quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Será que vai passar?

Acabo de ler na Folha online que a tragédia no Rio de Janeiro é considerada o maior desastre natural envolvendo chuvas no Brasil. Até agora já foram totalizados 474 mortos.

Ano passado houve muita comoção pelos deslizamentos de terra ocorridos em Angra dos Reis e Niterói. Várias pessoas perderam suas vidas naquelas tragédias. Agora temos outra tragédia no Rio de Janeiro. De novo as autoridades fazem promessas e dizem que vão liberar verbas para reconstruir o que foi destruído pela enxurrada. Será que estas promessas vão se cumprir? Será que o dinheiro liberado vai para o seu destino? Até agora não vi nenhuma reportagem mostrando como está Angra dos Reis e Niterói depois dos deslizamentos do ano passado. Não sei se o governo do Rio de Janeiro fez alguma melhoria nestas duas cidades que poderiam servir de exemplo para Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. 

O que eu temo é que, quando o sol aparecer com toda força e a lama secar os moradores destas três cidades vão ser abandonadas pelo poder público. Será que depois de tantos transtornos as autoridades não vão fazer nada, não vão aprender nada, não vão tentar evitar que outra tragédia semelhante se repita? Quando o sol raiar com toda força em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo não nos façam esquecer o que aconteceu nos primeiros dias de janeiro de 2011. E nem nos esqueçamos daqueles que sofreram em Angra dos Reis e Niterói.

Nenhum comentário: