terça-feira, 14 de julho de 2009

JORNAL DO BRASIL

Sucessão de escândalos ressuscita Conselho de Ética
Às vésperas do recesso parlamentar, o Senado deve instalar hoje o Conselho de Ética, desativado desde março por falta de indicações dos integrantes. O comando do colegiado precisa ser votado pelo plenário da Casa. O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) é o mais cotado para presidir os trabalhos.
A primeira missão será analisar a representação do PSOL e denúncias do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Mesmo com a instalação, o conselho só deve funcionar em agosto, quando os parlamentares retornarem das férias.
Leia mais aqui.
Múcio: Lula não pediu apoio adicional a Sarney
O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse ontem, durante intervalo de reunião ministerial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o governo lamenta a crise no Senado, mas entende que ela já está em fase de superação. Segundo o ministro, o assunto foi tratado de maneira rápida no início do encontro.
Lula, de acordo com Múcio, não fez nenhum pedido adicional aos ministros de apoio ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ou de envolvimento na CPI da Petrobras. Segundo o ministro, o governo respeitará a vontade do Senado de instalar a comissão parlamentar e não pretende atrapalhar seu funcionamento. Múcio disse ainda que a anulação dos atos secretos por Sarney foi bem recebida pelo Planalto.
Leia mais aqui.
Currículo polêmico será mantido
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, afirmou que o governo não pretende estabelecer "censura" à base de currículos da Plataforma Lattes, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A legitimidade do sistema é contestada desde a divulgação de que o currículo da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, incluía títulos de mestrado e doutorado que ela não tinha.
– A responsabilidade sobre as informações é das pessoas que as colocam lá – afirmou Rezende, que participa da 61ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Leia mais aqui.

Nenhum comentário: