terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Esqueceram dos outros bandidos

A pichadora da bienal virou o nosso jornalista iraquiano que atirou sapatos em George W. Bush. Daqui a pouco ela será uma celebridade. Vai chorar nas homenagens que o Raul Gil fizer para ela, vai tomar café da manhã com a Ana Maria Braga, vai sentar no sofá da Sônia Abrão. No país que fabrica celebridades a todo o momento, uma pichadora sendo mostra ao vivo e a cores para todo o país não faz a menor diferença. Ela pode até ter feito algo errado, mas quem não erra? Tadinha dela. Não tem advogado rico, não compra jornalista como Daniel Dantas fez. Assim como não é amiga do Lulinha, pessoa muito importante para Dantas.

Os petralhas querem soltar a pichadora a todo custo e prender Daniel Dantas a todo custo. Aí eu olho em volta deles, destas pessoas que amam o povo, que conhecem a realidade brasileira. Ah, esse negócio de conhecer a realidade brasileira. Lembro dos tempos que lia Paulo Freire. Vejo os petralhas de mãos dadas com Renan Canalheiros, abraçando José Sarney, beijando a mão de Jader Barbalho, almoçando com Paulo Maluf. Por que não soltar a pichadora e colocar atrás das grades os aliados lulistas que devem muitas explicações na justiça? Por que não soltar a pichadora e prender a quadrilha do mensalão? Sim, a quadrilha inteira. Podem incluir Daniel Dantas na roda. Por quê?

Um petralha que adora este blog disse que eu não trabalho, fico trancado no quarto só lendo livros e que não conheço a realidade brasileira. O petralha sim conhece a realidade brasileira. Ainda bem que ele disse que eu fico trancado no quarto só lendo livros. Não fico fazendo que nem Tarso Genro e escrevendo poemas lamentando o sêmen derramado. Pode ter certeza, petralha: os livros que eu leio pago com meu dinheiro. Eu não preciso bater no peito e gritar que faço isso ou aquilo para justificar o que escrevo. Estou aqui feliz da vida, escrevendo o que eu quero. Há um ano e poucos meses que faço isso quase todos os dias. Quase. Só parei quatro dias e por motivos justos.

Ah, mas eu não vivo só dentro do meu quarto lendo não. Isso é muito bom sim, mas saio pelas ruas de Goiânia. Ah, como as nossas ruas e avenidas estão acabadas. Ontem, o prefeito Iris Rezende inaugurou o novo viaduto da Avenida T-63. Se der eu passo lá só para ver. Iris Rezende é assim mesmo: se sua administração não tiver uma obra faraônica não é sua administração.

Eu sei reconhecer o certo e o errado, o bandido e a pessoa de bem. Não misturo as coisas. Não faço que nem a petralhada que atirava pedras em Jader Barbalho há algum tem atrás e hoje lambem suas botas. Ele é bandido. Daniel Dantas é outro. Parte dos petralhas o odeia e a outra parte o defende com unhas e dentes. Por mim, Dantas que responda na Justiça as safadezas cometidas desde o governo Fernando Henrique Cardoso até o decretão do Lula que autorizou a união da Brasil Telecom com a OI e lhe deu R$ 2 bilhões.

Enquanto o petralha acha que vai acabar com meu dia dizendo que não trabalho e que fico trancado no quarto lendo livros vou escrevendo aqui. Graças a Deus ele não conhece a minha realidade e nem vai conhecer.

Nenhum comentário: