segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A decisão do PSDB

Faltou comentar aqui a pesquisa DataFolha divulgada hoje na Folha de São Paulo com intenções de voto para as eleições presidenciais de 2010. José Serra minimizou a pesquisa. Disse que lhe agrada aparecer bem na foto já que, segundo ele, a pesquisa é uma fotografia do momento. Serra disse ainda estar focado na administração paulista e que ainda faltam dois anos para as eleições presidenciais.

Em 2006 José Serra aparecia bem colocado nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais que aconteceriam naquele ano. A lógica era ele ser o candidato à presidência pelo PSDB, correto? Mas o ninho tucano preferiu inverter a lógica e escolher um candidato conhecido apenas em São Paulo e que já entrava na disputa ridicularizado pelo apelido de Picolé de Chuchu. Geraldo Alckmin foi escolhido no lugar de José Serra, bem colocado nas pesquisas e, em de acordo com alguns institutos, aparecia até na frente de Lula no começo de 2006. Mas o PSDB escolheu Alckmin e o final desta história todo mundo já conhece.

O PSDB aprendeu a lição de 2006? Não. Basta lembrar da campanha eleitoral deste ano. O partido rachou. Uma parte foi apoiar Gilberto Kassab e outra Geraldo Alckmin. Kassab deixou Alckmin comendo poeira.

A partir destas duas eleições acima citadas podemos esperar qualquer coisa vinda do ninho tucano. O partido tem dois nomes fortes para 2010 (José Serra e Aécio Neves), mas ainda não mostrou jogo de cintura para escolher o candidato certo. Ou o partido racha, ou seu candidato termina o primeiro turno com menos votos de quando começou a disputa. José Serra está na frente nas pesquisas para 2010? Beleza! O problema é que isso não importa muito na decisão do PSDB. Aliás, desde 2003 que eu não entendo as decisões do PSDB. Alguém entende por que Geraldo Alckmin foi escolhido para ser candidato em 2006? Tem horas que o PT deveria agradecer aos tucanos pelas suas escolhas.

Nenhum comentário: