sábado, 16 de maio de 2009

Oposição irresponsável?

Por Denise Menchen
na Folha

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), defendeu ontem que o sucesso dos tucanos na eleição presidencial de 2010 passará pelo reconhecimento das conquistas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pregou uma campanha "sem radicalismos"."O governo Lula trouxe avanços importantes. Grande parte deles em razão do governo anterior, da estabilidade da economia, dos avanços advindos do governo Fernando Henrique. Reconheço esses avanços, gostaria inclusive que o governo Lula também reconhecesse de forma mais clara os avanços que vieram do governo FHC."Para Aécio, apesar de suas virtudes, Lula não enfrentou "contenciosos". "Você não nega a realidade. Na verdade o presidente Lula tem muitas virtudes, mas ele não tem a característica de enfrentar contenciosos. A reforma política era o grande tema da reeleição do presidente Lula. Logo que ele foi reeleito e ela começou a contrariar alguns partidos da base, foi colocada de lado", afirmou Aécio, que, junto com o governador de São Paulo, José Serra, é um dos pré-candidatos do PSDB à Presidência."É isso que diferencia o meu discurso do de alguns companheiros meus", disse ele.Para o tucano, cientistas políticos no futuro avaliarão "como um só período de continuidade da vida nacional" o espaço de tempo que vai do início do governo de Itamar Franco (1992-1995) ao fim do de Lula. Leia mais aqui.
Comentário
Lula disse ontem que o PSDB era irresponsável ao criar a CPI da Petrobras. Lula estava griladaço com os tucanos. Pra quê tanto grilo? Ao mesmo tempo que tucano quer atazanar a vida de Lula, outros tucanos decidem dar uma mãozinha, uma força. Aécio Neves é um destes tucanos que sempre aparece fazendo elogios ao lulismo.
Mas Aécio demonstra uma certa ingenuidade ao pedir que os petralhas reconheçam a herança bendita de Fernando Henrique Cardoso. Se os caras não reconheceram nestes quase sete anos de governo será que eles vão reconhecer no último ano de mandato?

Nenhum comentário: