sábado, 1 de março de 2008

Cuidado com eles!



Leiam o que saiu na Veja (a capa está a cima) do dia 11 de agosto de 2004:

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, está numa situação pouco confortável. Há um mês, Meirelles só era chamado a dar explicações sobre a alta taxa de juros. Há três semanas, teve de se explicar sobre a milionária diferença entre seu patrimônio declarado à Receita Federal e o declarado à Justiça Eleitoral. Há duas semanas, precisou apresentar explicações para o fato de seu procurador ter sido flagrado pela Polícia Federal carregando 32.000 reais em dinheiro vivo, resultado da venda de um terreno. Na semana passada, Henrique de Campos Meirelles, 58 anos, em vez de presidente do Banco Central, poderia ter um cargo fictício de "explicador-geral da República". Teve de explicar por que fez um depósito de 50 000 dólares na conta de uma trinca de doleiros investigados por lavagem de dinheiro. Teve de explicar por que registrou em cartório um imenso terreno, de 34 000 metros quadrados, por 1 centavo de real. Teve de explicar por que omitiu da Receita Federal a informação de que é dono da Catenária, empresa que administra seu próprio patrimônio. "Vai ser uma denúncia por dia até as eleições", lamentou-se o presidente do Banco Central ao jornal O Estado de S. Paulo. Será mesmo?

O que aconteceu com estas denúncias? Será que Meirelles explicou tudo à Justiça ou as denúncias foram jogadas para debaixo do tapete? Todo mundo reclama do tal “denuncismo”, mas ninguém mexe o traseiro para saber se tais denúncias procedem. Há quatro anos atrás o presidente do Banco Central Henrique Meirelles estava sendo atacado por denúncias e mais denúncias. Como sempre Lula jogou a culpa na oposição e na imprensa. Por falar na imprensa foi em 2004 que o PT tentou censurá-la criando aquele famigerado Conselho de Jornalismo. Cuidado com Lula! Cuidado com Meirelles!
Henrique Meirelles está sorrindo a toa. Ele é goiano e os jornais daqui de Goiás aplaudem sua atuação a frente do Banco Central. Tem gente que acredita que ele será candidato ao governo em 2010. Será? Cuidado com ele!
Aqui no Brasil as denúncias não são investigadas como deveriam. Henrique Meirelles aproveita do bom momento da economia. Antônio Palocci tentou aproveitar do bom momento da economia para quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo. Se deu mal! Aqui em Goiás Henrique Meireles é tratado como rei. Desde 2002, quando deixou o Banco de Boston para tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados, que ele é blindado. Seus defensores acusam o tal “denuncismo”. Eu quero que todas as denúncias sejam investigadas e as conclusões amplamente divulgadas. Sem blindar ninguém. Sem proteger este ou aquele. Precisamos ficar de olho em todo mundo. Cuidado com Lula! Cuidado com Meirelles! Cuidado com Cidinho! Cuidado com Marconi! Cuidado com Íris! Cuidado com...

Nenhum comentário: