sábado, 22 de dezembro de 2007

O bispo precisa ouvir o que diz o papa

O Papa Bento XVI visitou o Brasil em maio deste ano. Um dos discursos mais belos foi proferido no Estádio do Pacaembu, durante o encontro do papa com os jovens. Disse Sua Santidade: Mas, sobretudo, o Papa espera que saibam ser protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna, cumprindo as obrigações frente ao Estado: respeitando as suas leis; não se deixando levar pelo ódio e pela violência; sendo exemplo de conduta cristã no ambiente profissional e social, distinguindo-se pela honestidade nas relações sociais e profissionais. Tenham em conta que a ambição desmedida de riqueza e de poder leva à corrupção pessoal e alheia; não existem motivos para fazer prevalecer as próprias aspirações humanas, sejam elas econômicas ou políticas, com a fraude e o engano.
O bispo Luiz Flávio Cappio decidiu interromper sua greve de fome. Depois que soube da decisão do Supremo Tribunal Federal de que as obras da transposição do Rio São Francisco poderiam continuar ele desmaiou. Após o desmaio, o bispo foi internado num hospital. Segundo reportagem da Folha de São Paulo (publicada no post abaixo), Dom Luiz decidiu parar com a greve de fome por causa da pressão dos seus assessores. Ainda na reportagem, o bispo fez críticas à decisão do STF de autorizar a continuação da obra.
O papa disse que todo católico deve seguir as leis do Estado. O bispo Dom Luiz Cappio não segue as leis do Estado e muito menos as da Igreja. Não sei porquê até agora Bento XVI não deu nenhum puxão de orelha no bispo. Neste momento de, como posso dizer, reflexão que o bispo fará, enquanto volta a se alimentar, quem sabe ele lê o discurso do Papa Bento XVI proferido no Estádio do Pacaembu na sua visita ao Brasil em maio deste ano. O bispo precisa ouvir o papa urgentemente!

Nenhum comentário: