terça-feira, 23 de setembro de 2008

Um goiano em terras cariocas

Olha eu aqui. Estou no Rio de Janeiro. Escrevi um texto ontem a noite para postar aqui, mas acabei esquecendo de trazer. Estou numa lanhouse. O hotel que estou hospedado fica quase em frente à Praça Tiradentes. Sabe o que aconteceu nesta praça? Simplesmente foi o local onde o mais fomoso dos inconfidentes foi morto. Caminhando um pouco pela Avenida Visconde de Rio Branco chega-se ao Campo de Santana ou Praça da República. Foi ali que Deodoro da Fonseca decretou o fim do Império e o Brasil assistia bestializado a instauração da República. Mais a frente, já na Avenida Presidente Vargas, tem a Central do Brasil. Não me lembrei do filme homônimo, mas sim do local onde João Goulart fez o tradicional "Discurso da Central do Brasil" no dia 13 de março de 1964. Discurso este que prometia as reformas de base. Jango discursava bem ao lado do Comando Militar do Leste, hoje Palácio Deodoro da Fonseca. Fotografei tudo. Quando chegar em Goiânia coloco aqui.
Estou sozinho nesta viagem. Estou achando muito bom. O curso de História Antiga é enfadonho, mas o mais importante é que estou aqui no Rio de Janeiro. Ainda não fui á praia. É que só hoje fez Sol. Eu ainda vou lá, afinal, quem vai ao Rio e não entra no mar é a mesma coisa de ir a Roma e não ver o Papa.
Encontrei vários sebos. Comprei alguns livros. Me disseram que as coisas aqui eram caras, mas vejo que não é bem assim. Muito livro bom e barato. Ah, por falar em coisas que disseram sobre o Rio de Janeiro gostaria de tranquilizar meus cinco leitores. Não escrevi ontem por falta de tempo. Não achei (e nem quero achar) nenhuma bala perdida e que nenhuma pessoa de má índole cruze o meu caminho.
O sotaque carioca ainda me é estranho. Estou acostumado a puxar o erre e dizer "trem", "bão", "sô" e outras goianidades. Que meus cinco leitores fiquem tranquilos: não voltarei falando o carioquês.
Ah, ontem eu vi a propaganda eleitoral daqui. Mas isso só conto no próximo post.

Nenhum comentário: