quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A tragédia anunciada

Todo começo de ano é assim. Depois que passam os festejos da virada do ano vemos os estragos que as enchentes provocam nas cidades. Aqui em Goiânia está chovendo demais. Muitas ruas esburacadas, trânsito piorando. Lá em São Paulo e no Rio de Janeiro vidas se perdem, casas soterradas. Se a gente comparar as notícias de hoje com as do mesmo período do ano passado veremos que são praticamente as mesmas.

E sempre que catástrofes acontecem lá vem os políticos prometendo mudanças. Vão tirar famílias das áreas de risco, vão proteger os morros e encostas, não vão dar tregua à especulação imobiliária e por aí vai. Promessas feitas em janeiro de 2010 se repetem em janeiro de 2011. Quando a água abaixa as promessas vão embora e, no próximo janeiro, a tragédia volta com força. Até quando? 

É lamentável os estragos causados pelas chuvas. Mais lamentável ainda é que nada melhora, que continuam construindo nas encostas dos morros, jogam lixo onde não se deveria jogar e o poder público não faz o que deveria ser feito para evitar os estragos das chuvas no período de seca. Até quando janeiro será o mês do caos provocado pelas chuvas?

Nenhum comentário: