quinta-feira, 14 de agosto de 2008

TSE autoriza envio das Forças Armadas para o Rio, se governador pedir

Por Diego Abreu
no G1

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou nesta quinta-feira (14) o envio das Forças Armadas para reforçarem a segurança na campanha eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, mas com a condição de que o governador Sérgio Cabral faça um pedido oficial.

O anúncio foi feito pelo presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, durante sessão ordinária do tribunal, em Brasília.

Pelo entendimento do TSE, Britto poderá determinar o deslocamento das tropas, em caso de um pedido de Cabral, sem ter de submeter o tema ao plenário do tribunal.

Segundo o presidente do TSE, ele já conversou três vezes por telefone com o governador Sérgio Cabral, que teria reiterado o desejo do estado em contar com o reforço de homens das Forças Armadas para garantir a segurança nas eleições.

Situação real

Logo no começo da sessão desta noite do TSE, Ayres Britto, que visitou o Rio na última segunda (11), apresentou aos colegas ministros a real situação do estado.

Segundo ele, dois movimentos fora da lei atuam no estado: grupos de traficantes de entorpecentes e forças milicianas. “Ambos estão a patrocinar candidaturas próprias e nessa medida têm dificultado a candidatura de quem não recebe esse apoio, de quem atua independentemente desses dois segmentos”, destacou Britto. O presidente do TSE afirmou também que a situação compõe um quadro extremamente preocupante. Segundo ele, a violência no Rio abate três direitos legítimos: ao voto livre por parte dos cidadãos; aos candidatos de fazerem suas campanhas livremente; e a imprensa de realizar a cobertura da campanha eleitoral.

Na segunda, durante reunião no Rio de Janeiro, representantes dos governos federal, estadual e da Justiça Eleitoral decidiram que não seriam convocadas "neste momento" forças federais de segurança para atuar durante a campanha eleitoral no Rio.

Nenhum comentário: