domingo, 4 de janeiro de 2009

Chamem o bispo e a atriz

Trecho da reportagem da Folha de São Paulo de hoje sobre a paralisação das obras da transposição do Rio São Francisco:

Um ano e meio após ser iniciada, a obra da transposição do rio São Francisco, em trechos ao longo de sua rota, ainda se resume a estacas de madeira que, fincadas em meio à caatinga, marcam onde passarão os canais levando água a regiões secas. Por enquanto, carroças puxadas por jegues levam tambores com água barrenta a moradores dessa parte da obra.
Eles têm antenas parabólicas e podem chamar a carroça por celular, no serviço "disque-jegue", mas enfrentam racionamento de água para beber.
Nos dois trechos onde haverá captação da água no rio, em Cabrobó e Floresta, no sertão pernambucano, desde junho de 2007 o Exército abre canais e constrói reservatórios. É a parte mais adiantada do projeto.
Responsável pela transposição, uma das principais vitrines do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Ministério da Integração Nacional corre para substituir estacas por obras e entregar a maior parte do projeto em outubro de 2010, como previsto. O governo admite atrasos, mas diz que a construção será acelerada.
As obras têm dois eixos: o norte, que parte de Cabrobó, com 426 km de extensão, e o leste, de Floresta, com 287 km.
Ao longo desses dois ramais, 1.998 áreas serão desapropriadas, mas as indenizações de 1.509 ainda não foram pagas -628 proprietários não têm sequer títulos de posse.
Antes de pagar indenizações e avançar com a obra, é preciso regularizar as terras. Nesse processo, o governo já pagou R$ 30 milhões e deve desembolsar mais R$ 24,1 milhões.

Cadê o bispo Luiz Cappio e a atriz global Letícia Sabatella? Os dois foram as duas principais figuras que protestaram contra a transposição do Rio São Francisco. O bispo fez greve de fome e a atriz discutiu com Ciro Gomes. Tudo contra a obra. Agora que é mostrada a paralisação das obras será que o bispo vai fazer outra greve de fome e a atriz discutir com Ciro Gomes? Era tudo encenação. Tudo fogo de palha. Na hora que deveriam dizer alguma coisa eles não dizem. Na hora que o dinheiro público vai sendo jogado fora eles não dizem nada. É muito fácil (e até bonitinho) criticar a transposição do Rio São Francisco. Por que não protestam quando o desgoverno Lula atrasa nas obras e as estacas que sinalizariam alguma construção apodrecem no sertão nordestino?

Nenhum comentário: