sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Um goiano em terras cariocas - 3

Como eu imaginava o blog não teve post ontem. Quando eu o criei em outubro do ano passado (nossa, está perto de fazer um ano) eu queria postar todo dia. Mas, estou no Rio de Janeiro e a cidade me oferece tanta coisa que nem tem jeito de colocar tudo aqui. Não ganho nada com o blog (e não me vanglorio por isso), ou melhor, gasto com ele. Estou numa lanhouse em frente a Praça Tiradentes. Já, já eu dou uma olhada no Diário da Manhã para ver como anda a campanha aí. Aqui só se fala do debate entre os candidatos realizado pelo Jornal do Brasil. O debate foi transmitido ao vivo via internet (debate assim não é só uma exclusividade do portal do Batista Custódio).
Ontem caminhei por Copacabana. Sim, eu vi a lendária e tão destruída estátua de Carlos Drummond de Andrade. Não, não fiz como os outros turistas tentando dialogar com ele. Simplesmente tirei uma foto. Queria ver o nosso poeta ali, de pernas cruzadas, pensando no próximo poema ou na crônica que teria que entregar no outro dia.
Fui até Ipanema. Como não? Caminhei por lá também. Vi a Rua Vinícius de Moraes, o bar onde Vinícius e Tom Jobim viram uma menina cheia de graça passando a caminho do mar. Fui também às ruas Barão da Torre e Nascimento Silva no número 107. São as ruas onde Tom Jobim morou. Para a minha tristeza, a casa da rua Barão da Torre virou uma escola, mas, para a minha alegria, a casa da rua Nascimento Silva tem uma placa lembrando que ali morou o nosso maestro maior.
O Rio de Janeiro continua lindo. E o curso enfadonho. Meu Deus, História Antiga não é a minha praia mesmo. Minha praia é Ipanema. Mas, este goiano do pé rachado terá que voltar no Domingo. Estou feliz aqui, tranquilo, em paz. Só falta o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Casa Rui Barbosa e a Academia Brasileira de Letras para completar minha passagem por aqui. Tudo sem esquecer do certificado do curso. Apesar de enfadonho, tenho que agradecer que foi realizado aqui.

Nenhum comentário: