terça-feira, 27 de janeiro de 2009

"E os erros do meu português ruim"

Nunca escondi de ninguém meus erros de português aqui no blog. Quando vejo eu corrijo. Aí um petralha que sempre aparece por aqui me manda o seguinte comentário:

“vetar convite”? nunca vi essa expressão ! vá aprender português sua anta !

Vejam que ele sim sabe muito de português. Reparem que ele começa suas frases com letras minúsculas. Ele sempre escreve assim. Noventa e nove por cento do que ele me escreve eu jogo no lixo. Mas, tem comentários que precisam ser mostrados e respondidos.

Ele fala para eu aprender português e começa frases com letras minúsculas. Eu não tenho medo de assumir meus erros de português aqui, mas sempre começo minhas frases com letras maiúsculas. Vai ver ele nunca viu uma frase com letra maiúscula.

Eu tenho um livro que eu usei no Ensino Médio há nove anos atrás. Chama-se Gramática da Língua Portuguesa de Pasquale Cipro Neto e Ulisses Infante (Editora Scipione, 584 páginas). O meu livro é a terceira impressão da primeira edição. Feita a apresentação, vamos à segunda frase que o petralhinha me mandou:

vá aprender português sua anta!

Com certeza, na sua cabecinha de vento, o “sua anta” se refere a este blogueiro. Está errada a frase. Se o petralhinha quisesse me chamar de anta neste seu comentário ridículo deveria dizer: “Vá aprender português, sua anta!”. A frase dele deveria começar com letra maiúscula. O outro erro nesta frase é que faltou uma vírgula antes do “sua anta”. Ora, se ele está se referindo a este que vos escreve como “sua anta” deveria usar o VOCATIVO. O livro do Pasquale e do Ulisses explica o vocativo na página 401: é justamente o nome do termo sintático que serve para nomear um interlocutor a que se dirige a palavra. Bem, se ele se dirige a este blogueiro como “sua anta” deveria colocar uma vírgula antes. Não colocou e ainda tem a audácia de me manda aprender português. Pelo visto, ele sim sabe de tudo sobre português.

Não me lembro o dia, mas o petralha me mandou parar de ler livros e conhecer a realidade como ela é. Bem, se conhecer esta tal “realidade” fizer o observador escrever suas frases começando com letras minúsculas prefiro ficar aqui mesmo, lendo meus livros e os consultando sempre que preciso.

Ah, ele me escreveu também que lê Valor Econômico e O Globo. Infelizmente não sou assinante destes dois jornais e é muito raro encontrá-los nas bancas perto daqui de casa. Isso não me faz acreditar que, por não vender os dois jornais acima citados perto de casa, não existam aqui em Goiânia.

Parafraseando Roberto e Erasmo Carlos: Duvido que o Valor e O Globo tenham os erros do meu português ruim. Se ele lê estes jornais e começa frases com letras minúsculas não é por culpa do jornal e sim por ele ser uma anta. PARA DE LER ESTE BLOG E VÁ ESTUDAR, SUA ANTA!

Nenhum comentário: