ler os artigos que são escritos no dia de hoje sobre a data em questão. De políticos a sindicalistas, todos querem falar do professor.
Os políticos falam que fizeram muito pelos mestres. Relembram os aumentos de salário, as gratificações e outros benefícios que os políticos garantem que fizeram. Já os sindicalistas falam da importância do professor na educação das novas gerações. Relembram das lutas do passado, das greves, dos protestos contras os políticos que desvalorizavam o professor. Ao invés de homenagens, brigas entre governo e sindicato para saber quem deu mais salário e quem fez mais greve por salários.
Aqui no Brasil o professor só é elogiado no dia 15 de outubro. Nos outros 364 dias ninguém escreve um artigo falando sobre o seu papel na educação. Por isso, quem é professor, é bom aproveitar os palavreados cheios de poesia e citação de pensadores que vão pipocar tanto nos jornais como na internet. E é bom guardar estes artigos. Daqui 365 dias é bem capaz de ser o mesmo a estampar o mesmo jornal sobre o mesmo dia.

Nenhum comentário: