terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Igual 2003

Vendo as reportagens relativas à posse de Barack Obama, eu lembrei da expectativa gerada pela posse de Lula em 2003. Lembraram a origem difícil do metalúrgico que, finalmente, depois de três tentativas, chegava à presidência do seu país. Mostravam Brasília repleta de bandeiras vermelhas. Os petistas felizes da vida porque, finalmente, mamariam nas tetas do Estado.

Vejam o que fazem com Obama. Tratam-no como trataram Lula em 2003, como se fosse o messias, como se tal momento fosse o esperado por todos para que todos os problemas acabassem (que me desculpe as Organizações Tabajara). Desde as prévias presidenciais há um ano atrás que eu venho escrevendo aqui minha descrença em Obama. Mas, os americanos quiseram algo novo, não é mesmo? E o mundo apoiou a decisão dos americanos.

Não me iludo com as promessas fáceis de Obama. Não acredito que, a partir de hoje, tudo vai ser diferente. Quero ver se Obama vai dar conta do recado. É preciso desafiá-lo e não adulá-lo. Será que ele vai dar conta? Assim como Lula não deu conta de mudar estêpaiz, Obama também não satisfará a ânsia daqueles que querem mudança.

Nenhum comentário: