segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A ditadura do Bufão

O Bufão de Caracas venceu o referendo na Venezuela. Sua reeleição é ilimitada. Chávez usou a máquina pública na campanha. Há muito tempo o Bufão de Caracas vem perseguindo a oposição. Falar mal de Hugo Chávez, o Fidelzinho do século XXI? Ai de ti! Ai de ti, Venezuela!

E o Bufão declarou que não é muito chegado nesse negócio de alternância de poder:

À Venezuela e aos povos da América Latina foi imposto um sistema de rotação de governos tão acelerada que era impossível surgir um projeto nacional de longo prazo. Agora, na Venezuela, derrubamos essas limitações. Aqui construiremos a Venezuela potência, em longo prazo.

Querem ver que o petralhismo vai querer reascender o debate sobre o terceiro mandato para Lula? Se Chávez pode, por que Lula não pode? Lula pode argumentar que o “sistema de rotação de governos tão acelerada” não possibilita a construção de um “projeto nacional de longo prazo”. Projeto lulista a longo prazo... Hummm... Os olhos do Mangabeira Unger vão brilhar.

A oposição venezuelana reconheceu a derrota. Só espero que, igual a oposição brasileira, não desistam de lutar contra a ditadura do Foro de São Paulo. Aliás, se um dos membros do foro pode ser reeleger ilimitadamente por que o próprio fundador do Foro de São Paulo não pode?

Nenhum comentário: