segunda-feira, 30 de junho de 2008

Primeiras análises

Iris aumenta a diferença ou E agora, Sandes?
Pesquisa Serpes-O Popular divulgada hoje mostra que Íris Rezende tem 67,6% das intenções de voto enquanto Sandes Junior tem 15,3%. Uma diferença monstruosa. A pesquisa mostra que Sandes subiu oito pontos percentuais depois que Raquel Teixeira e Demóstenes Torres tiraram seus nomes da disputa. Íris também cresceu nove pontos percentuais. Resta fazer a seguinte pergunta para Sandes Júnior: E agora?
1998 e 2002
O governador de Goiás Alcides Rodrigues, o popular Cidinho, apóia a candidatura de Sandes. Seus aliados sempre relembram as eleições de 1998 e 2002 quando Íris também era favorito e, no decorrer da campanha, perdeu as duas eleições. Pois é, mas em 2004 o dinossauro Íris voltou e venceu as eleições para a Prefeitura de Goiânia. Aliás, nestas mesmas eleições, Sandes Júnior nem foi para o segundo turno. Os que lembram da vitória do Tempo Novo sobre o favorito Íris sempre ressaltam que os partidos estavam unidos. Até agora Sandes não conseguiu unir os partidos do Tempo Novo. Basta ver as matérias dos jornais daqui de Goiânia que mostram a ausência das lideranças aliadas na convenção do PP que confirmou o nome de Sandes Junior para a disputa pela Prefeitura de Goiânia.
PT com Íris
Íris Rezende é candidato à reeleição. Terá como vice o petista Paulo Garcia. O apoio do PT ajuda e muito a candidatura peemedebista. E o PT apóia Íris porque não é bobo. Sabe que o prefeito vai sair da prefeitura em 2010 para se candidatar ao governo do Estado. Sabe que a partir de 2010 assumirá a Prefeitura de Goiânia outra vez podendo até pensar nas próximas eleições municiais de 2012. Em 2004, o PT bateu muito na tecla que Íris, caso fosse eleito prefeito, deixaria o Paço Municipal em 2006 para se candidatar ao Palácio das Esmeraldas. Agora, com o apoio do PT, o PMDB pode planejar as eleições estaduais de 2010 tendo o nome de Íris Rezende livre de qualquer pressão sobre a sua possível saída. Aliás, Paulo Garcia mesmo disse na convenção do PMDB ontem que a aliança com Íris é de médio e longo prazo. Ou seja, o PT assumir a prefeitura em 2010 e tentar a reeleição em 2012.
E como bater Iris?
Vai ser difícil bater em Íris Rezende nas eleições deste ano. Este blogueiro não morre de amores, mas tem que admitir que vai ser difícil bater no velhinho. Ele não fez somente asfalto. Tem os parques, as praças. Até na cultura Íris fez alguma coisa. Os intelekituwaiwais ficaram até surpresos. Mas tem a questão do transporte coletivo. Em 2004, Íris disse que, nos seis primeiros meses de sua gestão, resolveria os problemas do transporte coletivo. Ele não cumpriu sua promessa. Pode-se até dizer que a prefeitura comprou 300, 400 ou 500 novos ônibus (novos?), mas isso não resolve o problema. Tem também a questão do trânsito que, a cada dia que passa, só piora. Vamos ver como é que os candidatos vão se comportar. Vamos ver se Sandes Junior vai bater firme contra Íris, se vai reverter um pouco a diferença. E vamos ver se Íris Rezende outra vez favorito vai colocar em prática o discurso “Sandálias da Humildade” amplamente divulgado na convenção de ontem.

Nenhum comentário: