quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Eles na TV

Começou. Desde ontem que a propaganda eleitoral está no ar. Ontem foram os candidatos a vereador. Hoje foram os candidatos a prefeito. O primeiro a aparecer foi Martiniano Cavalcanti (PSOL). Com aquele teatrinho tosco a saúde foi o alvo da crítica. Depois o candidato disse que o povo vai governar a cidade junto com ele. Imagino aquele tanto de gente buzinando na cabeça do prefeito Martiniano lá no Paço Municipal. Será que os militantes psolistas tratariam igualmente todo mundo que quisesse governar a cidade? Martiniano só pode estar brincando quando diz que acredita que será eleito.
O segundo candidato a aparecer foi Sandy Júnior (PP). Uma propaganda muito parecida com a do então candidato ao governo Alcides Rodrigues, o popular Cidinho em 2006. Sandy se apresentou. Mostrou sua família e contou sua história. Não convenceu muito. Ficou aquela coisa forçada. Ele também falou da sua disposição. Bem, Sandy deveria passar esta disposição primeiro para os seus cabos eleitorais e depois para o eleitor. Ah, o candidato oficial do Palácio das Esmeraldas não poderia deixar de mostrar Marconi Perillo (PSDB) e Cidinho discursando. Ver Cidinho alterando seu tom de voz num comício não convence. Ele é o nosso Picolé de Chuchu. Pelo visto Sandy vai usar as imagens de Marconi e Cidinho na sua campanha. Isso é um problema. Todo mundo sabe que o senador e o governador não se entendem.
Acabando o tempo de Sandy entra no ar a propaganda de Iris Rezende (PMDB). Uma propaganda bem mais alegre que as dos seus opositores. E olha que eles nem criticaram a atual administração para fazer uma campanha tão séria, tão sisuda. Iris passou os primeiros minutos de sua propaganda falando das suas realizações como governador de Goiás. Alguém duvida que, em 2010, ele não vai deixar o Paço Municipal para disputar uma vaga no Palácio das Esmeraldas? Iris até chamou José Sarney para falar da sua atuação como ministro da Agricultura no governo federal. Mas o ex-presidente anda tão sem credibilidade atualmente... Vi Bariani Ortênio e Maria Eugênia apoiando Iris. Os intelekituwaiwais precisam puxa o saco dos governantes. Ainda mais Iris que surpreendeu os intelekituwaiwais goianienses ao dar valor à cultura. Iris fará uma campanha querendo a reeleição e já relembrando o povo daquele Iris madrugador. Os jovens também ocuparam espaço na primeira propaganda de Iris. Uma roupagem jovem. Seria o fim do tempo velho? Até a UNE, com o seu vice-presidente, apóia Iris. É ridículo ver um militante petralha apoiando Iris, elogiando Iris. Até pouco tempo atrás o movimento estudantil não poderia ver Iris Rezende na rua que jogaria pedra. Hoje... Aliás, hoje existe movimento estudantil? Êta UNE pelega, puxadora de saco dos governantes.
Para fechar a primeira noite de propaganda dos candidatos a prefeito, Gilvani Felipe, o candidato ovelha negra, o candidato do PPS que fez parte do governo Cidinho e que não apóia Sandy Júnior. Outra propaganda triste, pesada. Ele propõe o fim do crescimento de Goiânia. Sugiro a ele que se construa um muro ou uma cerca para evitar o crescimento. Ou será que ele vai mandar de volta pra a terra de origem aqueles que desembarcarem aqui? Gugu ficaria muito feliz com isso. Goiânia não sairia do Domingo Legal.
Iris passou quatro anos de sua administração praticamente sem oposição. Só uma vez ou outra ele teve alguma dificuldade. Pelo visto, a oposição não se preparou para combater a propaganda irista. Pelo visto eles vão deixar Iris ser reeleito e sair governador em 2010. É, minha gente, o que importa é 2010. Visibilidade agora para buscar outra coisa melhor daqui dois anos.

Nenhum comentário: