quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Lula vai inaugurar obras inacabadas no ABC para ajudar PT

Por Leonencio Nossa e Joaquim Alessi
no Estado de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se empenhará no próximo fim de semana tanto na função de chefe do Executivo como na de cabo eleitoral de candidatos petistas em São Paulo e no ABC. A agenda oficial, no entanto, inclui a inauguração da Universidade Federal do ABC (UFABC) em Santo André - cujas obras só deverão ser concluídas em agosto de 2009 - e o lançamento da pedra fundamental do campus da UFABC em São Bernardo do Campo, que teve o edital de licitação suspenso.Na semana passada, o novo reitor da universidade, Adalberto Fazzio, confirmou que a previsão do término das obras em Santo André é agosto do ano que vem. Anfiteatro, biblioteca e restaurante ficarão prontos só em dezembro de 2009, destacou. Lula havia prometido a entrega da unidade em 27 de setembro - oito dias antes do primeiro turno das eleições. O reitor alegou, porém, que houve mudanças no projeto.Sobre o campus de São Bernardo, Fazzio espera a conclusão entre junho a setembro de 2009, mas hoje não existe nem sequer o projeto arquitetônico. O processo de licitação da obra foi suspenso por causa de um problema jurídico.
AGENDA MISTA
Lula conciliará a agenda oficial com a de líder partidário nos três dias que passará no Estado. Amanhã, como presidente, vai inaugurar o campus da universidade em Santo André, às 15 horas. Por volta de 17 horas, lançará a pedra fundamental das instalações em São Bernardo. O Palácio do Planalto ressaltou que a agenda no sábado e no domingo é "privada" - não haverá compromisso oficial.O sábado de Lula será movimentado. Pela manhã, ele participa de uma carreata da candidata petista à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, em São Miguel Paulista, na zona leste. Após a carreata, haverá comício no bairro com a presença de Lula. Às 16 horas, ele segue para a cidade onde tem apartamento, São Bernardo do Campo, e reforça a candidatura de Luiz Marinho à prefeitura, com um comício na Área Verde.Lula subiria apenas nos palanques dos seus ex-ministros Marta e Marinho. Em negociação na semana passada com representantes do PT de São Paulo, porém, o presidente aceitou participar também das campanhas de candidatos do partido em Diadema e Santo André. Na noite de sábado, ele estará no comício do petista Mário Reali, na Praça da Moça, em Diadema. Volta a subir em um palanque na manhã de domingo, quando estará às 11 horas na Vila Luzita, dando apoio a Vanderlei Siraque."É um reforço extraordinário e uma injeção na veia das candidaturas", comemorou Carlos Alberto Grana, um dos articuladores das campanhas petistas na região. "O ABC é a região de origem política dele." Grana diz que os candidatos já se preparam para aproveitar ao máximo a presença de Lula: "É bom lembrar que o presidente, neste primeiro turno, vai a poucos municípios."
SEGURANÇA
Embora não esteja em função oficial no sábado e no domingo, dias reservados às campanhas políticas, Lula usará a equipe de segurança do Planalto. Assessores do presidente com cargos no governo não o acompanham nas atividades eleitorais. Em campanhas anteriores, o próprio PT custeou as despesas com o avião presidencial nos deslocamentos feitos com o objetivo exclusivo de participar da campanha nos Estados.

Nenhum comentário: